Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFCH
Ciências Sociais
As ciências sociais estudam a vida em sociedade. Isso inclui sociologia, antropologia, ciências políticas, economia, geografia humana, psicologia, comunicação e história linguística. O objetivo do curso de Ciências Sociais (bacharelado) é formar pesquisadores para o desenvolvimento do conhecimento crítico sobre a realidade social, cultural, política e histórica. Os profissionais formados são bacharéis em sociologia, antropologia e política.
A história das ciências sociais começa na Europa do século 19. Mas foi no século 20, em decorrência das obras de Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber, que esse ramo do conhecimento se desenvolveu. Seu elemento-chave foi a sociologia, neologismo cunhado por Auguste Comte, seu primeiro professor.
Campo de atuação
O cientista social é um profissional cujos conhecimentos o habilitam a trabalhar em pesquisa e análise de questões relativas a gênero, raça e identidade, entre outras. Pode atuar em áreas como religião, campesinato, saúde, trabalho e cultura. Também está inserido em contextos associados a sindicalismo, movimentos sociais, povos tradicionais etc.
Vagas anuais: 50
Duração: 3 anos
Horário: noturno
Comunicação Social/Jornalismo
O curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (bacharelado) forma profissionais e pesquisadores para atuação crítica sobre fatos e processos socioeconômicos e culturais. Visa estimular o levantamento de dados, a produção de informação e a análise de problemas da realidade social. Desse modo, contribui com a qualidade de execução de políticas públicas e a divulgação de manifestações da sociedade e de atos do poder público.
A formação de profissionais capazes de atuar no mercado de trabalho de modo criativo, competente e crítico é uma das preocupações do curso. Para isso, oferece uma visão abrangente sobre questões culturais e socioeconômicas da região amazônica e do Brasil, além de proporcionar capacitação técnica específica.
Conforme a legislação vigente, que institui as diretrizes curriculares nacionais, o concludente do curso deve estar apto para o desempenho profissional de jornalista, com formação acadêmica generalista, humanista, crítica, ética e reflexiva. Agente da sociedade e da cultura contemporâneas, o jornalista possui fundamentos teóricos e práticos com os quais pode exercer sua profissão com clareza e segurança, consciente de sua identidade profissional singular em relação ao campo maior da comunicação social.
Campo de atuação
O profissional formado em Comunicação Social/Jornalismo pode trabalhar em empresas jornalísticas de pequeno, médio e grande porte; meios de comunicação tais como jornal, rádio, revista, TV, mídia digital, site de notícias, entre os veículos tradicionais e alternativos de associações públicas e privadas.
Pode, ainda, prestar assessoria de comunicação em órgãos públicos e empresas particulares: instituições de ensino, clubes sociais e recreativos, sindicatos. Pode trabalhar em editoras ou produtoras de material audiovisual e prestar consultoria. Ou seja, em quaisquer organizações que tenham como meta comunicar, informar e educar o cidadão em temas sociais, econômicos, políticos e culturais.
Vagas anuais: 50
Duração: 4 anos
Horário: noturno
Filosofia
Entre as habilidades desejadas para o graduado em Filosofia (licenciatura), estão uma sólida formação em história da filosofia, através dos principais temas, problemas e sistemas filosóficos; a capacidade para trabalhar a história da filosofia com estudantes do ensino fundamental e médio; o exercício da prática pedagógica e dos métodos de ensino; a análise, de forma crítica e segura, sobre os aspectos vinculados à razão, ao conhecimento e à realidade, observando-se suas características sociais, históricas e políticas.
O egresso de Filosofia deve, ainda, ter habilidades para leitura, escrita, compreensão e análise de textos filosóficos; conhecer técnicas de elaboração de projetos de pesquisa, promovendo o debate interdisciplinar com outras áreas do saber; ter domínio e segurança no uso de novas tecnologias em sala de aula; dominar, com desenvoltura, os temas abordados em sala de aula, primando pela formação de uma consciência crítica criteriosa sobre os eventos em estudo.
Também integra o seu perfil a habilidade para despertar, nos mais jovens, o interesse pela reflexão filosófica e pelo pensamento questionador e a crítica da sociedade na qual estão inseridos; o conhecimento das técnicas de planejamento da prática pedagógica; a constante atualização acerca dos temas trabalhados em sala de aula, bem como acerca dos meios sobre como trabalhá-los.
Campo de atuação
O licenciado em Filosofia pode se dedicar ao magistério do ensino básico (fundamental e médio), com toda a formação pedagógica oferecida pelo curso. Também lhe é facultada a atuação profissional no magistério superior em universidades públicas e particulares, como professor e pesquisador, funções que podem ser ampliadas com a obtenção dos títulos acadêmicos de especialista, mestre e doutor em Filosofia.
Vagas anuais: 50
Duração: 4 anos
Horário: Noturno
Geografia (bacharelado)
O profissional formado pelo curso de Geografia (bacharelado) compreende processos referentes ao meio natural e ao construído, baseado em princípios filosóficos, teóricos e metodológicos da geografia. Seu perfil integra o domínio e o aprimoramento de abordagens científicas referentes ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico.
O bacharel em Geografia deve desenvolver competências e habilidades gerais que lhe permitam identificar e explicar a dimensão geográfica presente nas diversas manifestações do conhecimento; articular elementos empíricos e conceituais, concernentes ao conhecimento científico dos processos espaciais; reconhecer diferentes escalas de ocorrência e manifestação de fatos, fenômenos e eventos geográficos; planejar e realizar atividades de campo referentes à investigação geográfica.
Além disso, ele deve, entre outras coisas, dominar técnicas laboratoriais concernentes a produção e aplicação do conhecimento geográfico; propor e elaborar projetos de pesquisa e executivos no âmbito de área de atuação da geografia; saber utilizar recursos da informática; dominar a língua portuguesa e um idioma estrangeiro no qual seja significativa a produção e a difusão do conhecimento geográfico; trabalhar de maneira integrada e contributiva em equipes multidisciplinares.
Campo de atuação
O geógrafo é o técnico responsável pela resolução de problemas do espaço geográfico, como aponta a legislação que regulamenta a profissão. Essa responsabilidade é decorrência de sua formação e capacitação técnica, da capacidade de interpretar a interface sociedade-natureza. A sua grande área de atuação diz respeito ao planejamento urbano, rural e regional e a consultoria, controle e perícia ambiental.
Ele pode trabalhar no setor público ou privado. No setor público, atua em secretarias de Meio Ambiente, de Planejamento, de Obras Públicas e de Agricultura, e em órgãos como Funai, Incra, Ibama e IBGE. Também são empregados em empresas ligadas à preservação ou de recuperação de áreas degradadas; em institutos de desenvolvimento urbano e regional e em institutos florestais.
No setor privado, o geógrafo tem assento em empresas de planejamento rural, de assessoria e consultoria ambiental, de serviços topográficos e de turismo. Ele pode trabalhar em diversas ONGs, ambientais ou ligadas a movimentos sociais.
O bacharel em Geografia também pode atuar na área de educação, como professor do ensino superior, em universidades públicas ou de iniciativa privada.
A profissão de geógrafo é registrada e fiscalizada pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea), que faz o registro e fiscaliza o exercício da profissão.
Vagas anuais: 40
Duração: 4 anos
Horário: vespertino
Geografia (licenciatura)
O curso de Geografia (licenciatura) objetiva formar profissionais capazes de representar e interpretar a realidade de forma crítica e com competência científica para organizar, produzir e transmitir conhecimento.
O licenciado em Geografia, na docência, deve contribuir para a formação de indivíduos críticos, que compreendam questões produtoras das dinâmicas territoriais locais. Seu perfil é dinâmico, reflexivo e competente no domínio do conhecimento geográfico e no compromisso com a sociedade. Como professor, deve ser um pensador do ensino que interaja no exercício docente. A realidade vivida dentro e fora da sala de aula é como seu ambiente de trabalho, mas também de reflexão de sua prática e de produção de saberes.
A graduação em Geografia possibilita ao futuro professor, além do domínio de saberes específicos de sua área e áreas afins (com uma visão ampla e fundamentada da ciência geográfica e do trabalho docente), a chance de orientar suas escolhas e decisões profissionais pela ética, pela diversidade cultural e pela superação de preconceitos. Desse modo, ele tem a oportunidade de relacionar criticamente o campo teórico-metodológico da geografia com o fazer e pensar pedagógico, em análise permanente de sua atuação profissional e das práticas escolares.
Campo de atuação
O campo de atuação profissional do licenciado em Geografia abrange órgãos públicos ou privados, instituições de pesquisa e ensino. Ele pode atuar como professor de Geografia do ensino fundamental, médio e superior, com campo de ação que envolve, além da regência de classe, atividades como elaboração de projetos de ensino, preparação, acompanhamento e avaliação de atividades extraclasse, entre outras. Pode, ainda, assumir função de diretor e coordenador de estabelecimentos de ensino públicos ou privados.
Vagas anuais: 50
Duração: 4 anos
Horário: matutino*
História (bacharelado)
Ao discente do curso de História (bacharelado) proporciona-se uma sólida formação humanística, que o torne capaz de estabelecer uma relação dialógica entre a história e as demais ciências humanas e sociais, numa perspectiva inter, trans e multidisciplinar, balizada por uma consciência ética e ecológica das realidades regionais e brasileira.
Ele deve possuir conhecimentos sobre a evolução teórica e metodológica da história enquanto campo específico do conhecimento humano e, sobretudo, estar atualizado quanto ao debate das novas tendências da historiografia contemporânea.
Por outro lado, deve, ainda, ter capacidade de estabelecer relações entre o regional, o nacional e o internacional, de modo a superar uma visão fragmentada do real histórico. É necessário possuir juízo crítico de sua área de conhecimento e atuação, sabendo utilizar os métodos de história para análise dos processos históricos regional, brasileiro e mundial, atuando, dessa forma, como agente formador de opinião e de transformação social.
Também deve ter capacidade de intervir política e socialmente no meio social no qual está inserido, tendo como horizonte a inclusão de grupos sociais marginalizados e a ética da responsabilidade social.
Enfim, o bacharel em História deve estar apto para carreira acadêmica nas universidades ou instituições de pesquisa e, dessa forma, realizar pesquisa histórica em entidades públicas e privadas, interpretar dados oferecidos pelas mais diferentes fontes, para definir e distinguir o fato histórico do simples fato no contexto de um processo que ultrapassa a simples compilação de datas e nomes.
Deve ser capaz, ainda, de fazer estudos críticos das informações obtidas, redigir memórias cronológicas sobre os mais diferentes aspectos da atividade humana e prestar assessorias a entidades públicas e privadas nos setores culturais, artísticos e turísticos, entre outros.
Campo de atuação
O egresso do curso de bacharelado em História deve estar apto para realizar estudos, debates e pesquisas acerca das realidades regional e brasileira, em diferentes temporalidades e estabelecendo conexões entre presente e passado, bem como entre o regional, o nacional e o internacional. Pode, ainda, atuar em diversas áreas, a saber: magistério superior em universidades públicas e privadas; assessoria a entidades públicas e privadas ligadas aos setores culturais, políticos, artísticos, turísticos, de patrimônio e meios de comunicação de massa, entre outros; associações comunitárias e sindicatos, no que se refere à preservação de suas memórias e produção de bancos de dados; assessoria a pessoa física e jurídica.
Vagas anuais: 50
Duração: 4 anos
Horário: vespertino
História (licenciatura)
O curso de História (licenciatura) objetiva, em geral, propiciar ao discente uma sólida formação humanística, capaz de estabelecer uma relação dialógica entre a história e as demais ciências humanas e sociais, numa perspectiva interdisciplinar, balizada pela consciência ética sobre as realidades regionais do Brasil.
Também oportuniza o contato com a evolução teórica e metodológica da história enquanto campo específico do conhecimento humano, bem como a atualização do debate referente às novas tendências da historiografia contemporânea. Espera-se que o egresso do curso possua qualificação que lhe possibilite realizar estudos, discussão e pesquisas sobre as realidades regionais brasileiras, em diferentes temporalidades e estabelecendo conexões entre presente e passado, entre regional, nacional e internacional.
Por meio de juízo crítico, o historiador deve ser capaz de atuar como agente formador de opinião e de transformação da sociedade, tendo como horizonte a inclusão de grupos sociais marginalizados e a ética da responsabilidade social. Ele deve, ainda, ser capaz de fazer estudos críticos de informações obtidas, redigir memórias cronológicas sobre os mais diferentes aspectos da atividade humana e prestar assessoria a entidades públicas e privadas nos setores culturais, artísticos e turísticos.
Campo de atuação
O egresso do curso de licenciatura em História deve estar apto para o exercício do magistério nos ensinos fundamental, médio e superior. Deve possuir qualificação que lhe possibilite realizar estudos, debates e pesquisas acerca das realidades regionais e brasileiras, em diferentes temporalidades, estabelecendo conexões entre presente e passado, entre o regional, o nacional e o internacional.
Ele pode, ainda, assessorar projetos pedagógicos na área de história; atuar no magistério superior em universidades públicas e privadas; prestar assessoria a entidades públicas e privadas, ligadas aos setores culturais, políticos, artísticos, turísticos, de patrimônio e meios de comunicação, entre outros; trabalhar junto à comunidade, em associações comunitárias e sindicatos, no que se refere à preservação de suas memórias e produção de bancos de dados; além de ter iniciativa própria, prestando assessoria a pessoa física e jurídica.
Vagas anuais: 100 (50 por turno)
Duração: 4 anos
Horário: matutino, noturno
Psicologia
O curso de Psicologia (bacharelado) qualifica profissionais voltados para a prática psicológica e para a pesquisa, com compreensão diversificada dos fenômenos psicológicos e do ser humano, mediante sua complexidade e multideterminação. O psicólogo deve ter uma postura crítica sobre os aspectos sociais, econômicos, culturais e políticos, em âmbitos local, regional e/ou nacional.
Estima-se que o egresso do curso seja capaz de articular saberes específicos da área para o exercício profissional, com competências e habilidades para atuar em diferentes ramos da psicologia. A prestação de serviços psicológicos é articulada com os conhecimentos das ciências humanas, sociais e da saúde, considerando o princípio da transdisciplinaridade preconizado pela Ufac.
Esse profissional deve levar em consideração questões concernentes à psicologia enquanto ciência e profissão, tais como: a constituição diversa e complexa do saber psicológico; a interface da psicologia com outras ciências; o respeito pela ética e pelos valores culturais do povo acreano, destacando uma atuação contextualizada com as necessidades da região amazônica, uma vez que esta tem suas peculiaridades; e, por fim, a constituição dialética e plural do homem, relacionando suas dimensões biológica, social e histórico-cultural.
Campo de atuação
O psicólogo trabalha nas áreas de saúde, educação, assistência social, Justiça e segurança pública.
Na saúde, atua na rede de serviços do Hospital das Clínicas (internação, campos especializados, recursos humanos); Hospital Psiquiátrico (Hosmac); Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb); Hospital da Criança; Maternidade Bárbara Heliodora; secretarias de Saúde estadual e municipal (unidades básicas de saúde, centros de atendimento psicossocial, unidades de referência em atenção primária).
Na educação, atua nas secretarias de Educação estadual e municipais, no Colégio de Aplicação da Ufac e no atendimento psicológico da Ufac. Na assistência social, atua em secretarias de Assistência Social estadual e municipais. Na Justiça e segurança pública, atua no Tribunal de Justiça do Estado do Acre (varas da Família, da Infância e da Juventude); no Ministério Público do Estado do Acre (promotorias); na Secretaria Estadual de Segurança Pública (Delegacia de Atendimento à Mulher, Centro Integrado de Apoio Biopsicossocial).
Além disso, pode atuar no setor privado, em hospitais, clínicas de serviço psicológico, consultórios particulares, grupos empresariais e industriais.
Vagas anuais: 50
Duração: 5 anos
Horário: integral