Psicologia

por Ufac última modificação 08/03/2017 15h00

O curso de Psicologia (bacharelado) qualifica profissionais voltados para a prática psicológica e para a pesquisa, com compreensão diversificada dos fenômenos psicológicos e do ser humano, mediante sua complexidade e multideterminação. O psicólogo deve ter uma postura crítica sobre os aspectos sociais, econômicos, culturais e políticos, em âmbitos local, regional e/ou nacional.

Estima-se que o egresso do curso seja capaz de articular saberes específicos da área para o exercício profissional, com competências e habilidades para atuar em diferentes ramos da psicologia. A prestação de serviços psicológicos é articulada com os conhecimentos das ciências humanas, sociais e da saúde, considerando o princípio da transdisciplinaridade preconizado pela Ufac.

Esse profissional deve levar em consideração questões concernentes à psicologia enquanto ciência e profissão, tais como: a constituição diversa e complexa do saber psicológico; a interface da psicologia com outras ciências; o respeito pela ética e pelos valores culturais do povo acreano, destacando uma atuação contextualizada com as necessidades da região amazônica, uma vez que esta tem suas peculiaridades; e, por fim, a constituição dialética e plural do homem, relacionando suas dimensões biológica, social e histórico-cultural.

Campo de atuação

O psicólogo trabalha nas áreas de saúde, educação, assistência social, Justiça e segurança pública.

Na saúde, atua na rede de serviços do Hospital das Clínicas (internação, campos especializados, recursos humanos); Hospital Psiquiátrico (Hosmac); Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb); Hospital da Criança; Maternidade Bárbara Heliodora; secretarias de Saúde estadual e municipal (unidades básicas de saúde, centros de atendimento psicossocial, unidades de referência em atenção primária).

Na educação, atua nas secretarias de Educação estadual e municipais, no Colégio de Aplicação da Ufac e no atendimento psicológico da Ufac. Na assistência social, atua em secretarias de Assistência Social estadual e municipais. Na Justiça e segurança pública, atua no Tribunal de Justiça do Estado do Acre (varas da Família, da Infância e da Juventude); no Ministério Público do Estado do Acre (promotorias); na Secretaria Estadual de Segurança Pública (Delegacia de Atendimento à Mulher, Centro Integrado de Apoio Biopsicossocial).

Além disso, pode atuar no setor privado, em hospitais, clínicas de serviço psicológico, consultórios particulares, grupos empresariais e industriais.

Vagas anuais: 50

Duração: 5 anos

Horário: integral