Você está aqui: Página Inicial > Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFCH > Geografia (bacharelado)

Geografia (bacharelado)

por Ufac última modificação 08/03/2017 14h56

O profissional formado pelo curso de Geografia (bacharelado) compreende processos referentes ao meio natural e ao construído, baseado em princípios filosóficos, teóricos e metodológicos da geografia. Seu perfil integra o domínio e o aprimoramento de abordagens científicas referentes ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico.

O bacharel em Geografia deve desenvolver competências e habilidades gerais que lhe permitam identificar e explicar a dimensão geográfica presente nas diversas manifestações do conhecimento; articular elementos empíricos e conceituais, concernentes ao conhecimento científico dos processos espaciais; reconhecer diferentes escalas de ocorrência e manifestação de fatos, fenômenos e eventos geográficos; planejar e realizar atividades de campo referentes à investigação geográfica.

Além disso, ele deve, entre outras coisas, dominar técnicas laboratoriais concernentes a produção e aplicação do conhecimento geográfico; propor e elaborar projetos de pesquisa e executivos no âmbito de área de atuação da geografia; saber utilizar recursos da informática; dominar a língua portuguesa e um idioma estrangeiro no qual seja significativa a produção e a difusão do conhecimento geográfico; trabalhar de maneira integrada e contributiva em equipes multidisciplinares.

Campo de atuação

O geógrafo é o técnico responsável pela resolução de problemas do espaço geográfico, como aponta a legislação que regulamenta a profissão. Essa responsabilidade é decorrência de sua formação e capacitação técnica, da capacidade de interpretar a interface sociedade-natureza. A sua grande área de atuação diz respeito ao planejamento urbano, rural e regional e a consultoria, controle e perícia ambiental.

Ele pode trabalhar no setor público ou privado. No setor público, atua em secretarias de Meio Ambiente, de Planejamento, de Obras Públicas e de Agricultura, e em órgãos como Funai, Incra, Ibama e IBGE. Também são empregados em empresas ligadas à preservação ou de recuperação de áreas degradadas; em institutos de desenvolvimento urbano e regional e em institutos florestais.

No setor privado, o geógrafo tem assento em empresas de planejamento rural, de assessoria e consultoria ambiental, de serviços topográficos e de turismo. Ele pode trabalhar em diversas ONGs, ambientais ou ligadas a movimentos sociais.

O bacharel em Geografia também pode atuar na área de educação, como professor do ensino superior, em universidades públicas ou de iniciativa privada.

A profissão de geógrafo é registrada e fiscalizada pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea), que faz o registro e fiscaliza o exercício da profissão.

Vagas anuais: 40

Duração: 4 anos

Horário: vespertino