História (bacharelado)
Ao discente do curso de História (bacharelado) proporciona-se uma sólida formação humanística, que o torne capaz de estabelecer uma relação dialógica entre a história e as demais ciências humanas e sociais, numa perspectiva inter, trans e multidisciplinar, balizada por uma consciência ética e ecológica das realidades regionais e brasileira.
Ele deve possuir conhecimentos sobre a evolução teórica e metodológica da história enquanto campo específico do conhecimento humano e, sobretudo, estar atualizado quanto ao debate das novas tendências da historiografia contemporânea.
Por outro lado, deve, ainda, ter capacidade de estabelecer relações entre o regional, o nacional e o internacional, de modo a superar uma visão fragmentada do real histórico. É necessário possuir juízo crítico de sua área de conhecimento e atuação, sabendo utilizar os métodos de história para análise dos processos históricos regional, brasileiro e mundial, atuando, dessa forma, como agente formador de opinião e de transformação social.
Também deve ter capacidade de intervir política e socialmente no meio social no qual está inserido, tendo como horizonte a inclusão de grupos sociais marginalizados e a ética da responsabilidade social.
Enfim, o bacharel em História deve estar apto para carreira acadêmica nas universidades ou instituições de pesquisa e, dessa forma, realizar pesquisa histórica em entidades públicas e privadas, interpretar dados oferecidos pelas mais diferentes fontes, para definir e distinguir o fato histórico do simples fato no contexto de um processo que ultrapassa a simples compilação de datas e nomes.
Deve ser capaz, ainda, de fazer estudos críticos das informações obtidas, redigir memórias cronológicas sobre os mais diferentes aspectos da atividade humana e prestar assessorias a entidades públicas e privadas nos setores culturais, artísticos e turísticos, entre outros.
Campo de atuação
O egresso do curso de bacharelado em História deve estar apto para realizar estudos, debates e pesquisas acerca das realidades regional e brasileira, em diferentes temporalidades e estabelecendo conexões entre presente e passado, bem como entre o regional, o nacional e o internacional. Pode, ainda, atuar em diversas áreas, a saber: magistério superior em universidades públicas e privadas; assessoria a entidades públicas e privadas ligadas aos setores culturais, políticos, artísticos, turísticos, de patrimônio e meios de comunicação de massa, entre outros; associações comunitárias e sindicatos, no que se refere à preservação de suas memórias e produção de bancos de dados; assessoria a pessoa física e jurídica.
Vagas anuais: 50
Duração: 4 anos
Horário: vespertino