Você está aqui: Página Inicial > Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFCH > História (licenciatura)

História (licenciatura)

por Ufac última modificação 08/03/2017 15h00

O curso de História (licenciatura) objetiva, em geral, propiciar ao discente uma sólida formação humanística, capaz de estabelecer uma relação dialógica entre a história e as demais ciências humanas e sociais, numa perspectiva interdisciplinar, balizada pela consciência ética sobre as realidades regionais do Brasil.

Também oportuniza o contato com a evolução teórica e metodológica da história enquanto campo específico do conhecimento humano, bem como a atualização do debate referente às novas tendências da historiografia contemporânea. Espera-se que o egresso do curso possua qualificação que lhe possibilite realizar estudos, discussão e pesquisas sobre as realidades regionais brasileiras, em diferentes temporalidades e estabelecendo conexões entre presente e passado, entre regional, nacional e internacional.

Por meio de juízo crítico, o historiador deve ser capaz de atuar como agente formador de opinião e de transformação da sociedade, tendo como horizonte a inclusão de grupos sociais marginalizados e a ética da responsabilidade social. Ele deve, ainda, ser capaz de fazer estudos críticos de informações obtidas, redigir memórias cronológicas sobre os mais diferentes aspectos da atividade humana e prestar assessoria a entidades públicas e privadas nos setores culturais, artísticos e turísticos.

Campo de atuação

O egresso do curso de licenciatura em História deve estar apto para o exercício do magistério nos ensinos fundamental, médio e superior. Deve possuir qualificação que lhe possibilite realizar estudos, debates e pesquisas acerca das realidades regionais e brasileiras, em diferentes temporalidades, estabelecendo conexões entre presente e passado, entre o regional, o nacional e o internacional.

Ele pode, ainda, assessorar projetos pedagógicos na área de história; atuar no magistério superior em universidades públicas e privadas; prestar assessoria a entidades públicas e privadas, ligadas aos setores culturais, políticos, artísticos, turísticos, de patrimônio e meios de comunicação, entre outros; trabalhar junto à comunidade, em associações comunitárias e sindicatos, no que se refere à preservação de suas memórias  e produção de bancos de dados; além de ter iniciativa própria, prestando assessoria a pessoa física e jurídica. 

Vagas anuais: 100 (50 por turno)

Duração: 4 anos

Horário: matutino, noturno