Você está aqui: Página Inicial > Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFCH > Comunicação Social/Jornalismo

Comunicação Social/Jornalismo

por Ufac última modificação 08/03/2017 14h51

O curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (bacharelado) forma profissionais e pesquisadores para atuação crítica sobre fatos e processos socioeconômicos e culturais. Visa estimular o levantamento de dados, a produção de informação e a análise de problemas da realidade social. Desse modo, contribui com a qualidade de execução de políticas públicas e a divulgação de manifestações da sociedade e de atos do poder público.

A formação de profissionais capazes de atuar no mercado de trabalho de modo criativo, competente e crítico é uma das preocupações do curso. Para isso, oferece uma visão abrangente sobre questões culturais e socioeconômicas da região amazônica e do Brasil, além de proporcionar capacitação técnica específica.

Conforme a legislação vigente, que institui as diretrizes curriculares nacionais, o concludente do curso deve estar apto para o desempenho profissional de jornalista, com formação acadêmica generalista, humanista, crítica, ética e reflexiva. Agente da sociedade e da cultura contemporâneas, o jornalista possui fundamentos teóricos e práticos com os quais pode exercer sua profissão com clareza e segurança, consciente de sua identidade profissional singular em relação ao campo maior da comunicação social.

Campo de atuação

O profissional formado em Comunicação Social/Jornalismo pode trabalhar em empresas jornalísticas de pequeno, médio e grande porte; meios de comunicação tais como jornal, rádio, revista, TV, mídia digital, site de notícias, entre os veículos tradicionais e alternativos de associações públicas e privadas.

Pode, ainda, prestar assessoria de comunicação em órgãos públicos e empresas particulares: instituições de ensino, clubes sociais e recreativos, sindicatos. Pode trabalhar em editoras ou produtoras de material audiovisual e prestar consultoria. Ou seja, em quaisquer organizações que tenham como meta comunicar, informar e educar o cidadão em temas sociais, econômicos, políticos e culturais.

Vagas anuais: 50

Duração: 4 anos

Horário: noturno