Você está aqui: Página Inicial > Centro Multidisciplinar - CMult > Ciências Biológicas (bacharelado)

Ciências Biológicas (bacharelado)

por Ufac última modificação 08/03/2017 15h05

A biologia é a ciência que estuda os seres vivos, a relação entre eles e o meio ambiente, além dos processos e mecanismos que regulam a vida. Portanto, os profissionais formados nesse ramo têm papel preponderante nas questões que envolvem o conhecimento da natureza e a tomada de decisões sobre ela.

Nesse sentido, o curso de Ciências Biológicas (bacharelado) se vale de atividades teóricas e práticas nos eixos de ensino, pesquisa e extensão, contemplando exigências do perfil do biólogo, levando em consideração a identificação de problemas, necessidades atuais e prospectivas da sociedade, assim como da legislação vigente.

O bacharel em Ciências Biológicas deve possuir uma formação básica, ampla e sólida, com adequada fundamentação teórica e prática que inclua o conhecimento profundo da diversidade dos seres vivos, bem como sua organização em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o ambiente em que vivem.

Ele deve se comprometer com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional por critérios humanísticos e de rigor científico, bem como por referenciais éticos e legais. Deve, ainda, ter consciência da realidade em que atua e da necessidade de se tornar agente transformador dessa realidade, na busca da melhoria da qualidade de vida da população, assumindo sua responsabilidade na preservação da biodiversidade como patrimônio da humanidade.

Além disso, deve estar capacitado para tomar atitudes solidárias, cooperativas, coletivas, críticas e criativas; produzir, sistematizar e socializar conhecimentos e tecnologias; envolver-se em questões sociais para a utilização do conhecimento adquirido na solução de problemas, principalmente socioambientais; buscar a formação continuada para constante desenvolvimento e aprimoramento profissional.

Campo de atuação

O campo de atuação do biólogo é bastante diversificado. Ele pode exercer suas atividades em instituições de pesquisa, empresas públicas e privadas; indústrias de biotecnologia nacionais e internacionais; indústrias de alimentos, de fertilizantes, de inseticidas, de laticínios e de produtos farmacêuticos; hospitais, laboratórios clínicos, anatômicos e patológicos; herbários, biotérios, zoológicos e museus; ONGs nacionais e internacionais na área ambiental; instituições públicas e privadas de ensino fundamental, médio e superior.

O mercado de trabalho exige um profissional capaz de: gerenciar e executar tarefas técnicas nas diferentes áreas das ciências biológicas no âmbito de sua formação e competência; atuar em programas de pesquisa científica básica e aplicada nas diferentes áreas das ciências biológicas; atuar nos programas educacionais relacionados às ciências biológicas, nos diferentes níveis de ensino, como agente multiplicador do conhecimento; prestar consultorias e perícias, dar pareceres e fiscalizar o cumprimento das regulamentações das áreas de ciências biológicas, no âmbito de sua formação e competência; formular e elaborar estudo, projeto ou pesquisa científica básica e aplicada, nos vários setores da biologia ou a ela ligados, bem como os que se relacionam a preservação, saneamento e melhoramento do meio ambiente, executando, direta ou indiretamente, atividades resultantes desses trabalhos; orientar, dirigir, assessorar e prestar consultoria a empresas, fundações, sociedades e associações de classe, entidades autárquicas, privadas ou do poder público, no âmbito de sua especialidade. 

Vagas anuais: 50

Duração: 4 anos

Horário: integral