Ciências Biológicas (licenciatura)
O curso de Ciências Biológicas (licenciatura) tem por finalidade a formação de professores para os ensinos fundamental e médio. Eles são capacitados para entender o processo histórico de construção do conhecimento na área biológica, no que diz respeito a conceitos, princípios e teorias; treinados para exercitar o espírito crítico e participativo, comprometidos com o processo de democratização social, pois devem participar da formação de cidadãos.
Os futuros professores devem ser competentes e atualizados, para que possam, prioritariamente, intervir na formação e melhoria da qualidade de vida do alunado. O egresso do curso está preparado para inserção no mercado de trabalho ou em curso de pós-graduação, com opção de atuação no ensino superior.
Esse profissional licenciado deve ter formação generalista, humanista, crítica e reflexiva; conhecer a história de sua profissão: determinantes políticos, econômicos, ideológicos e suas implicações; além de estar atento às transformações da área de meio ambiente e sua relação com o mercado de trabalho no qual atua, sendo capaz de antever necessidades que possam ocorrer a partir dessas mudanças.
Além disso, ele deve ter uma visão crítica sobre usos, benefícios e limites da ciência, atualizando-se nas diversas áreas de conhecimento da biologia moderna e sabendo distinguir o que tem fundamentação do que não está cientificamente fundamentado. Pretende-se, enfim, que seja um profissional capaz de analisar criticamente problemas de ordem biológica, ecológica e humana, sabendo interpretar as relações entre o homem, a sociedade, a natureza e a ciência, difundindo esse conhecimento a seus alunos.
Campo de atuação
O egresso do curso de licenciatura em Ciências Biológicas tem como campo de atuação profissional as escolas públicas e privadas que oferecem ensino de Ciências e de Biologia. São mais de 150 escolas públicas na região de Cruzeiro do Sul. Também pode assumir encargos associados à gestão escolar.
Vagas anuais: 50
Duração: 4 anos
Horário: noturno