Você está aqui: Página Inicial > Centro Multidisciplinar - CMult > Engenharia Agronômica

Engenharia Agronômica

por Ufac última modificação 08/03/2017 15h07

O curso de Engenharia Agronômica (bacharelado) proporciona ao estudante uma sólida formação científica e profissional geral que lhe possibilite absorver e desenvolver tecnologia; capacidade crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, socioeconômicos, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

A ele se favorece uma compreensão das necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, no que respeita aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e organizativos, bem como da utilização de recursos disponíveis, além da conservação do equilíbrio ambiental.

O egresso do curso deve ter uma capacidade de adaptação, de modo flexível, crítico e criativo, às novas situações, considerando as peculiaridades da Amazônia, do Estado do Acre e dos municípios da região do Alto Juruá, o que envolve aspectos de legislação ambiental nacional e internacional, a presença de populações tradicionais (indígenas e não indígenas) em organização produtiva de subsistência e de pequena escala.

A atividade do engenheiro agrônomo deve contemplar, ainda, a produção de alimentos e fibras, com verdadeiro respeito aos conhecimentos tradicionais e ao meio ambiente. Adicionalmente, ele deve possuir conhecimentos científicos generalistas que o habilitem a exercer suas atribuições profissionais em qualquer lugar do mundo. 

Campo de atuação 

O engenheiro agrônomo trabalha em instituições governamentais (órgãos de proteção, monitoramento, licenciamento e controle ambiental; órgãos de promoção de políticas públicas para produção agropecuária; instituições de pesquisa e ensino; órgãos de extensão e assistência técnica) e não governamentais (cooperativas, fundações e associações de caráter ambiental, de pesquisa e entidades de classe).

Também atua em comunidades (cooperativas e associações comunitárias, grupos organizados em função de interesse comum); empresas privadas (consultorias, indústrias de beneficiamento de produtos agropecuários etc.); e empresa particular própria, prestando assessoria a pessoa física ou jurídica. 

Vagas anuais: 50

Duração: 5 anos

Horário: integral