Você está aqui: Página Inicial > Centro Multidisciplinar - CMult > Engenharia Florestal

Engenharia Florestal

por Ufac última modificação 08/03/2017 15h15

O curso de Engenharia Florestal (bacharelado) tem como proposta formar profissionais com embasamento nas ciências biológicas, exatas e humanas, com uma forte consciência ética e ecológica quanto a sua responsabilidade para com a conservação da natureza.

O egresso do curso deve ter um profundo conhecimento dos ecossistemas terrestres, em particular dos ecossistemas florestais, e da realidade socioeconômica das populações humanas. Pressupõe-se que possua um juízo crítico e autônomo na sua área de conhecimento e atuação, de modo a utilizar métodos científicos para análise e condução dos processos de tomadas de decisão conforme princípios básicos da sustentabilidade.

O curso busca fazer com que o profissional tenha capacidade de: intervir sobre os ecossistemas florestais, por meio da aplicação de técnicas de manejo adequadas para cada situação ecológica, econômica e cultural; utilizar máquinas e equipamentos empregados nas práticas florestais, dentro dos critérios de racionalidade operacional e de baixo impacto sobre o ambiente; conduzir os processos de transformação industrial de recursos de origem florestal, associando as propriedades da matéria-prima florestal com a qualidade dos produtos finais; analisar, segundo uma visão crítica e holística, os processos sociais, sabendo interagir com pessoas de diferentes grupos sociais e antropológicos; desenvolver aptidão para o trabalho em ambientes naturais.

Campo de atuação 

O engenheiro florestal pode trabalhar em instituições não governamentais: cooperativas, fundações e associações de caráter ambiental e de pesquisa; organizações da sociedade civil de interesse público; entidades de classe. Em comunidades: cooperativas e associações comunitárias; grupos organizados em função de interesse comum na área florestal. Em instituições governamentais: órgãos de proteção, monitoramento, licenciamento e controle ambiental; órgãos de promoção de políticas públicas para o setor florestal; instituições de pesquisa e ensino; órgãos de extensão e assistência técnica. Em empresas privadas: consultorias florestais, indústrias de extração e beneficiamento de produtos florestais, viveiros, dentre outras. Em prestação de serviço (pessoa física ou jurídica): assessoria e/ou consultoria.

Vagas anuais: 50

Duração: 5 anos

Horário: integral