Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Formatura da 50a. Turma de Direito

Formatura da 50a. Turma de Direito

O Curso de Direito da UFAC realizou a formatura de sua 50ª turma no dia 11 de março de 2020, no Teatro Universitário, no campus-sede.

Criado em 16 de março de 1965, o curso acumula conquistas recentes, como o doutorado interinstitucional em parceria com a Universidade de Brasília; o alcance da nota 5, conceito máximo no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2018 e a obtenção, pela quarta vez em sua história, do selo “OAB Recomenda”, no início de 2019, outorgado pela Ordem dos Advogados do Brasil.

A Reitora da Ufac, Guida Aquino, ressalta que a 50ª formatura de Direito é simbólica para a Ufac e destaca alguns nomes e números do curso. “Na primeira formatura, em 1969, havia nomes como os de Adonay Barbosa dos Santos, Aulio Gelio Alves de Souza, Edilberto Parigot, Giocondo Maria Grotti, Minervino Bezerra Farias, Omar Sabino de Paula e tantas outras figuras ilustres que marcaram a história do Acre”, diz. Ela lembra que, ao longo de 55 anos, o curso de Direito formou 1.672 bacharéis, sem contar os formandos de 11 de março.

Guida parabeniza a todos que vêm construindo a história do curso de Direito, desde sua criação. “Não podemos deixar de lembrar, por ocasião desta formatura, que há exatos 50 anos, no dia 3 de março, era criado o Centro Universitário do Acre (composto pelas Faculdades de Direito e Economia e cursos de Letras, Pedagogia e Matemática), o qual viria se transformar na Ufac, em 1974, por meio de sua federalização”, relata.

A coordenadora do curso de Direito da Ufac, professora Jucyane Pontes de Assis Brito, recorda que a Faculdade de Direito foi instituída por lei em 1965 e depois reconhecida pelo Conselho Federal de Educação em 1970, tendo sua primeira turma formada em 1971, com 16 concludentes.

“Hoje, na formatura da 50ª turma, mais de meio século se passou e vê-se que a história do curso de Direito da Ufac confunde-se com a própria história do Acre”, comenta Jucyane. “Em todos os espaços estão bacharéis daqui egressos: nas diversas funções administrativas do serviço público, na iniciativa privada, nas instituições da segurança pública, na mais alta representação do poder político — Legislativo, Executivo e Judiciário.”

A coordenadora acredita que o curso presta imensurável contribuição para a sociedade acreana e cumpre seu papel na boa formação e no ensino. “Nosso desafio é intensificar a pesquisa e os projetos de extensão, bem como nosso programa de pós-graduação”, afirmou. “Professores, alunos, funcionários, todos constituem essa bonita história. Nossa luta agora é pelo respeito e pela defesa da Constituição e do Estado Democrático de Direito que ela nos garante. Portanto, vida longa ao curso de Direito da Ufac!”

Formatura da 50a. Turma de Direito