Você está aqui: Página Inicial > Menu > Proposta e Estrutura Curricular
conteúdo

Proposta e Estrutura Curricular

por veridiano publicado 11/04/2017 13h39, última modificação 11/04/2017 13h39

O curso de Mestrado em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais está estruturado em disciplinas obrigatórias e optativas, estágios e outras atividades, as quais seguem uma ordem cronológica, pautada em um princípio de aumento do conhecimento e da capacidade crítica e analítica, garantindo a construção de uma base teórico-prática mais sólida que capacita o pós-graduando para a elaboração, execução e termo do projeto de dissertação.

A oferta das disciplinas e demais exames obrigatórios está organizada, temporalmente, da seguinte forma:

(i) Exame de Proficiência em Língua Inglesa, para os alunos não aprovados quando do processo de seleção;

(ii) disciplina optativa Introdução à Pesquisa na Pós-Graduação (02 créditos);

(iii) disciplina optativa Comunicação Científica (02 créditos);

(iv) disciplina obrigatória Estatística (04 créditos);

(v) disciplina optativa de Análise de dados Ecológicos no Programa R (03 créditos);

(vi) disciplina optativa Estatística Multivariada (03 créditos);

(vii) disciplina optativa de Ecologia de Populações (0X créditos);

(viii) disciplina obrigatória Ecologia de Ecossistemas e Comunidades (03 créditos);

(ix) disciplina obrigatória Manejo Sustentado de Florestas Tropicais (03 créditos);

(x) disciplina optativa Seminário de Pesquisa (03 créditos);

(xi) Exame de Qualificação (defesa de projeto);

(xii) disciplina optativa Técnicas e Segurança para o Trabalho de Campo (02 créditos);

(xiii) disciplina obrigatória Ecologia de Campo (06 créditos); 

(xiv) Estágio de Docência. Obrigatório para bolsistas CAPES;

(xv) Defesa da dissertação;

(xvi) Seminário Público de Apresentação de Dissertação.

Algumas das disciplinas optativas indicadas acima não constam da lista atual de disciplinas cadastradas, pois são oferecidas como Tópicos Especiais em Ecologia (disciplina optativa).

Os alunos tornam-se aptos a iniciarem a execução de seus respectivos projetos de pesquisa, preferencialmente, após aprovados no Exame de Qualificação.

Ao longo do curso, inseridas de forma lógica, são ofertadas outras atividades, tais como oficinas de produção de artigos científicos, seminários e palestras, bem como o estabelecimento de um ambiente científico produtivo e adequado ao pleno êxito do discente.

A realização do trabalho de dissertação confere 56 créditos, validados ao longo do segundo ano do curso, somando, ao final, 80 créditos, incluídos os créditos em disciplinas.

O Estágio de Docência é atividade obrigatória para bolsistas CAPES e opcional para os demais estudantes. O Estágio de Docência pode ser realizado em disciplinas de cursos de graduação da UFAC ou na forma de oferta curso de capacitação. Em ambas as modalidades de realização do Estágio de Docência deve ter a supervisão de um docente da UFAC e duração mínima de 30 horas.

Os alunos são estimulados a elaborarem as suas dissertações na forma de um ou mais manuscritos científicos, de modo a facilitar a sua submissão em revistas qualificadas da área de avaliação do PPG-EMRN.

A defesa de dissertação é baseada na análise ad hoc por quatro examinadores, sendo, pelo menos, um externo ao PPG-EMRN. Encerrado o processo de defesa, o discente aprovado deve realizar a apresentação pública da sua dissertação em uma sessão pública intitulada Seminário Público de Apresentação de Dissertação.

Cada aluno, após a realização do Seminário Público deverá encaminhar à coordenação, com a aprovação formal do orientador, um comprovante de submissão de manuscrito(s) da dissertação para publicação em periódico(s) qualificado(s) da área de avaliação do PPG-EMRN, a fim de que a coordenação solicite a emissão do seu diploma de conclusão, sendo esta uma condição obrigatória.

Dada à estruturação do curso, espera-se que ao longo do processo de formação, em nível de mestrado, o discente adquira ferramentas e conhecimentos que lhe garantam uma maior aptidão para sua atuação futura como profissional da área de Ecologia.