Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ufac sedia 27º Seminário de Iniciação Científica

Ufac sedia 27º Seminário de Iniciação Científica

A 27ª edição do Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal do Acre (Ufac) será aberta na manhã do dia 01 de outubro no Campus de Rio Branco e 10 de outubro no Campus Floresta.  O evento será uma realização da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, por meio da Diretoria de Pesquisa, em parceria com Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Com o tema “Descodificando Saberes”, o seminário tem como objetivo o fomento à pesquisa científica, através do desenvolvimento de habilidades que permitam a iniciação do estudante no campo da pesquisa, a partir da utilização de princípios e normas metodológicas para a produção científica.

A coordenação espera superar a aprovação de resumos da edição anterior (709), com a apresentação de resultados de pesquisa locais, regionais e, até mesmo, nacionais.

“O Pibic [Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica] se caracteriza como de fundamental importância para formação de recursos humanos, propiciando a inserção de alunos no ambiente de pesquisa e qualificando-os para programas de pós-graduação dentro e fora da instituição, assim como para exercer atividade profissional de forma ética, técnica e científica”, destacou a coordenação.

O Pibic da Ufac é o mais antigo programa em atividade na instituição, onde mais de 1.900 bolsistas de iniciação científica já foram financiados exclusivamente pela Ufac e mais de 1.500 pelo CNPq, ao longo desses anos.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Josimar Batista, o seminário representa um espaço importante para a socialização do que se tem produzido em ciência no âmbito local. Em seu discurso, ele destacou a importância do estímulo à pesquisa.

“Fazer pesquisa no Brasil não é tarefa fácil, mas por entender a importância da pesquisa na instituição estamos avançando e investindo”, pontuou.  “O Seminário é um espaço ideal de troca, visibilidade e possibilidade de ampliação de contatos. É a oportunidade para alunos, professores e pesquisadores estarem lado a lado, compartilhando, no mesmo espaço, suas experiências.”

Atualmente não existem itens nessa pasta.