Regulamento
1. Das inscrições no evento e submissões dos resumos:
1.1 As submissões dos resumos simples serão gratuitas, devendo ser realizadas, exclusivamente, por meio do site oficial do evento;
1.2 Receberão certificado de participação no evento somente os inscritos para apresentação de trabalhos. Não será emitido certificado de participação para ouvintes;
1.3 Os prazos estabelecidos são:
1.1 As submissões dos resumos simples serão gratuitas, devendo ser realizadas, exclusivamente, por meio do site oficial do evento;
1.2 Receberão certificado de participação no evento somente os inscritos para apresentação de trabalhos. Não será emitido certificado de participação para ouvintes;
1.3 Os prazos estabelecidos são:
ATIVIDADE | PRAZO |
---|---|
Inscrições no evento e submissões dos resumos simples | 27/08/2018 a 09/09/2018 |
Divulgação dos aceites dos resumos simples submetidos | Até 27/09/2018* |
* O resultado estará disponível na plataforma de inscrição. O autor deverá acessar pelo seu login e senha. |
2. Normas para apresentação dos resumos simples:
2.1 O resumo deverá ser composto por: Título, Autores, Introdução, Objetivo(s), Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusão, Palavras-chave e Agradecimentos (opcional). As frases deverão apresentar sequências lógicas, concisas, afirmativas e na forma de texto corrido, sem parágrafos e identificação/enumeração de tópicos. O verbo deverá estar na voz ativa e na terceira pessoa do singular;
2.2 As Palavras-chave deverão ser em número de 03 (três), separadas por vírgula e ausentes no título;
2.3 Os resumos deverão ter até 250 palavras, não contabilizando o título, autores e agradecimentos nesta contagem. A fonte para redação do resumo deverá ser Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento simples entre linhas;
2.4 Não serão permitidos uso de tabelas, gráficos e figuras. Fórmulas, equações, símbolos e similares, quando seu emprego for imprescindível, deverão ser definidos na primeira vez que aparecerem no resumo;
2.5 Serão permitidos até 02 (dois) resumos por autor principal e, para cada resumo, até 06 (seis) coautores;
2.6 Para resumos de bolsistas e voluntários de Iniciação Científica da UFAC é obrigatório a inclusão do nome do orientador no campo destinado aos co-autores e a indicação da fonte pagadora da bolsa (CNPq ou UFAC) no campo destinado aos agradecimentos;
2.7 Os resumos serão avaliados pela Comissão Científica do evento que assim deliberará acerca do deferimento dos mesmos:
1) Aprovado ou 2) Recusado. A avaliação será realizada, especialmente, no que se refere a clareza de ideias e escrita científica, não sendo fator para recusa o mérito cientifico do resumo. Neste sentido, solicitamos A MÁXIMA ATENÇÃO na construção do resumo pelo aluno e revisão pelo orientador, pois resumos recusados não poderão ser novamente submetidos nesta edição do Seminário e o autor(s) não receberão certificado de participação. Para bolsistas e voluntários de Iniciação Científica da UFAC, é obrigatório a submissão do resumo e apresentação do mesmo no seminário, seja na forma oral ou pôster, conforme itens 9.2 letra "e" e 10.3 do EDITAL PIBIC UFAC 04/2017;
2.1 O resumo deverá ser composto por: Título, Autores, Introdução, Objetivo(s), Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusão, Palavras-chave e Agradecimentos (opcional). As frases deverão apresentar sequências lógicas, concisas, afirmativas e na forma de texto corrido, sem parágrafos e identificação/enumeração de tópicos. O verbo deverá estar na voz ativa e na terceira pessoa do singular;
2.2 As Palavras-chave deverão ser em número de 03 (três), separadas por vírgula e ausentes no título;
2.3 Os resumos deverão ter até 250 palavras, não contabilizando o título, autores e agradecimentos nesta contagem. A fonte para redação do resumo deverá ser Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento simples entre linhas;
2.4 Não serão permitidos uso de tabelas, gráficos e figuras. Fórmulas, equações, símbolos e similares, quando seu emprego for imprescindível, deverão ser definidos na primeira vez que aparecerem no resumo;
2.5 Serão permitidos até 02 (dois) resumos por autor principal e, para cada resumo, até 06 (seis) coautores;
2.6 Para resumos de bolsistas e voluntários de Iniciação Científica da UFAC é obrigatório a inclusão do nome do orientador no campo destinado aos co-autores e a indicação da fonte pagadora da bolsa (CNPq ou UFAC) no campo destinado aos agradecimentos;
2.7 Os resumos serão avaliados pela Comissão Científica do evento que assim deliberará acerca do deferimento dos mesmos:
1) Aprovado ou 2) Recusado. A avaliação será realizada, especialmente, no que se refere a clareza de ideias e escrita científica, não sendo fator para recusa o mérito cientifico do resumo. Neste sentido, solicitamos A MÁXIMA ATENÇÃO na construção do resumo pelo aluno e revisão pelo orientador, pois resumos recusados não poderão ser novamente submetidos nesta edição do Seminário e o autor(s) não receberão certificado de participação. Para bolsistas e voluntários de Iniciação Científica da UFAC, é obrigatório a submissão do resumo e apresentação do mesmo no seminário, seja na forma oral ou pôster, conforme itens 9.2 letra "e" e 10.3 do EDITAL PIBIC UFAC 04/2017;
2.8 Para que o resumo seja publicado nos Anais, o autor principal do trabalho deverá estar inscrito no evento;
2.9 O envio do resumo representa o compromisso definitivo do(s) autor(es) em apresentar o trabalho, se aceito, durante o evento;
2.10 Trabalhos enviados pelo correio ou por e-mail serão desclassificados;
2.11 Serão aceitos Relatos de Caso como resumo simples;
2.12 Não serão aceitas Revisões de Literatura como resumos simples, exceto em casos excepcionais, referentes à Iniciação Científica da UFAC, previamente autorizados pela Diretoria de Pesquisa e Comissão Científica do evento;
2.13 Serão aceitos trabalhos escritos em Português e Inglês;
2.14 Os resumos enviados que não obedecerem aos critérios relacionados acima serão desclassificados.
3. Instruções aos autores:
3.1 Serão permitidas 2 (duas) modalidades de apresentação: Oral ou Pôster. A escolha pela modalidade será feita pelo autor no ato da inscrição online, sendo a modalidade “Oral” exclusiva para alunos de Iniciação Científica da UFAC;
3.2 Serão reservadas 25% (vinte e cinco por cento) das vagas para apresentações orais (com base no quantitativo total de alunos de Iniciação Científica da UFAC, por Centro Acadêmico), sendo o preenchimento feito por ordem de inscrição;
3.3 O tempo de apresentação, oral ou pôster, será de 10 minutos, somando-se mais 5 minutos para arguição de dois avaliadores. No caso de alunos de Iniciação Científica da UFAC do Edital 04/2017, a apresentação deverá ser feita obrigatoriamente pelos mesmos, sendo vedada a apresentação por parte de coautores. Para os demais trabalhos que não sejam de Iniciação Científica da UFAC, serão permitidas apresentações por coautores;
3.4 O orientador que não participar do XXVII Seminário de Iniciação Científica da UFAC, acompanhando seus bolsistas na Sessão Pôster ou na Apresentação Oral e, em caso de impedimento da participação, que não tenha justificado e indicado outro orientador para acompanhar seus bolsistas, ficará na situação de inadimplente, implicando no impedimento de sua participação nos próximos editais;
3.5 O autor que submeter o resumo simples para publicação no evento é legalmente responsável por todo o seu conteúdo, estando a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação isenta de todas e quaisquer responsabilidades referentes à plágios e demais situações desta natureza;
3.6 Antes que o resumo seja enviado, sugerimos que os autores façam rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação, de conteúdo e dados da pesquisa. Não será possível corrigir o resumo após seu envio e os dados serão publicados exatamente como foram enviados. Todos os autores e orientadores deverão ter conhecimento das normas, do conteúdo do resumo simples e, impreterivelmente, concordar em ter seu nome inserido na condição de autor principal ou coautor;
3.7 A responsabilidade pela impressão dos Pôsteres, fixação dos mesmos no dia e horário das apresentações e o zelo por sua integridade fica a cargo, exclusivamente, do(s) autor(es);
3.8 Para as apresentações orais, a UFAC disponibilizará Projetor Multimídia ao autor;
3.9 Os casos omissos neste Regulamento Geral serão resolvidos pela Comissão Organizadora do evento.
Rio Branco - AC, 27 de agosto de 2018
Comissão Organizadora
Comissão Organizadora