Você está aqui: Página Inicial > Eventos > GIS Day é preparado na Ufac

padrao

GIS Day é preparado na Ufac

Evento em Sistemas de Informação Geográfica ocorre no Centro de Convenções no dia 16 de novembro

publicado: 21/10/2016 16h27, última modificação: 09/11/2016 22h49

A Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio do Laboratório de Geoprocessamento (Lageop), e em parceria com a empresa Norte Geotecnologias, realiza, no dia 16 de novembro deste ano, o Dia dos Sistemas de Informação Geográfica (GIS, na sigla em inglês), o GIS Day. Na Ufac, o evento foi intitulado “Descobrindo o Mundo através do GIS” e ocorre no Centro de Convenções. As inscrições devem ser feitas pelo site gisdayufac.weebly.com.

GIS Day é um fórum internacional para os usuários da tecnologia de Sistemas de Informação Geográfica (SIG), que, em inglês, é conhecido como Geographic Information System (GIS). Esse evento objetiva demonstrar as aplicações de geotecnologias do mundo real que estão fazendo a diferença na sociedade.

Segundo a coordenadora do Lageop e do evento, professora Karla Rocha, o GIS Day não é apenas um evento, é um movimento global, uma iniciativa que põe universidades, agências governamentais, escolas, organizações sem fins lucrativos e profissionais de GIS em conjunto para construir o conhecimento nessa área e oferecer sua colaboração para as comunidades.

“Hoje, o GIS Day acontece porque temos uma paixão pelo pensamento geoespacial. Acumulando experiências mútuas uma semente é plantada. Através dela cresce a compreensão em GIS em nossa comunidade e em todo o mundo”, disse Karla.

A primeira celebração formal do GIS Day ocorreu em 1999, quando o presidente e cofundador do Instituto de Pesquisa Ambiental em Sistemas (Esri, na sigla em inglês), Jack Dangermond, creditou a Ralph Nader a inspiração para criação do GIS Day. Nader considerou o GIS Day uma boa iniciativa para as pessoas aprenderem sobre geografia, uso e aplicação do GIS. Ele idealizou o evento para popularizar o uso de geotecnologia, em um espaço que pudesse ser aberto aos usuários de GIS, à comunidade cientifica e à sociedade.

Postado em: 25/10/2016

Site do Evento: http://gisdayufac.weebly.com/