Você está aqui: Página Inicial > Eventos > IX Colóquio Internacional “As Amazônias, as Áfricas e as Áfricas na Pan-Amazônia

padrao

publicado: 14/11/2017 11h33, última modificação: 13/12/2017 23h11

As Amazônias e as Áfricas ensejam uma visão panorâmica de mundos marcados por uma grande heterogeneidade étnica, linguística e cultural. O desafio de transitar pelas temáticas que envolvem essas macro-regiões vem sendo assumido em diferentes edições do Colóquio Internacional que ora apresentamos. O evento tem se constituído em um fórum de discussões para inquietações acadêmicas, para o desafio de lidar com os conteúdos de Amazônia e África em sala de aula, mas também para os embates cotidianos sobre a questão do uso e posse da terra nessas regiões, bem como para a luta contra todo tipo de preconceito e pelo reconhecimento da diferença como elemento chave para a construção dos direitos à coisa pública e ao espaço público em condições dignas de cidadania.

Ao longo de quase uma década, o evento tem buscado não apenas o fortalecimento dos grupos de pesquisa existentes e o surgimento de redes interinstitucionais de pesquisas sobre as Áfricas e as Amazônias, mas também a ampliação dos debates e ações sobre a aplicação dos dispositivos constantes das leis 10.639, de 9 de janeiro de 2003 e 11.645, de 10 de março de 2008, que tornam obrigatório o ensino de Arte e História da África, dos afrodescendentes e dos povos indígenas nos diferentes níveis de ensino.

Assim, com o objetivo de realizar ações integradas em torno de um eixo comum que articule as temáticas das Amazônias, das Áfricas e das Áfricas na Pan-Amazônia, o Colóquio Internacional “As Amazônias, as Áfricas e as Áfricas na Pan-Amazônia” chega a sua 9ª edição no ano de 2017, a ser realizada no período de 11 a 13 de dezembro de 2017, no campus da Universidade Federal do Acre, e convida professores, alunos, artistas, movimentos sociais e sindicais e interessados na temática de um modo geral a participar deste evento na forma de comunicações orais, ou como participantes em oficinas e mesas-redondas.

Mais informações no site: https://posletrasufac.com/ix-coloquio/

Facebook: https://www.facebook.com/coloquioufac/

Contato: coloquioufac@gmail.com