Você está aqui: Página Inicial > Eventos > Curso de Tecnologias Assistivas, Educacionais e Móveis

padrao

Curso de Tecnologias Assistivas, Educacionais e Móveis

publicado: 07/11/2017 15h46, última modificação: 20/11/2017 08h25

A Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio do Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex), promove, de 13 a 16 deste mês, o evento do curso de Tecnologias Assistivas, Educacionais e Móveis e a Formação Docente para o Ensino de Matemática, voltado a estudantes com deficiência visual ou intelectual.

O evento conta com palestras, qualificações e defesas de alunos do mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática. O curso, que dá nome ao evento, é direcionado a profissionais do ensino com interesse em qualificação na área da inclusão e foi realizado na modalidade de ensino a distância, contando com 230 inscrições em todo o Estado do Acre. O evento marca, também, o encerramento da primeira edição do curso.

Para a coordenadora do evento, Salete Maria Chalub Bandeira, a inclusão é uma temática que merece toda a sensibilidade para aprender a ensinar. “Quando eu falo em inclusão, eu falo em lidar com as mais diversas deficiências no ensino”, disse. “Dessa forma, o curso abordou formas de ensinar Matemática para estudantes com deficiência visual e estudantes com deficiência intelectual; duas classes com muitos estudantes na educação básica e que também estão chegando à universidade.”

Ainda sobre o curso, Salete afirmou que houve uma preocupação com os participantes de municípios isolados. “O curso teve uma preocupação em fazer uma formação que atendesse as licenciaturas nas atividades complementares, e conta com 200 horas de atividades científico-culturais”, contou. “Isso permitiu incluir participantes de municípios de difícil acesso para participar de uma formação que permita preparar materiais didáticos e conhecer as tecnologias que possam favorecer o ensino da Matemática.”

Um dos destaques do evento é a participação de Tâmara Regina Reis Sales, doutora em Educação pela Universidade Tiradentes, e de Nilra Jane Filgueira Bezerra, doutora em Educação em Ciência e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Confira o Folder do Evento