A Semana Acadêmica de Filosofia da Universidade Federal do Acre é um evento pensado para estimular o debate entre acadêmicos, professores e pesquisadores de Filosofia de diferentes níveis (ensino médio, graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado).
Este ano o evento ocorre de forma conjunta com outras instituições:
VII Semana de Filosofia da Universidade Federal do Acre (UFAC)
VIII Semana de Filosofia da Faculdade Diocesana São José (FADISI)
VIII Semana de Filosofia da Academia Acreana de Filosofia (ACAF)
III Semana de Filosofia da Faculdade de Teologia e Filosofia (SINAL)
II Semana de Filosofia e Ética do Instituto Federal do Acre (IFAC-Xapuri)
Tema: "Filosofia Contemporânea e suas diferentes áreas"
Inscrição na semana e nos minicursos no link: http://sistemas.ufac.br/semanafilosofia
Apresentação/Introdução:
Em sua sétima edição, a Semana de Filosofia da UFAC dedica-se ao exame e à reflexão sobre a “Filosofia Contemporânea em suas diferentes áreas”, com o propósito de aprofundar algumas discussões no campo da Ética, Bioético, Estética, Teoria do Conhecimento, Filosofia da Ciência, Política, Educação, Biopolítica, Epistemologia, Linguagem, Filosofia da Religião, Antropologia Filosófica, Ontologia e Filosofia da Cultura, será realizada juntamente com as Semanas Acadêmicas da FADISI, SINAL, ACAF e IFAC Xapuri ,com o apoio das Escolas Públicas Estaduais nas quais há o PIBID Filosofia. Desse modo, espera-se que os problemas da Filosofia Contemporânea sejam debatidos para contribuir sobremaneira no fortalecimento da formação acadêmica dos discentes de filosofia sobre a complexidade do mundo contemporâneo. Tendo em vista que no “jogo das percepções” a teoria é falível, mas a realidade não. Somos convidados a acompanhar o deslocamento da realidade para produzirmos novas demandas de conhecimento compromissados com as questões vitais do homem. Destacamos, que não propomos um “pensamento messiânica”, mas como afirma Pecoraro e Engelmann (2008, p. 8): “Não se trata de oferecer respostas ou soluções, mas sim de reconstruir uma história e um legado, de examinar criticamente o presente, a fim de extrair-lhe um “outro” sentido”. Portanto, queremos estabelecer cortes e recortes epistemológicos no campo do conhecimento e dos saberes.
Resumo do Trabalho:
A VII Semana de Filosofia da UFAC, que será realizada juntamente com as Semanas Acadêmicas da FADISI, SINAL, ACAF e IFAC Xapuri, cujo tema central é a Filosofia Contemporânea e suas áreas afins, tem por objetivo promover discussões no campo da Ética, Bioético, Estética, Teoria do Conhecimento, Filosofia da Ciência, Política, Educação, Biopolítica, Epistemologia, Linguagem, Filosofia da Religião, Ontologia e Filosofia da Cultura. Desse modo, espera-se que os principais problemas da Filosofia Contemporânea sejam debatidos para contribuir sobremaneira no fortalecimento da formação acadêmica dos discentes de filosofia sobre a complexidade do mundo contemporâneo. Tendo em vista que no “jogo das percepções” a teoria é falível, mas a realidade não. Somos convidados a acompanhar o deslocamento da realidade para produzirmos novas demandas de conhecimentos compromissados com as questões vitais do homem.
Justificativa e contextualização:
A realização da VII Semana de Filosofia, juntamente com as Semanas Acadêmicas da FADISE, SINAL, ACAF e IFACXapuri, com o apoio das Escolas Públicas Estaduais nas quais há o PIBID Filosofia, justifica-se como formação de sentido e como atividade acadêmica de fortalecimento das ações de ensino, mediante a relação com a pesquisa e a extensão. Trata-se de uma oportunidade para a reflexão crítica acerca de um tema da área, tão necessário ao processo de amadurecimento intelectual de estudantes e professores que formam a comunidade acadêmica da área de filosofia e ciências humanas.
Este ano, vamos produzir discussões sobre Filosofia Contemporâneas distribuídas nos seguintes campos: Ética, Bioético, Estética, Teoria do Conhecimento, Filosofia da Ciência, Política, Educação, Biopolítica, Epistemologia, Linguagem, Filosofia da Religião, Antropologia Filosófica, Ontologia e Filosofia da Cultura. Para tanto, serão realizadas três conferências, sob a responsabilidade de grandes estudiosos e especialistas consagrados da Filosofia contemporânea (Bortolo Valle, Maria Inês Castanha de Queiroz e Luiz Felipe Netto de Andrade e Silva Sahd) e diversas comunicações com os estudiosos das IFES promotoras da VII Semana de Filosofia. Ademais, teremos uma mesa redonda sobre a reforma do ensino médio – Filosofia, com os nossos professores da UFAC, FADISI, SINAL, ACAF, SEE e CEE. Ainda mais, serão realizados três minicursos, como de praxe, e comunicações dos bolsistas do PIBIC e PIBIC Filosofia e dos pós-graduandos do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Filosofia: Ontologia, Conhecimento e Linguagem na História da Filosofia (UFAC). Levando-se em consideração como enfatiza Dufrenne (2015) que o destino da “subjetividade” é estar no mundo, é fazer parte do mundo. Por isso, é que nos propomos, em meio a “crise brasileira”, discutir e apontar possíveis resoluções aos problemas do homem no contexto da contemporaneidade. No contexto de uma sociedade marcada pela profunda necessidade do pensamento crítico e atuante, gostaríamos de destacar, segundo Roos (2006), que: “Sem treino e prática, a observação não serve para nada”. Portanto, acreditamos que as nossas discussões sobre Filosofia Contemporânea seja um verdadeiro treinamento de ensino e de aprendizagem para que, posteriormente, cada envolvido no processo faça uso nas suas ações do dia-a-dia.
Objetivo Geral:
Discutir os principais eixos temáticos da Filosofia Contemporânea para aponta possíveis linhas de ação na resolução na problemática do homem atual, visando o fortalecimento e a ampliação da formação acadêmica na área da Filosofia e das Ciências Humanas.
Objetivos Específicos:
1) Destacar que a crise de fundamentos, a dissolução da ideia de uma fundação absoluta, única, é, de fato, o ponto de convergência das várias vertentes do debate filosófico contemporâneo;
2) Possibilitar aos acadêmicos e comunidade discussões aprofundadas sobre os problemas filosóficos atuais;
3) Incentivar a busca constante do indagar filosófico na análise crítica do mundo em que estamos inseridos.
Metas:
O evento tem como meta alcançar de forma direta e indireta um número razoável de pessoas. Indevidamente a meta é de que as atividades propostas atinjam cerca de 250 a 500 participantes de forma direta (estudantes, professores, voluntários, convidados). Se considerarmos os efeitos multiplicadores da presença de um número significativo de ouvintes que participarão do evento, o público atingido poderá ser superior a 500 pessoas.
SUBMISSÃO DE COMUNICAÇÕES FILOSÓFICAS - TEMA LIVRE
A comissão organizadora da VII Semana de Filosofia (UFAC),
VIII Semana de Filosofia (FADISI), VIII Semana de Filosofia (ACAF), IIISemana de Filosofia (SINAL) e II Semana de Filosofia e Ética (IFAC-Xapuri) - "Filosofia Contemporânea e suas diferentes áreas", evento a ser realizado do dia 27 de novembro de 2017 a 01 de dezembro de 2017 em Rio Branco, Acre, convida os inscritos na Semana Acadêmica a enviar proposta de Comunicação Filosófica a serem apresentados durante o evento.
FORMATO DA SUBMISSÃO:
A proposta de Comunicação Filosófica deverá ser submetido na forma de resumo, para apresentação oral, cada pessoa poderá enviar apenas uma proposta, sendo estruturado:
Título: (máximo 150 caracteres com espaço)
Autores: (nome (s), instituição a que pertence e e-mail)
1: Introdução: (máximo 1500 caracteres com espaço)
2: Material e Métodos: (máximo 1000 caracteres com espaço)
3: Resultados e discussão: (máximo 2000 caracteres com espaço)
4: Conclusões: (máximo 1500 caracteres com espaço)
5: Palavras-chave: (máximo 3)
6: Referências
CRONOGRAMA:
Submissão dos trabalhos até: 22/11/2017
Comunicação de aceite a partir: 25/11/2017
INSCRIÇÃO:
http://sistemas.ufac.br/semanafilosofia