Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > Bolsistas do PET participam de encontro na Unicamp

Bolsistas do PET participam de encontro na Unicamp

publicado: 12/07/2018 14h48, última modificação: 12/07/2018 14h48

A Universidade Federal do Acre (Ufac) participa do 23º Encontro Nacional dos Grupos do Programa de Educação Tutorial (Enapet), que ocorre na Universidade de Campinas (Unicamp), de 15 a 20 de julho. Representantes de seis grupos da instituição estão inscritos no evento.  A delegação, formada por 20 estudantes, partiu nesta quinta-feira,12, de Rio Branco.

Para o reitor em exercício, Josimar Batista, a participação da Ufac em eventos desse tipo impactam na rotina da sala de aula dos estudantes.  “No momento em que o aluno se envolve em atividades de pesquisa e extensão, há um investimento no aprendizado”, destacou. Ele também lembrou que essa é uma política permanente, que vem sendo desenvolvida nos últimos anos.

O Enapet é a reunião anual dos grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) e tem como objetivo discutir temas relevantes para manutenção e desenvolvimento do programa. “A participação dos nossos grupos PET é uma experiência que fortalece a imagem da instituição, tornando sua produção conhecida em todo o país”, avaliou o pró-reitor de Graduação, Carlos Moraes.

Os estudantes contam com apoio das Pró-Reitorias de Graduação e Assistência Estudantil. Além do transporte para o deslocamento, todos os participantes foram contemplados com concessão do auxílio pró-ciência. Em 2016, a Ufac sediou, pela primeira vez, o Enapet; ano que vem será realizado, na instituição, o Encontro Regional dos Grupos PET.

Saída para o Enapet

Experiências

Durante uma semana, petianos de todo o país apresentam suas produções acadêmicas que envolvem ensino, pesquisa e extensão, simultaneamente. Os estudantes da Ufac serão acompanhados pelo professor e coordenador do PET Matemática, José Ronaldo Melo.

Na Ufac, existem, hoje, nove PETs em andamento. Seis grupos de cursos específicos: PET Agronomia (Cruzeiro do Sul), PET Agronomia (Rio Branco), PET Educação Física, PET Geografia, PET Economia e PET Letras; e três de conexões de saberes: Matemática, comunidades quilombolas e comunidades do campo e comunidades indígenas.

Bolsista do PET pela primeira vez, o estudante do curso de Engenharia Agronômica, Ian Silva, estava entusiasmado na saída da delegação. “Acredito que será uma experiência muito positiva para todos nós”, disse. “Sair do Estado e interagir com outros estudantes nos trará uma nova visão, novas ideias e possibilidades para serem aplicadas no nosso retorno à sala de aula.”