Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > Cultivares de milho são estudados no campus Floresta
conteúdo

Notícias

Cultivares de milho são estudados no campus Floresta

publicado: 29/10/2018 14h57, última modificação: 29/10/2018 14h57

A Universidade Federal do Acre (Ufac), através do Núcleo de Agroecologia do Vale do Juruá e do Laboratório Solo, Planta e Atmosfera, do campus Floresta, realiza experimento de campo para avaliar o desempenho de cultivares de milho (‘Zea mays L.’) tradicionais em comparação a híbridos e variedades comerciais.

As plantas estão sendo cultivadas em duas condições de adubação: alta fertilidade e baixa fertilidade. Nesse enfoque, a pesquisa serve para avaliar e comparar o desempenho dos cultivares tradicionais com os comerciais.

O experimento faz parte do projeto Tecnologias Agroecológicas de Referência, Educação Profissional para Conservação da Sociobiodiversidade e Formação Participativa de Recursos Humanos para Agroecologia na Amazônia Ocidental, Território da Cidadania do Vale do Juruá, Acre.

“Vale ressaltar que muitos livros e técnicos mencionam que cultivares crioulos são rústicos e adaptados a condições mais restritivas e, dessa forma, são bem interessantes para atender a demanda dos agricultores familiares. O trabalho foi idealizado com base nisso”, explicou um dos coordenadores do projeto, Eduardo Mattar.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); os Ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; da Educação; e a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário da Casa Civil da Presidência da República são os financiadores do projeto. A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufac também contribui com o trabalho. 

O projeto é conduzido pelos professores Maria Márcia Sartori (Unesp de Botucatu), Leandro da Cruz, Eduardo Mattar, Márcio Martins (da Ufac) e pelos discentes do curso de Agronomia Thiago Santos, Vagner Dias, Endrio Araújo e Alen Oliveira.