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Grupo apresenta resultados de projetos de iniciação científica na Unicamp
O Grupo de Investigação sobre Leitura e Recepção de Textos (Gil), da Universidade Federal do Acre (Ufac), apresentou duas pesquisas de iniciação científica no 21º Congresso de Leitura do Brasil (Cole), realizado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo, na sexta-feira, 13.
Um dos projetos apresentados chama-se: Ler espaços: experiências na leitura nas escolas amazônicas, integrante do programa Espaços de leitura no Acre. A ideia da pesquisa foi mapear espaços públicos de leitura disponíveis no Estado. A iniciativa começou pelos municípios de Cruzeiro do Sul e Rio Branco, a partir da parceria de pesquisadores da Ufac e do Instituto Federal do Acre (Ifac).
De acordo com a pesquisadora, Simeire Paixão da Costa Melo, responsável pela apresentação do projeto no Cole, posteriormente, será feito o mapeamento em todo o estado do Acre. Os primeiros subprojetos se voltam para o mapeamento das bibliotecas escolares e dos demais espaços de leitura que se situam no ambiente escolar. Na opinião da pesquisadora, esse levantamento é importante porque, além de mapear esses espaços, a pesquisa também intenciona investigar as condições de uso dos mesmos e a função que têm desenvolvido na propagação de hábitos de leitura saudáveis e na formação de leitores autônomos.
O pesquisador de iniciação científica, Herton Santos da Conceição, apresentou o projeto Lendo vozes de professores a respeito de leitura. A pesquisa é parte do projeto institucional Leitura no Acre: aproximações e distanciamentos que se propõe investigar as práticas de leitura dos professores das escolas acreanas. Herton Santos explicou que a leitura é entendida no projeto como um articulador entre diferentes áreas do saber, como ação que está em constante vir a ser, em um ininterrupto processo de formação. É, por conseguinte, ato social e politicamente complexo de atribuição de sentido.
Ambos os projetos foram orientados pela professora, Maria José da Silva Morais Costa, líder do GIL, e contaram com a colaboração do professor, Raélisson do Nascimento Walter ,do IFAC.
“Para a realização do projeto de pesquisa, bem como da apresentação dos resultados em um evento do nível do COLE, foi fundamental o apoio institucional da UFAC por meio do Programa de Iniciação Científica e do auxílio Pró-ciência que facilitaram o acesso dos jovens pesquisadores ao cotidiano da vivência da pesquisa, assim como, ao diálogo em uma esfera mais ampla e ao consequente compartilhamento da pesquisa, algo muito produtivo para o grupo”, disse Maria José Morais.