Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > Laboratório de Solos da Ufac aprova projeto no Basa

Laboratório de Solos da Ufac aprova projeto no Basa

publicado: 01/10/2018 15h20, última modificação: 01/10/2018 15h20

A equipe do Laboratório de Fertilidade do Solo, do campus de Rio Branco da Universidade Federal do Acre (Ufac), aprovou o projeto Tecnologias Edafoclimáticas para Variedades Crioulas e Desenvolvimento Regional de Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta na Amazônia.

O projeto está alinhado ao plano ABC do governo federal e foi contemplado na iniciativa e seleção de projetos de pesquisa científica e tecnológica do Banco da Amazônia (Basa), no edital-2018, o qual investirá o valor de R$ 1 milhão nos projetos selecionados.

Foram selecionados apenas 15 projetos em toda a Amazônia, entre mais de 600 inscritos no edital do Basa; a Ufac foi a única instituição do Estado a aprovar projeto. O edital tem como objetivo o apoio financeiro ao desenvolvimento de pesquisas e transferência tecnológica, conduzidos por pesquisadores com experiência em ciência, tecnologia e inovação da região amazônica.

“Essa conquista é muito importante para nossa universidade; nossos estudantes de iniciação científica estão motivados, pois terão novas oportunidades de trabalho para qualificar suas pesquisas”, disse o coordenador da equipe do laboratório, Elizio Frade Junior.

Ele ressaltou que alunos de diversos cursos de graduação também serão beneficiados e poderão acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa e conhecer novos sistemas de uso da terra implantados em campo, qualificando as práticas docentes.

Esse foi o primeiro projeto aprovado pela equipe coordenada por Frade Junior, desde que assumiu, neste ano, a coordenação do Laboratório de Solos da Ufac, no campus-sede. O projeto, cuja vigência vai até 2020, prevê o desenvolvimento de pesquisas, realização de cursos de 40 horas, workshop, produção de documentos técnicos e artigos científicos.