Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > Ufac sedia 6ª Feira Nacional de Matemática
conteúdo

Notícias

Ufac sedia 6ª Feira Nacional de Matemática

publicado: 24/05/2018 12h10, última modificação: 24/05/2018 12h10

A Universidade Federal do Acre (Ufac) realizou a solenidade de abertura da 6ª Feira Nacional de Matemática, no Teatro Universitário do campus-sede, em Rio Branco, na noite dessa quarta-feira, 23. A feira acontece até sexta-feira, 25, no Centro de Convenções da Ufac, e conta com a exposição de cerca de cem trabalhos de estudantes de mais de dez Estados brasileiros.

A solenidade contou com apresentação do Quarteto de Cordas da Ufac. Na abertura, representantes das delegações participantes entraram no Teatro Universitário carregando a bandeira do seu Estado. Alunos da Bahia, Pará, Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Ceará, Espírito Santo, Santa Catarina, Amapá e Tocantins participam dessa edição da feira. 

Para o reitor em exercício da Ufac, Enock Pessoa, é um privilégio sediar um evento tão importante, que pode potencializar e incentivar professores da área. “O Brasil está muito atrás nessa questão do ensino de Matemática; o que temos visto é muito negativo”, afirmou. “Esse evento é muito bem-vindo, pois pode ajudar no debate para melhorar isso.” 

Esta é a primeira vez que a feira ocorre em um Estado da região Norte. “Aqui no Acre estamos prontos para discutir os enormes avanços no desenvolvimento da matemática numa região que detém a maior área de biodiversidade do planeta e que precisa de pesquisadores, professores e técnicos preparados para enfrentar o desafio do século 21 e conciliar crescimento econômico com desenvolvimento social”, disse a reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), Rosana Cavalcante dos Santos. 

Segundo o coordenador regional do evento, o professor do Ifac Paulo José dos Santos Pereira, as feiras de matemática não são apenas exposições de trabalhos. “O que elas trazem são a extensão do que está sendo desenvolvido nas salas de aula e têm contribuição e finalidade para com o ensino”, opinou. “O grande objetivo da feira é transformar matemática em ciência, construída pelo aluno e mediada pelo professor, promovendo a integração da matemática com outras áreas do conhecimento.” 

Também compuseram a mesa de honra da abertura o pró-reitor de Extensão do Ifac, Fábio Storch de Oliveira; a representante da Secretaria de Estado de Educação, Cleide Prudêncio; o coordenador nacional da feira, Vilmar José Zermiani; a coordenadora da comissão permanente das feiras de matemática, Fátima Péres Zago de Oliveira; e a presidente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), Regina Celia Grando. 

A organização do evento é do Ifac, com apoio da Ufac, governo do Estado, Prefeitura Municipal de Rio Branco, Fundação Universidade Regional de Blumenau, Instituto Federal Catarinense, Universidade do Estado da Bahia e SBEM.

Abertura da 6ª Feira Nacional de Matemática