Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > Vice-cônsul de Portugal ministra palestra na Ufac
conteúdo

Notícias

Vice-cônsul de Portugal ministra palestra na Ufac

publicado: 03/07/2018 08h15, última modificação: 03/07/2018 08h19
ASCOMUFAC

Alunos do curso de Letras (Português, Francês e Inglês), da Universidade Federal do Acre (Ufac), participaram de uma palestra ministrada pelo vice-cônsul de Portugal em Belém (PA), Francisco Brandão, na sala ambiente do bloco Nelly Catunda, na tarde desta sexta-feira, 29. Com o tema “A Vivência dos Brasileiros em Portugal”, a palestra tratou das possibilidades de alunos da Ufac estudarem em Portugal, por meio de intercâmbio. 

Na palestra, Brandão fez uma breve exposição sobre seu país e sobre o que é o intercâmbio, esclarecendo dúvidas dos estudantes. Ele destacou que a língua portuguesa é o principal fator de união nessa parceria. “Ela nos une, mas também tem formas de construção diferentes no Brasil e em Portugal, e temos que estar de acordo com elas”, disse. “É o nosso grande fator de união; o Brasil é, hoje, o grande motor da língua portuguesa.”

Esta é a primeira visita do vice-cônsul ao Acre. Ele pretende inserir o Estado na rede consular da Amazônia e, para isso, reuniu-se com autoridades locais e com a reitora em exercício da Ufac, Guida Aquino, para que haja mais intercâmbios entre Acre e Portugal.  

O presidente da Casa de Portugal e da Lusofonia do Acre, Manoel de Sousa, ressaltou que já existem intercâmbios entre alunos da Ufac com a Universidade do Porto, entre outras, mas o intuito é que sejam aumentados. “Que possamos ter uma transversalidade maior entre Acre e Portugal e, sobretudo, conhecer a importância da lusofonia”, afirmou.