Você está aqui: Página Inicial > Quadro de Horário 2024.1 > Projetos de Pesquisa > Projeto Webacademy: Capacitação em Desenvolvimento Web Full-Stack

Projeto Webacademy: Capacitação em Desenvolvimento Web Full-Stack

O projeto de capacitação Web Academy é uma parceria público-privada entre a Ufac, Motorola, Flextronics da Amazônia e Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária no Acre (Fundape) e está regulamentado pela Lei de Informática.

O programa tem como objetivo formar recursos humanos com habilidades para conceber, projetar, implementar e testar aplicações de software voltadas para a Internet, lançando mão de metodologias e ferramentas modernas, capazes de atender as demandas emergentes do mercado de desenvolvimento de software, mediante o uso de investimentos de pesquisa, desenvolvimento e inovação derivados dos benefícios fiscais usufruídos pelas empresas produtoras e desenvolvedoras de bens e serviços de tecnologias da informação e comunicação.

A proposta do projeto é a formação, por meio de ações de pesquisa e extensão, de profissionais na área de desenvolvimento web. O público-alvo são alunos de graduação, pós-graduação e profissionais que já atuam no mercado de trabalho.

A iniciativa visa também tornar a Ufac cada vez mais protagonista no desenvolvimento da Região Norte do Brasil.

Os módulos e disciplinas são organizados conforme informado no site webacademy.ufac.br.

WEBACADEMY2.png

Quanto ao método de ensino,  o conteúdo teórico é ministrado por meio de aula expositiva dialogada, dando ênfase para as relações entre os aspectos teóricos apresentados e a prática, enquanto o desenvolvimento prático do projeto deve ocorrer com base em metodologias ágeis e resoluções de problemas. Ainda, destaca-se que durante todo o processo, o professor age como mediador entre o arcabouço teórico do curso e o conhecimento que cada aluno traz. Ademais, ressalta-se que utilizar-se de interação e discussão de exemplos para contextualizar e explicar o conteúdo, sendo que, em alguns momentos, realizam-se exercícios para promover a construção do conhecimento e atividades avaliativas no final de cada percurso formativo, sempre buscando incentivar o engajamento dos alunos.

Para as atividades realizadas na modalidade hands-on (desenvolvimento), os alunos receberão problemas reais demandados pelo mercado, onde será aplicado todo o conhecimento adquirido na capacitação, e serão acompanhados e orientados pelos professores do projeto, que contarão com um mentor no apoio metodológico de ensino. Será realizada de forma contínua a análise de lacuna de conhecimentos técnicos necessários para o desenvolvimento de aplicações web (análise de gap), que terá como base as disciplinas dos cursos ofertados pela UFAC.

WEBACADEMY4.png

Instagram do Projeto Webacademy: @webacademy.ufac