Você está aqui: Página Inicial > Quadro de Horário 2024.1 > Curso de Mestrado
conteúdo

Curso de Mestrado

 

Histórico e Contextualização do Programa

O curso de mestrado do PPGCC/Ufac foi autorizado na 179º Reunião da CT-ES da CAPES e criado no âmbito da Ufac por meio da Resolução CEPEX nº 40, de 22 de novembro de 2018.

O PPGCC é o terceiro programa na área de Ciência da Computação criado da região norte, com sede na cidade de Rio Branco, a oferecer o curso na modalidade mestrado acadêmico, sendo o único no Estado Acre. Sua criação é consequência de um quadro evolutivo institucional da Ufac, iniciado desde a criação do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação em 1995, com vistas a formação de recursos humanos qualificado nas áreas de tecnologia e computação para atendimento das demandas da própria instituição e de diversos setores da educação, economia e do funcionalismo público do Estado do Acre.

O PPGCC/Ufac atua nas linhas de pesquisa de Engenharia de Sistemas e Informação e Sistemas Computacionais Inteligentes e oferece anualmente 15 vagas para novos discentes desde abril de 2019, selecionados por meio de edital público. Até setembro de 2021 foram titulados 11 mestres em ciência da computação com atuação no ensino e pesquisa em instituições públicas e privadas do Estado do Acre.

O Programa tem um papel estratégico na formação de mão de obra qualificada que se estende também a toda região Sul da Amazônia Ocidental brasileira, e inclui o Estado de Rondônia, o sul do Amazonas  e os países fronteiriços como Bolívia e Peru. A expectativa dessa formação vai para além da formação de recursos humanos especializados pois também fortalece a mudanças no modelo econômico atual do Estado do Acre – estritamente voltado a exploração dos recursos naturais e agronegócio¹ –  para um modelo com menor impacto ambiental. Espera-se assim que a formação em computação contribua para o avanço das pesquisas em tecnologia da informação, promoção de projetos de pesquisa de cooperação, intercâmbios entre a Universidade e instituições públicos e privadas e do setor produtivo.

Além do mais, a formação de capital humano de qualidade poderá levar a médio e longo prazo, ao aparecimento de novos investimentos em TI no Estado, fazendo com que a região seja atrativa para instalação de empresas beneficiadas pela Lei de Informática (Lei nº8.248/1991, alterada pela Lei nº 13.969, de 26 de dezembro de 2019)², com investimentos em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&DI), o que pode resultar na geração de novos postos de trabalhos e criação de negócios de base tecnológica.

 

Objetivos

Os objetivos fundamentais do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal do Acre (PPGCC/Ufac) são:

a) Formar profissionais com qualificação superior para docência, pesquisa e com aprofundamento dos conhecimentos básicos teóricos e práticos, imprescindíveis à execução de atividades profissionais de qualidade;

b) Formar recursos humanos, com perfil técnico-científico e ético, capacidade criativa e empreendedora, demandados pelo mercado de trabalho, atual e futuro;

c) Promover intercâmbio com instituições nacionais e internacionais de pesquisa e desenvolvimento para ampliar a base de conhecimento e a experiência profissional.

d) Contribuir no desenvolvimento (regional, nacional e internacional – países fronteiriços), através da inovação tecnológica e difusão do conhecimento na área que envolve a Ciência da Computação e suas áreas correlatas.

O perfil do egresso envolve a formação de um cidadão crítico e consciente de sua atuação na área, com o desenvolvimento de competências necessárias para a realização de pesquisas científicas e tecnológicas, com autonomia para o aprendizado de média e alta complexidade.

Referências

¹Governo do Estado do Acre. Secretaria de Estado de Comunicação. Disponível em:  https://agencia.ac.gov.br/agronegocio-um-dos-mais-importantes-setores-da-economia-volta-a-ser-pilar-de-desenvolvimento-no-acre/. Acesso em 2 de abril de 2021.

²Brasil. Ministério da Economia - Conselho de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas. Relatório de Avaliação - Lei de Informática, Lei nº 8.248, de 30 de dezembro de 1991. Ciclo 2019. Disponível em <https://www.gov.br/economia/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/conselhos-e-orgaos-colegiados/cmap/politicas/2019/subsidios/relatorio-de-avaliacao-cmas-2019-lei-de-informatica>. Acesso em 02 de abril de 2021.