O número de vagas oferecidas é variável. Ele depende do número de orientadores credenciados no programa e do número de vagas oferecidas por cada um deles.  Candidatos portadores de deficiência física têm reserva de vagas, de acordo com o decreto federal 3298/1999 e 5296/2004.
Os profissionais formados em Medicina Veterinária, Zootecnia, Agronomia e Ciências Biológicas normalmente podem se inscrever para participar do processo seletivo.  Entretanto, os critérios de quais profissionais podem ou não participar do processo seletivo são definidos pelo Colegiado do programa e divulgado no edital de seleção.
O edital do processo seletivo é documento que normatiza todo o processo de seleção ao programa de pós-graduação.  Toda a documentação necessária para a participação no processo seletivo consta nele.
Candidatos estrangeiros deverão apresentar: Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) válidos, visto vigente, passaporte e diploma de graduação revalidado
O edital de seleção é publicado em agosto/setembro de cada ano.  Nele constam as datas de realização do processo seletivo.  Não havendo o preenchimento das vagas oferecidas, um novo edital pode ser publicado, a critério da Coordenação do programa.
Há possibilidade da inscrição no processo seletivo por correspondência, respeitando-se os prazos estabelecidos no edital.  A prova pode ser realizada em Rio Branco ou em Cruzeiro do Sul.  Mas a inclusão ou remoção de locais de prova é decisão da Coordenação do programa e informada no edital.
Todas as etapas do processo de seleção são definidas pela comissão de seleção, formada por docentes/pesquisadores do PPGESPA escolhidos pelo Colegiado do programa.
O processo de seleção tem duas etapas:
Os temas (e as bibliografias recomendadas) para a prova escrita estão no edital e são definidos pelo professor-orientador da área ou sub-área de pesquisa.  Normalmente o edital contém dez temas para cada área ou sub-área de pesquisa, mas isso pode ser alterado pela comissão de seleção.  Um tema da área ou sub-área de pesquisa, entre os definidos no edital, é sorteado, tornando-se o tema da prova.
Os critérios de análise do currículo são definidos pela comissão de seleção e também constam no edital.  Candidatos estrangeiros não necessitam fazer a tradução de seus currículos, mas a documentação que os acompanha deve ser traduzida para o português.
A duração da prova escrita é de três horas e deve ser redigida em português.
A nota final obtida no processo seletivo é formada do seguinte modo:
No caso de empate, a reclassificação será feita de acordo com o determinado pela Comissão de Seleção, mas critérios de desempate frequentemente envolvem a nota obtida na prova escrita, a nota obtida na prova de títulos e a idade do candidato.
Candidatos estrangeiros têm a possibilidade de ingressar no PPGESPA através da parceria da UFAC com o grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB).  Detalhes sobre essa possibilidade e sobre o GCUB em http://www.grupocoimbra.org.br
O PPGESPA não garante bolsas de estudo. Se existirem bolsas de estudo disponíveis, a aprovação e a distribuição de cotas obedecerá aos critérios definidos pela comissão de bolsas de estudo.
Para maiores esclarecimentos, por favor, entre em contato conosco pelo email ppgespa@gmail.com
Informações gerais sobre o exame de seleção do Programa de Pós-Graduação em Sanidade e Produção Animal Sustentável na Amazônia Ocidental - PPGESPA.
Nota final = [(7 x nota prova escrita) + (3 x nota análise de currículo)] / 10
Etapa 1: Prova escrita (nota mínima: 5,0). Etapa classificatória e eliminatória. A prova é sobre um tema relacionado à área escolhida pelo candidato no preenchimento do requerimento de inscrição presente no edital. Peso: 7

Etapa 2: Análise do currículo. Etapa classificatória. O currículo do candidato é analizado considerando-se apenas os cinco anos anteriores a data de publicação do edital de seleção do PPGESPA. Peso: 3
A comissão de seleção