PROJETOS DE EXTENSÃOS
Karapa’nã - Revista de Ciências Sociais
https://substack.com/@karapanasociaisufac
A Carapanã pode ser encontrada em diversos lugares, consequentemente perturbando diversas pessoas. Os atos de pertubação do mosquito ocorrem atraves de seus zumbidos - barulho incomodo - e ferroadas, o que gera desconforto às pessoas. Tal como a carapanã, as Ciênciais Sociais incomodam. Seu olhar, ora de sobrevôo, ora de rasante, percorre toda parte. Sua presença é disruptiva, tira as pessoas de seu conforto, do automatismo, desperta consciências.
Karapa’nã - Revista de Ciências Sociais é um projeto de extensão que buscar criar um espaço digital para produções escritas e audiovisuais de estudantes, docentes e comunidade do curso. A revista, publicada como newsletter - ou seja, assinada por e-mail ou acessada pelo site - trará pequenos artigos, crônicas, notícias, contos, poemas, relatos, e produtos áudiovisuais sobre temas de interesse contemporâneo, a partir de uma perspectiva das Ciências Sociais.
A revista é gerida por uma comissão editorial formada por estudantes, que se reunem periodicamente, discutindo pautas, revisando cada artigo, investigando novos temas, capturando elementos do cotidiano e aprimorando suas técnicas de escrita e pesquisa.
Textos curtos, para uma leitura ágil, informativa e divertida. Talvez um pouco incômoda. Como uma boa carapanã.

_________________________________________________________________________________________________________________________
CINECLUBE- CIÊNCIAS SOCIAIS
Em 2022, o curso de Ciências Sociais da Ufac implementa seu Cineclube. Trata-se de uma Ação de Extensão, voltada a abrir um espaço regular para a comunidade ter acesso a produções audiovisuais que não circulam costumeiramente no circuito comercial, com curadoria realizada por docentes e estudantes do curso. Após a exibição de cada obra, é realizado um debate, de modo a enriquecer a experiência e permitir a troca de impressões e questões suscitadas no público.
O projeto do Cineclube das Ciências Sociais é realizado pelo edital Proex 01/2022, com apoio da Adufac, e emite certificado com assinatura das listas de presença que circulam a cada sessão.
O primeiro ciclo do Cineclube foi coordenado pela professora Sabrina Areco, e foi dedicado à obra de Eduardo Coutinho, com a exibição semanal dos documentários “Cabra marcado para morrer” (1984), “A família de Elizabeth Teixeira” (2013), “Santo Forte” (1999) e “Peões” (2004), exibidos no mês de julho de 2022. Eduardo Coutinho é um dos mais importantes documentaristas brasileiros contemporâneos, cujos documentários em formato “cinema-conversa” oferecem mirada única sobre as questões sociais que aborda – vias campesinas, religiosidade popular, o universo sindical metalúrgico – a partir dos depoimentos de personagens marcantes.
EDUARDO COUTINHO
O segundo ciclo é coordenado pela professora Ana Fiori, dedicado à obra da documentarista Maria Augusta Ramos. Entre os meses de setembro e novembro de 2022, com a exibição quinzenal dos documentários “Justiça” (2004), “Juízo” (2007), “Futuro Junho” (2015) e “O processo” (2018). Pelas lentes de Maria Ramos, o ciclo irá debater os cotidianos do sistema judiciário brasileiro, dos tratamentos a menores infratores, perspectivas de trabalhadores às vésperas da Copa do Mundo do Brasil de 2014 e os meandros do processo de impeachment de Dilma Rousseff em 2016. Se o ciclo anterior se encerra com a eleição de Lula à presidência e a ascensão do Partido dos Trabalhadores ao governo, este ciclo acompanha o período posterior, até os fatídicos eventos de 2016, em uma abordagem cinematográfica distinta.
MARIA AUGUSTA RAMOS

60 ANOS DO GOLPE EMPRESARIAL-MILITAR NO BRASIL


_________________________________________________________________________________________________________________________
CENTRO E PERIFERIA - CIRCULAÇÃO E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO

_________________________________________________________________________________________________________________________
Educação para quê? Ciências Sociais e Educação: diálogos urgentes e reflexões pertinentes – setembro a dezembro de 2020
O curso livre Educação para quê? Ciências Sociais e Educação: diálogos urgentes e reflexões pertinentes foi coordenado e organizado pelas Profas Dras Luci Praun e Ana Letícia de Fiori, no esteio do início das atividades da habilitação em Sociologia do curso de Ciências Sociais da Ufac (com a primeira turma de ingressantes em 2018), mas com abrangência nacional, no contexto das atividades remotas durante a pandemia de Covid-19.
O curso livre encontra-se organizado a partir de 12 aulas, todas desenvolvidas em formato de lives e estruturadas em torno de três módulos. A cada aula, um ou dois professores e professoras, pesquisadores na intersecção entre Ciências Sociais e Educação, foram convidados a contribuir a partir de temas e abordagens específicos. No total, além das duas professoras organizadoras, participaram 17 convidados, de 13 instituições distribuídas pelas cinco regiões do Brasil.
Mais de 100 participantes que se inscreveram e assinaram as listas de presença, divulgadas a cada aula/live, receberam certificação de participação. Além das aulas/lives, foram compartilhados arquivos com leituras sugeridas para cada encontro, bem como planejamentos, com sínteses das leituras, roteiros e perguntas mobilizadoras, preparados pelas professoras organizadoras, que compuseram o material didático do curso.
As aulas/lives continuam disponíveis para acesso no canal do Youtube, com centenas de acessos.
MÓDULO I - EDUCAÇÃO COMO OBJETO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Aula /Live 1 –Educação e Sociedade
https://www.youtube.com/live/Ng2NZywfLfY?si=Z0HiVEiDaGoTDuO7 (Parte 1)
https://www.youtube.com/live/BhmAbzsVTeQ?si=2jmc1p2LhOfm2Rqq (Parte 2)
Ana Letícia de Fiori (Ufac)
Luci Praun (Ufac)
Aula /Live 2 – Educação e Desigualdades: contribuições da sociologia crítica
https://www.youtube.com/live/UYLm63J22FI?si=fefrMXkxdGxXPtrP
Professora Convidada: Tábata Berg (UFV)
Aula /Live 3 – Educação: contribuições da antropologia
https://www.youtube.com/live/FPfjpHDv1UA?si=PN0DrVfPKd0b1ikv
Professor Convidado:
Amurabi Oliveira (UFSC)
Aula /Live 4 – Neoliberalismo e Educação
https://www.youtube.com/live/E655TtAzJdc?si=TS-Q-2b1WlH2e-7F
Professora Convidada:
Carolina Catini (Unicamp)
MÓDULO II - EDUCAR PARA QUÊ?
Aula /Live 5 – Educar para concepções múltiplas de conhecimento
https://www.youtube.com/live/3bL5TAz-ju4?si=GAer50MYon_0V7JR
Professores Convidados:
Leandro Durazzo (UFRN)
Izi Ferro (USP)
Aula /Live 6 - Educar para descolonizar o pensamento
https://www.youtube.com/live/5CjrSDA22zc?si=O7LNn7MAR1yzG3As
Professores Convidados:
Daniel Pansarelli (UFABC)
Roger Quadros (Rede de Ensino de SP)
Aula /Live 7 – Educar para corpos e afetos autônomos
https://www.youtube.com/live/Y8ZBHjUXty0?si=B3jjotxMAZYsbYCn
Professores convidados:
Bernardo Fonseca Machado (Unicamp)
Mariane Pisani (UFT)
Aula /Live 8 - Educar para humanizar, socializar e singularizar
https://www.youtube.com/live/9nQIpDkV3PM?si=Meyc-7hTk4XPDMpR
Professor Convidado:
Caio Antunes (UFG)
Aula /Live 9 – Educar para novas juventudes, linguagens e tecnologias
https://www.youtube.com/live/IQfCbJeB3r0?si=YoaBe9iJUNWbPJKm
Professor Convidado:
Alexandre Barbosa Pereira (Unifesp)
Aula /Live 10 – Educar para uma escola e uma educação antirracistas
https://www.youtube.com/live/CcdaeJppvSw?si=SSwt9aqGbH5iT854
Professoras convidadas:
Jacqueline Moraes Teixeira (FE USP)
Marina Carvalho (Ufac)
MÓDULO III – CONSTRUINDO CAMINHOS POSSÍVEIS
Aula /Live 11 - Educar para transgredir – processos de subjetivação e resistência
https://www.youtube.com/live/4Oyoaiq0gKY?si=-HvY6-j79jgjC3_p
Professoras convidadas:
Suzi Piza (UFABC)
Silvana Nascimento (USP)
Aula /Live 12 - Construindo um projeto de educação: velhas e novas questões.
https://www.youtube.com/live/ouk_XYDnVyI?si=o8evPHXUb4xIxegS
Maria Gorete de Souza (MST Maranhão)
Joaquim Paulo de Lima Caxinawá (Ufac)
