Letras: Francês
O curso de Letras/Francês (licenciatura) tem como propósito o ensino de francês como língua estrangeira e o ensino de literaturas de língua francesa. Os graduandos recebem a devida capacitação para o ensino de francês e suas literaturas na educação básica. Para tanto, o curso se volta às metodologias de ensino, à teoria linguística em língua francesa, aos estudos culturais ligados à língua francesa e às culturas de países francófonos.
Assim, a formação em língua francesa busca a inserção do graduando na realidade atual do mundo globalizado quanto à utilidade da língua francesa como código linguístico e cultural nas mais diversas expressões humanas, sejam elas sociais, políticas, econômicas, ecológicas, filosóficas, antropológicas etc.
Espera-se que o egresso de Letras/Francês tenha um perfil que integre formação teórica e prática em consonância com os avanços nas grandes áreas de estudo do curso (linguística, francês/língua estrangeira, literaturas) e que lhe permita contribuir para a difusão e melhoria do ensino de Francês e suas literaturas. Ele deve estar capacitado para produzir conhecimento científico nos campos de linguística e literatura, com habilidade de reflexão crítica adequada à tríade ensino, pesquisa e extensão.
Além da aquisição da base específica, o profissional desse curso deve ter autonomia e independência para transitar, interdisciplinarmente, em áreas afins. Espera-se, ainda, que seja comprometido com a responsabilidade social e com a prática docente, sabendo, no que tange à prática, aliar os conhecimentos específicos consolidados no curso a um trabalho de desenvolvimento da formação continuada.
Campo de atuação
As diretrizes curriculares para os cursos de Letras preconizam que o graduado em Letras, tanto em língua materna quanto em língua estrangeira clássica ou moderna, deve ser identificado por múltiplas competências e habilidades adquiridas durante sua formação acadêmica convencional, teórica e prática, ou fora dela.
Dessa forma, o curso de Letras/Francês oferece a oportunidade de aprofundar os estudos em diversos domínios da língua francesa, bem como propicia a aquisição de competências úteis para atuar em várias áreas profissionais. O graduado pode ser professor de Francês e de Literatura Francesa. Ele pode, também, atuar em domínios que busquem profissionais com competências adquiridas nesse tipo de curso, como tradução, editoração e revisão de texto, pesquisa e assessoria.
Vagas anuais: 50
Duração: 4 anos
Horário: vespertino