Letras: Português
O objetivo do curso de Letras/Português (licenciatura) é formar um profissional interculturalmente competente, consciente de seu papel social e de suas relações com outros sujeitos. Possibilita-se ao egresso do curso reflexão sobre a linguagem, temas e questões relativas à investigação linguística e literária.
Pretende-se capacitá-lo a lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, seja na modalidade oral ou escrita. Assim, ele deve dominar o uso da língua portuguesa, em se tratando de sua estrutura, funcionamento e manifestações artísticas, além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais.
Nesse sentido, o curso oportuniza ao estudante uma análise crítica sobre a literatura e sobre a linguagem como fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico. Espera-se que ele compreenda sua formação profissional como processo contínuo e autônomo; tenha domínio dos conteúdos que são objeto dos processos de ensino e aprendizagem na educação básica, bem como domínio de métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição dos conhecimentos para os diferentes níveis de ensino.
O resultado do processo de aprendizagem deve ser a formação de profissional que, além da base específica consolidada, esteja apto para atuar, interdisciplinarmente, em áreas afins. Deve ter, também, a capacidade de resolver problemas, tomar decisões, trabalhar em equipe e se comunicar dentro da multidisciplinaridade dos diversos saberes que compõem a formação universitária em Letras/Português.
Campo de atuação
O profissional formado em Letras/Português está apto para exercer a docência nas áreas de língua portuguesa, literatura e redação, nos ensinos fundamental e médio, seja em escolas públicas ou particulares. Ele pode atuar em cursos preparatórios para exames seletivos, em cursos profissionalizantes e superiores. Como profissional liberal, pode ministrar cursos em empresas industriais, comerciais e em outras instituições.
Além disso, pode ser redator, revisor de texto ou copidesque, trabalhando para jornais on-line ou impressos, editoras, órgãos públicos ou privados que necessitem publicar materiais diversos de divulgação e comunicação. Pode, ainda, assessorar na produção de programas de TV, rádio e programas computacionais que visem ao ensino da língua e das literaturas lusófonas, bem como atuar na composição artística de histórias e personagens de ficção em diferentes mídias.
Vagas anuais: 50
Duração: 4 anos
Horário: vespertino