Geografia (licenciatura)
O curso de Geografia (licenciatura) objetiva formar profissionais capazes de representar e interpretar a realidade de forma crítica e com competência científica para organizar, produzir e transmitir conhecimento.
O licenciado em Geografia, na docência, deve contribuir para a formação de indivíduos críticos, que compreendam questões produtoras das dinâmicas territoriais locais. Seu perfil é dinâmico, reflexivo e competente no domínio do conhecimento geográfico e no compromisso com a sociedade. Como professor, deve ser um pensador do ensino que interaja no exercício docente. A realidade vivida dentro e fora da sala de aula é como seu ambiente de trabalho, mas também de reflexão de sua prática e de produção de saberes.
A graduação em Geografia possibilita ao futuro professor, além do domínio de saberes específicos de sua área e áreas afins (com uma visão ampla e fundamentada da ciência geográfica e do trabalho docente), a chance de orientar suas escolhas e decisões profissionais pela ética, pela diversidade cultural e pela superação de preconceitos. Desse modo, ele tem a oportunidade de relacionar criticamente o campo teórico-metodológico da geografia com o fazer e pensar pedagógico, em análise permanente de sua atuação profissional e das práticas escolares.
Campo de atuação
O campo de atuação profissional do licenciado em Geografia abrange órgãos públicos ou privados, instituições de pesquisa e ensino. Ele pode atuar como professor de Geografia do ensino fundamental, médio e superior, com campo de ação que envolve, além da regência de classe, atividades como elaboração de projetos de ensino, preparação, acompanhamento e avaliação de atividades extraclasse, entre outras. Pode, ainda, assumir função de diretor e coordenador de estabelecimentos de ensino públicos ou privados.
Vagas anuais: 50
Duração: 4 anos
Horário: matutino*