Você está aqui: Página Inicial > Conselho Universitário > Edital de eleição para o mandato 2018 - CONSU

Ufac publica edital para eleição do Conselho Universitário

por Ascom02 publicado 18/10/2017 16h01, última modificação 13/09/2018 11h06

A Universidade Federal do Acre (Ufac) publicou, nessa quarta-feira, 18, edital com regras para realização das eleições dos membros internos e externos que irão compor o Conselho Universitário para o mandato de 2018. Deverão ser eleitos representantes, titulares e suplentes dos órgãos integradores e unidades especiais da Ufac: docentes, discentes e técnico-administrativos, além da comunidade externa. A eleição para cada segmento obedece a critérios diferentes.

Na categoria docente, os membros representantes deverão ser escolhidos em assembleias de centros e reuniões de colegiados de cursos, convocadas especificamente para essa finalidade, com a presença de quorum mínimo de 50% mais um de seus membros.

Poderão se candidatar todos os docentes efetivos, lotados nos respectivos centros, que estejam em pleno exercício de suas atividades acadêmicas. A data limite para o envio das atas — devidamente aprovadas e assinadas, com a indicação dos membros titulares e suplentes, representantes docentes dos centros acadêmicos e colegiados de cursos — é o dia 20 de novembro de 2017.

Entre os discentes, a escolha se dará por voto direto e secreto de todos os alunos. Poderão concorrer à representação discente alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação (cursando, no mínimo, três disciplinas no período letivo). A votação para escolha dos representantes será realizada dia 5 de dezembro, das 8h às 21h.

Processo similar ocorrerá para escolha dos representantes da categoria dos técnico-administrativos, que também serão eleitos através de voto direto e secreto. Nesse caso, os interessados deverão se inscrever na Secretaria do Órgão dos Colegiados Superiores, localizada no Centro de Convenções, segundo piso, em frente ao Teatro Universitário, no período de 18 de outubro a 1 novembro, das 8h às 12h e das 14h às 17h, com o preenchimento de formulário próprio, indicando titular e respectivo suplente. As candidaturas de Cruzeiro do Sul poderão ser realizadas via internet, indicando titular e respectivo suplente, pelo e-mail ocs.ufac@gmail.com.

A comunidade externa também terá direito de votar e ser votada. São quatro vagas para titulares e suplentes. As entidades representativas da sociedade civil deverão representar movimentos sociais e populares organizados, sociedades científicas e conselhos de classe. As inscrições para os interessados estarão abertas de 18 de outubro a 3 de novembro. Poderão se candidatar entidades legalmente constituídas há mais de três anos. A eleição será no dia 5 de dezembro, das 14h às 18h, no auditório Carlos Alberto Simão Antônio, localizado no segundo piso do Centro de Convenções da Ufac.

Os representantes dos órgãos integradores e das unidades especiais serão escolhidos em reunião específica para tal fim, havendo referência nominal constada na ata da referida reunião.

Os editais para eleição de membros internos e membros externos, bem como as fichas de inscrição para discentes e técnico-administrativos estão disponíveis on-line.

Edital para Membros Internos

Retificação ao Edital para Membros Internos (Retificado em: 31/10/2017)

Edital para Membros Externos

Ficha de Inscrição Discentes