Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Proex realiza ações em combate ao vírus da zika na Ufac

Proex realiza ações em combate ao vírus da zika na Ufac

por Ascom-01 publicado 16/03/2016 08h58, última modificação 16/03/2016 08h58

A primeira ação em combate ao vírus da zika ocorreu no dia 19 de fevereiro, às 8h30, no Teatro Universitário, campus sede da Universidade Federal do Acre (Ufac), e contou com a exibição de vídeos explicativos e com uma palestra proferida pelo professor Ricardo Rocha, doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), com área de concentração em epidemiologia.

O professor trabalha na Secretaria Estadual de Saúde, na vigilância epidemiológica e na área técnica de vigilância de dengue. Estiveram presentes vários servidores e alunos. Dessa palestra, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) montou um vídeo que passou a ser usado como método educativo para demais ações. O vídeo está no canal da Ufac no YouTube.

No mesmo dia, a Proex integrou a campanha nacional em combate ao ‘Aedes aegypti’, participando de mobilização na escola estadual José Sales, no Conjunto Universitário, que contou com a presença do vice-presidente da República, Michel Temer, e do governador Tião Viana.

Outra ação em combate ao vírus da zika, no campus sede da Ufac, ocorreu no dia 23 de fevereiro. A campanha consistiu na distribuição de panfletos informativos nos pontos de ônibus e em pontos estratégicos da universidade, a partir das 7h30. Servidores e alunos da instituição foram convidados a participar do ato.

Campanha em escolas públicas

“Agora que nós já tivemos a palestra e iniciamos a distribuição dos panfletos, precisamos aumentar nosso alcance, abranger todos os estudantes e a comunidade externa”, afirmou o pró-reitor de Extensão e Cultura, Enock Pessoa. “A universidade vai procurar combater as doenças transmitidas pelo ‘Aedes aegypti’ por meio da educação.”

Assim, a outra etapa da campanha foi estender as palestras educativas e a distribuição de panfletos informativos às escolas públicas de Rio Branco. A primeira a receber a ação da Proex foi a escola pública estadual Berta Vieira, no dia 26 de fevereiro. A campanha em combate ao vírus da zika ocorreu no lançamento do curso de extensão Juventude e Cidadania, do Colégio de Aplicação (CAP). Foram distribuídos panfletos e foi realizada uma pequena palestra explicativa para os alunos.

Em seguida, a escola estadual Padre Diogo Feijó também recebeu a campanha. A ação ocorreu no dia 2 de março, pela manhã, e foi coordenada por servidores da Proex. Durante a ação, foi exibido um vídeo produzido pela Proex com a palestra ministrada pelo professor Ricardo Rocha. Foram distribuídos, também, panfletos informativos sobre as doenças transmitidas pelo ‘Aedes aegypti’. Depois, a pró-reitoria mapeou diversas outras escolas públicas que possam receber, em breve, a ação.

Ação no campus Floresta

Concomitantemente ao trabalho realizado na escola Diogo Feijó, foi realizada, ainda, uma ação informativa no campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, coordenada pelo próprio pró-reitor de Extensão e pela diretora de Arte, Cultura e Integração Comunitária, Lucicléia Barreto Queiroz.

O evento no Juruá ocorreu entre os dias 29 de fevereiro e 2 de março e teve como objetivo conscientizar professores e alunos, além de deixar material informativo para distribuição em diversos pontos do campus e da cidade. A professora Marta, do curso de Biologia do campus Floresta, está encaminhando projeto de combate ao vírus da zika à Proex.

Parceria com a Prefcam

Dando continuidade aos trabalhos, a Proex, em parceria com a Prefeitura do Campus (Prefcam), de Rio Branco, tem realizado diversas ações de limpeza na universidade, recolhendo lixo e possíveis criadouros do mosquito. Para o prefeito do campus, Sérgio Costa, essa ação deve ser contínua e eficaz.

“Temos treinado nossas equipes para eliminar qualquer possível foco do mosquito. Temos recolhido o lixo, com limpeza nas proximidades dos quiosques e nas beiras dos lagos, para evitar que a comunidade acadêmica fique vulnerável a doenças”, disse Costa.

O último mutirão em combate ao ‘Aedes aegypti’ ocorreu na última sexta-feira, 11 de março. Além das ações já realizadas, a Proex vem aliando as mobilizações de combate ao mosquito com eventos de vários outros projetos de extensão. Em todos os eventos promovidos pela Proex, estão sendo distribuídos panfletos informativos. A campanha também vem sendo ampliada nas redes sociais, divulgada no site da Ufac e também em diversos veículos de comunicação do Acre.

Confira links de matérias sobre o combate ao vírus da zika na Ufac:

Combate ao vírus da zika é destaque em evento no Teatro Universitário

Ação antizika é levada à escola Diogo Feijó

Proex realiza 2ª etapa de mobilização antizika

Ufac realiza a segunda etapa da campanha contra o zika vírus em Rio Branco

Postado em: 16/3/2016