Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Delegação do mestrado em Letras participa de congressos no Peru
conteúdo

padrao

Delegação do mestrado em Letras participa de congressos no Peru

publicado: 21/08/2017 16h34, última modificação: 21/08/2017 16h34

Delegação acadêmica do mestrado em Letras: Linguagem e Identidade da Universidade Federal do Acre (Ufac) apresentou, de 2 a 12 de agosto, trabalhos em três eventos em Lima, no Peru: o 2º Congresso Internacional de Literatura Latino-Americana, o 1º Congresso Latino-Americano de Tradição Oral e o 7º Congresso Internacional de Estudantes de Literatura (Conelit).

O grupo foi composto por seis estudantes, pelos professores Marcello Messina e Hélio Rodrigues da Rocha, que reside em Porto Velho, com a participação da professora Suerda Mara Monteiro Vital Lima, egressa do mestrado.

Segundo Messina, essa participação é um passo importante para ampliar a aproximação com as fronteiras bolivianas e peruanas. “Podemos nos dedicar a esses diálogos, sem necessariamente sermos obrigados a viajar milhares de quilômetros, gastando grandes somas de dinheiro com passagens caras, para disseminar nossa pesquisa nos centros econômicos e políticos do Brasil”, disse. 

A mestranda Letícia Porto participou do Congresso de Tradição Oral e do Conelit e diz que a experiência a ajudará a desenvolver melhor sua pesquisa no curso. “Foi a primeira vez que participei de um evento assim e foi uma experiência gratificante falar um pouco sobre as temáticas com as quais me identifico”, contou.

Já Carlos David Larraondo apresentou duas comunicações no Congresso de Literatura Latino-Americana. Ele relata que teve a oportunidade de conhecer estudos culturais e literários de diversos lugares da América Latina. “Pude entrar em contato com escritos latino-americanos que não conhecia e entender as diferentes metodologias, abordagens e objetos de estudos que são de interesse da comunidade acadêmica da nossa América Latina. Foram dias de grande aprendizado”, comemorou. 

O mestrando Jaidesson Peres foi integrante da mesa que debateu poéticas orais e história latino-americana, junto com o professor Hélio Rocha e a colega de curso Lays Emmanuelle Viéde. Peres apresentou um estudo a respeito da obra do poeta amazonense Thiago de Mello. 

“A Amazônia, tanto no Brasil como no Peru, ainda é tratada como região periférica, e a expressão poética de Thiago de Mello está intimamente ligada à Amazônia”, comentou o estudante. “Busquei mostrar o compromisso desse poeta, que alcançou reconhecimento nacional contra a marginalização da região e a destruição ambiental.” 

Confira a lista dos trabalhos apresentados e seus autores.