Você está aqui: Página Inicial > Menu > Corpo Discente
conteúdo

Corpo Discente

por PPGPEH publicado 08/02/2022 08h56, última modificação 08/12/2024 16h26

Turma 2024

Nomes

Projeto de pesquisa

Orientação

01

Adriana Silva de Borba Brito

Educação inclusiva: o Ensino de História no CEJA

Veronica Aparecida Silveira Aguiar

02

Célia Santos da Silva

O Ensino de História e as linguagens da cultura popular das Amazônias: diálogos com o Grupo Marupiara Jabuti-Bumbá

Teresa Almeida Cruz

03

Deise de Souza Bezerra

Ensino de História: entre discursos da experiência pedagógica nos anos finais da rede estadual do Ensino Fundamental na distorção idade/série em Porto Acre de 2020 a 2024

Nedy Bianca Medeiros de Albuquerque

04

Francirglei Rocha de França

Ensina teu filho a andar: uma abordagem em relação a escola como local da (in)tolerância religiosa a partir da Escola Santo Antônio II

Nedy Bianca Medeiros de Albuquerque

05

Francisco das Chagas Martins Lopes

O atendimento educacional especializado (AEE) na perspectiva da educação para o século XXI: possibilidades de um ensino outro de História

Sérgio Roberto Gomes de Souza

06

Jadson da Silva Bernardo

O Ensino de História e as narrativas por perspectivas outras: o golpe civil-militar de 1964 no Acre

Francisco Bento da Silva

07

Jefter da Cunha Nascimento

Escola Museu – Colégio Estadual Barão do Rio Branco - Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória. (2017-2025

Eduardo Silveira Netto Nunes

08

Lena de Araújo Pontes

Currículo Escolar, sequência didática e o Ensino de História nos anos finais do Fundamental, na capital acreana (2022 a 2023)

Flavia Rodrigues Lima da Rocha

09

Rayanderson Lima de Oliveira

O Mangá como material pedagógico para valorização da cultura africana e afro-brasileira no Ensino de História

Flavia Rodrigues Lima da Rocha

Turma 2023

 

Nomes

Projetos de pesquisa

orientação

01

José Arimatéia Souza da Cunha

A Lei 10.639/2003, vinte anos depois. O papel do Estado do Acre, através da SEE na formação de professores e aplicabilidade prática da Lei nas escolas públicas (2010-2020).

Teresa Almeida Cruz

 02

Macileudo da Costa Lima

Do “centro” à “periferia”: O processo de urbanização do bairro Calafate (anos de 1970 a 2023), os caminhantes, os espaços de memórias e o Ensino de História

Francisco Bento da Silva

03

Cosmo Araújo e Araújo

A História local no Ensino de História

Sérgio Roberto Gomes de Souza

04

Maycon Wesley Lima da Silva

Desafios e Perspectivas do Acesso dos Estudantes à Biblioteca Pública Central de Rio Branco, Acre: Uma Análise no Ensino de História (2012 até 2023)

Veronica Aparecida Silveira Aguiar

05

Maria Raimunda dos S. Rodrigues 

Racismo no ambiente escolar: desconstrução, uma urgência

Nedy Bianca Medeiros Albuquerque

06

Fabiana Dias dos Santos

Currículo de História dos anos iniciais do Ensino Fundamental- documento mobilizador do conhecimento: Alicerces teóricos e o conhecimento a ser produzido em sala de aula.

Tânia Mara Rezende Machado

07

Jair Gomes Fiesca Junior

O ensino da cultura afro-brasileira: implementação da lei 10.639 e 11.645

Teresa Almeida Cruz

08

Rivania Nogueira de Oliveira

Migração nordestina: memórias de um tempo – seringueiros e seringueiras durante o Segundo Ciclo da Borracha

Sérgio Roberto Gomes de Souza

09

Uitalo Lira de Almeida 

A Diáspora do tráfico negreiro: novas abordagens, novas metodologias para o Ensino De História (XVI Até Meados Do Século XIX)

Eduardo Silveira Netto Nunes

10

Sarlene Oliveira Brito

O ensino de história nas escolas rurais de Brasiléia-Acre: Na Reserva Extrativista Chico Mendes no ensino fundamental II.

Eduardo Silveira Netto Nunes

11

Raquel Diomara da Silva

Hip Hop e o Rap como a identidade do “eu” e a visão sobre a BRASIL/ACRE/ESCOLA

Nedy Bianca Medeiros Albuquerque

 

Turma 2022

 

Nomes

Projetos de pesquisa

orientação

01

Felipe Gomes Zanon

No túmulo da História: religios(idade)(s) no ensino confessional acri(anos) em fins do século XXI

Drª. Verônica Silveira Aparecida Aguiar

02

Francisca Janaina Silva de Souza

Ditadura Civil – Militar no Acre: memória, esquecimento e silenciamento no Ensino de História

Dr. Sérgio Roberto Gomes de Souza

03

Raíza Lira da Silva

Narrativas históricas no Ensino de História: ausências e silenciamentos de mulheres e indígenas nos escritos sobre a Amazônia acreana (1880-1910)

Dr. Sérgio Roberto Gomes de Souza

04

Ângela Maria Alves de Paula

Gênero, história e memória: representações femininas do passado de mulheres nos seringais de Xapuri - AC

Dr. Eduardo Silveira Netto Nunes

05

Antonio Marcos Miranda Barros

A presença/ausência das questões étnico-raciais no CRUA de história

Dr. Tânia Mara Rezende Machado

06

Dacizete Freitas do Nascimento

A invisibilidade do negro no livro didático de História do 9º ano: Atividades pedagógicas e valorização da participação afrodescentes na construção da história do Brasil República

Drª. Teresa Almeida Cruz

07

Higor Vieira de Araujo

(Des)usos do YouTube: conteúdos históricos, docentes e discentes na escola Elozira dos Santos Tomé (2022/2023)

Drª. Nedy Bianca Medeiros de Albuquerque

08

Luiz Roberto de Oliveira Lima

 Ensino de História e literatura: a História do Acre retratada no romance A Represa, romance da Amazônia

Dr. Francisco Bento da Silva

 

Turma 2020

 

Nomes

Projeto de pesquisa

Orientação

01

Antônio Maicon Batista Bezerra

Os lugares de memória no Ensino de História: A (re)produção do discurso de “acreanidade” no Acre (1999-2018)

Dr. Sérgio Roberto Gomes de Souza

02

Alfério de Andrade Farias

Relatos de professores de História sobre Ensino Remoto na pandemia da Covid-19 em escolas públicas da Baixada do Sol

Drª. Francielle Maria Modesto Mendes

03

Ana Cláudia Souza de Oliveira

A história que a história não conta: o samba-enredo da Estação Primeira de Mangueira e o papel de negros, indígenas e mulheres na construção da sociedade brasileira.

Drª. Teresa Almeida Cruz

04

Janaira Fidélis Caetano

Gênero e Ensino de História em uma escola pública de Rio Branco-Acre

Drª. Verônica Aparecida Silveira Aguiar

05

Thays Lima Cavalcante

História, Saberes Africanos e Ensino de História

Drª. Tânia Mara Rezende Machado

06

Wemefran Rocha de Souza

 Ensino Remoto da disciplina de História: um estudo realizado 9º ano da Escola Fundação Bradesco em Rio Branco-Acre.

Drª. Francielle Maria Modesto Mendes