Corpo Discente
Turma 2024
Nomes |
Projeto de pesquisa |
Orientação |
|
01 |
Adriana Silva de Borba Brito |
Educação inclusiva: o Ensino de História no CEJA |
Veronica Aparecida Silveira Aguiar |
02 |
Célia Santos da Silva |
O Ensino de História e as linguagens da cultura popular das Amazônias: diálogos com o Grupo Marupiara Jabuti-Bumbá |
Teresa Almeida Cruz |
03 |
Deise de Souza Bezerra |
Ensino de História: entre discursos da experiência pedagógica nos anos finais da rede estadual do Ensino Fundamental na distorção idade/série em Porto Acre de 2020 a 2024 |
Nedy Bianca Medeiros de Albuquerque |
04 |
Francirglei Rocha de França |
Ensina teu filho a andar: uma abordagem em relação a escola como local da (in)tolerância religiosa a partir da Escola Santo Antônio II |
Nedy Bianca Medeiros de Albuquerque |
05 |
Francisco das Chagas Martins Lopes |
O atendimento educacional especializado (AEE) na perspectiva da educação para o século XXI: possibilidades de um ensino outro de História |
Sérgio Roberto Gomes de Souza |
06 |
Jadson da Silva Bernardo |
O Ensino de História e as narrativas por perspectivas outras: o golpe civil-militar de 1964 no Acre |
Francisco Bento da Silva |
07 |
Jefter da Cunha Nascimento |
Escola Museu – Colégio Estadual Barão do Rio Branco - Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória. (2017-2025 |
Eduardo Silveira Netto Nunes |
08 |
Lena de Araújo Pontes |
Currículo Escolar, sequência didática e o Ensino de História nos anos finais do Fundamental, na capital acreana (2022 a 2023) |
Flavia Rodrigues Lima da Rocha |
09 |
Rayanderson Lima de Oliveira |
O Mangá como material pedagógico para valorização da cultura africana e afro-brasileira no Ensino de História |
Flavia Rodrigues Lima da Rocha |
Turma 2023
|
Nomes |
Projetos de pesquisa |
orientação |
01 |
José Arimatéia Souza da Cunha |
A Lei 10.639/2003, vinte anos depois. O papel do Estado do Acre, através da SEE na formação de professores e aplicabilidade prática da Lei nas escolas públicas (2010-2020). |
Teresa Almeida Cruz |
02 |
Macileudo da Costa Lima |
Do “centro” à “periferia”: O processo de urbanização do bairro Calafate (anos de 1970 a 2023), os caminhantes, os espaços de memórias e o Ensino de História |
Francisco Bento da Silva |
03 |
Cosmo Araújo e Araújo |
A História local no Ensino de História |
Sérgio Roberto Gomes de Souza |
04 |
Maycon Wesley Lima da Silva |
Desafios e Perspectivas do Acesso dos Estudantes à Biblioteca Pública Central de Rio Branco, Acre: Uma Análise no Ensino de História (2012 até 2023) |
Veronica Aparecida Silveira Aguiar |
05 |
Maria Raimunda dos S. Rodrigues |
Racismo no ambiente escolar: desconstrução, uma urgência |
Nedy Bianca Medeiros Albuquerque |
06 |
Fabiana Dias dos Santos |
Currículo de História dos anos iniciais do Ensino Fundamental- documento mobilizador do conhecimento: Alicerces teóricos e o conhecimento a ser produzido em sala de aula. |
Tânia Mara Rezende Machado |
07 |
Jair Gomes Fiesca Junior |
O ensino da cultura afro-brasileira: implementação da lei 10.639 e 11.645 |
Teresa Almeida Cruz |
08 |
Rivania Nogueira de Oliveira |
Migração nordestina: memórias de um tempo – seringueiros e seringueiras durante o Segundo Ciclo da Borracha |
Sérgio Roberto Gomes de Souza |
09 |
Uitalo Lira de Almeida |
A Diáspora do tráfico negreiro: novas abordagens, novas metodologias para o Ensino De História (XVI Até Meados Do Século XIX) |
Eduardo Silveira Netto Nunes |
10 |
Sarlene Oliveira Brito |
O ensino de história nas escolas rurais de Brasiléia-Acre: Na Reserva Extrativista Chico Mendes no ensino fundamental II. |
Eduardo Silveira Netto Nunes |
11 |
Raquel Diomara da Silva |
Hip Hop e o Rap como a identidade do “eu” e a visão sobre a BRASIL/ACRE/ESCOLA |
Nedy Bianca Medeiros Albuquerque |
Turma 2022
|
Nomes |
Projetos de pesquisa |
orientação |
01 |
Felipe Gomes Zanon |
No túmulo da História: religios(idade)(s) no ensino confessional acri(anos) em fins do século XXI |
Drª. Verônica Silveira Aparecida Aguiar |
02 |
Francisca Janaina Silva de Souza |
Ditadura Civil – Militar no Acre: memória, esquecimento e silenciamento no Ensino de História |
Dr. Sérgio Roberto Gomes de Souza |
03 |
Raíza Lira da Silva |
Narrativas históricas no Ensino de História: ausências e silenciamentos de mulheres e indígenas nos escritos sobre a Amazônia acreana (1880-1910) |
Dr. Sérgio Roberto Gomes de Souza |
04 |
Ângela Maria Alves de Paula |
Gênero, história e memória: representações femininas do passado de mulheres nos seringais de Xapuri - AC |
Dr. Eduardo Silveira Netto Nunes |
05 |
Antonio Marcos Miranda Barros |
A presença/ausência das questões étnico-raciais no CRUA de história |
Dr. Tânia Mara Rezende Machado |
06 |
Dacizete Freitas do Nascimento |
A invisibilidade do negro no livro didático de História do 9º ano: Atividades pedagógicas e valorização da participação afrodescentes na construção da história do Brasil República |
Drª. Teresa Almeida Cruz |
07 |
Higor Vieira de Araujo |
(Des)usos do YouTube: conteúdos históricos, docentes e discentes na escola Elozira dos Santos Tomé (2022/2023) |
Drª. Nedy Bianca Medeiros de Albuquerque |
08 |
Luiz Roberto de Oliveira Lima |
Ensino de História e literatura: a História do Acre retratada no romance A Represa, romance da Amazônia |
Dr. Francisco Bento da Silva |
Turma 2020
|
Nomes |
Projeto de pesquisa |
Orientação |
01 |
Antônio Maicon Batista Bezerra |
Os lugares de memória no Ensino de História: A (re)produção do discurso de “acreanidade” no Acre (1999-2018) |
Dr. Sérgio Roberto Gomes de Souza |
02 |
Alfério de Andrade Farias |
Relatos de professores de História sobre Ensino Remoto na pandemia da Covid-19 em escolas públicas da Baixada do Sol |
Drª. Francielle Maria Modesto Mendes |
03 |
Ana Cláudia Souza de Oliveira |
A história que a história não conta: o samba-enredo da Estação Primeira de Mangueira e o papel de negros, indígenas e mulheres na construção da sociedade brasileira. |
Drª. Teresa Almeida Cruz |
04 |
Janaira Fidélis Caetano |
Gênero e Ensino de História em uma escola pública de Rio Branco-Acre |
Drª. Verônica Aparecida Silveira Aguiar |
05 |
Thays Lima Cavalcante |
História, Saberes Africanos e Ensino de História |
Drª. Tânia Mara Rezende Machado |
06 |
Wemefran Rocha de Souza |
Ensino Remoto da disciplina de História: um estudo realizado 9º ano da Escola Fundação Bradesco em Rio Branco-Acre. |
Drª. Francielle Maria Modesto Mendes |