Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Comunicado: Ascom-Ufac

Comunicado: Ascom-Ufac

por Ascom02 publicado 12/07/2013 07h45, última modificação 12/07/2013 07h56
Explicação sobre padronização jornalística para grafia de siglas

A Universidade Federal do Acre (Ufac) apresentou, na sexta-feira passada, 5, seu logotipo de identificação visual. Trata-se de um escudo ao lado do qual se lê o nome “Ufac”, a sigla da universidade acriana. O brasão da Ufac, que permanece em comunicações oficiais, é composto por letras maiúsculas que formam o nome da instituição. Já o logotipo segue a regra de uso de siglas registrada em vários manuais de redação de jornais impressos e demais órgãos de imprensa.

Segundo essa regra, siglas formadas e partir de quatro letras que constituem uma palavra pronunciável são grafadas apenas com a letra inicial maiúscula. Assim, por padronização jornalística, em reportagens, material publicitário, entre outros, usa-se maiúscula na primeira letra de sigla que se encaixa nessa regra. É o caso da sigla “Ufac”. Veja outros exemplos: Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial); Unifesp (Universidade Federal de São Paulo); Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia); Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Por outro lado, em sigla cuja pronúncia é feita letra por letra, pois não forma uma palavra que possa ser lida sem dificuldade, todas as letras serão maiúsculas. É o caso de UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro); FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço); IBGE (Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística); ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), entre outros.

Conforme essa padronização, há, também, o caso de siglas compostas de até três letras. Diz a regra que estas serão escritas com todas as letras maiúsculas, mesmo formando uma palavra pronunciável. Observe estes exemplos: PUC (Pontifícia Universidade Católica); SPC (Serviço de Proteção ao Crédito); UNE (União Nacional dos Estudantes); OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) etc.

Para maiores detalhes, acesse o “Manual de Redação e Estilo”, de Eduardo Martins, do jornal “O Estado de S. Paulo”, e consulte o verbete “siglas” clicando aqui.

Matéria relacionada: Ufac adota marca de identificação visual.