Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Direito da Ufac recebe selo de qualidade da OAB

Direito da Ufac recebe selo de qualidade da OAB

por Ascom-01 publicado 13/01/2016 17h25, última modificação 13/01/2016 18h14

O curso de Direto da Universidade Federal do Acre (Ufac) recebeu na manhã desta quinta-feira, 13, um selo de qualidade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O certificado é entregue para entidades que se destacam pelo nível de ensino oferecido.

O “Recomenda OAB”, como é chamado o certificado, selecionou as faculdades com base no índice de aprovação de seus alunos nos exames da Ordem, que possibilitam ao bacharel exercer a profissão de advogado. No Acre, somente a Ufac recebeu o selo.

Para o reitor da Ufac, Minoru Kinpara, o reconhecimento da qualidade do curso de Direto pela OAB é mais um fruto do trabalho desenvolvido não só pela gestão, mas uma somatória dos esforços de professores e alunos. “Nos sentimos muito orgulhosos, pois os alunos, ex-alunos e professores tem honrado e dignificado o nome da nossa instituição”, comemorou Kinpara. “É um momento de alegria, que, inclusive, nos estimula, como gestores, a investir ainda mais na melhoria da estrutura e nas condições de trabalho dos nossos professores e estudantes do curso de Direito.”

Outro ponto considerado pelo selo na avaliação é o conceito recebido pelos cursos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

O empenho dos estudantes é um dos pontos destacados por Kinpara como um dos fatores responsáveis para obtenção do selo. “Esse resultado, com certeza, é uma soma: dos profissionais do curso de Direito, especialmente os professores que atuam nesse curso, com o esforço dos nossos estudantes, quando vão fazer a avaliação do Enade, por exemplo”, lembrou o reitor. “E também um esforço da própria gestão, no sentido de procurar garantir as condições mais adequadas possíveis para que o processo de ensino e aprendizagem possa se desenvolver de maneira eficaz em nossa instituição.”

A pró-reitora de Graduação, Aline Nicolli, ressaltou a importância desse selo. “Ganhamos todos: estudantes, professores, Ufac e a comunidade acriana”, disse. Segundo ela, o reconhecimento coloca a Ufac dentre as melhores instituições do país, “no que se refere, principalmente, à formação de novos profissionais do Direito”.

Rumo ao mestrado e doutorado em Direito

O objetivo da gestão superior é que, em curto prazo, se possa ter na Ufac um mestrado em Direito. Alguns professores já estão afastados, cursando mestrado interinstitucional (Minter) e doutorado interinstitucional (Dinter). “Nossa meta é ter um corpo docente capaz de conduzir um mestrado e em breve um doutorado. Queremos que o aluno possa fazer, em nossa universidade, a graduação em Direito e a especialização que está disponível hoje, e que ele possa ter a oportunidade de prosseguir na instituição, cursando um mestrado e um doutorado, sem ter que sair do Estado do Acre, para que possa continuar investindo em sua carreira profissional”, comentou Kinpara.

Como fruto de investimentos no Centro de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas (CCJSA) da Ufac, o mesmo responsável pelo curso de Direito, a Ufac divulgou, recentemente, a abertura do processo seletivo para o curso de especialização em Gestão de Segurança Pública e Direitos Humanos, voltada para profissionais da área de segurança pública.

Postado em: 13/1/2016