Apresentação
O curso de Licenciatura em Matemática pretende formar, para atender a demanda que o atual contexto exige, profissionais que devem, ao longo do curso, adquirir habilidades e competências que os tornem aptos para o exercício do magistério na educação básica. Para isso, compreende-se que o licenciado em Matemática deve ser livre, competente e compromissado.
Ao ser livre, ele deve ter consciência de suas escolhas quanto ao tema que trabalha com seus alunos e quanto à forma pela qual atua num contexto educativo do ensino de Matemática. Sua competência é compreendida em termos de domínio dos fundamentos que sustentam a escolha de conteúdos e a metodologia utilizada. E seu compromisso é entendido como inconformismo em relação ao quadro geral do ensino da Matemática; é compromisso de reflexão, ação e transformação política.
Deseja-se que o egresso do curso adquira, durante sua formação, domínio dos conhecimentos matemáticos e educacionais; visão de seu papel social de educador; capacidade de se inserir em diversas realidades, com sensibilidade para interpretar as ações de seus alunos; estratégias para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem de Matemática, formando para o exercício da cidadania; e consciência de que o conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos.
CAMPO DE ATUAÇÃO
A atribuição central do egresso de Matemática é a docência na educação básica, o que requer sólidos conhecimentos sobre os fundamentos da matemática, sobre seu desenvolvimento histórico e suas relações com diversas áreas, assim como sobre estratégias para transposição do conhecimento matemático em saber escolar.
Além de atuar diretamente na sala de aula, em instituições de ensino que oferecem cursos de nível fundamental e médio, o licenciado pode trabalhar com a análise de materiais didáticos, como livros, textos, vídeos, programas computacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros.
Pode, ainda, realizar pesquisas em educação matemática; coordenar e supervisionar equipes de trabalho; trabalhar em editoras, órgãos públicos e privados que produzem e avaliam programas e materiais didáticos.
Curso
Licenciatura em Matemática
Modalidade
Licenciatura
Atos legais de autorização ou criação
Criação: Decreto Nº 421, de 22 de janeiro de 1971;
Autorização: Resolução Nº 01 do Conselho Estadual de Educação (CEE/AC) de fevereiro de 1971.
Atos legais de reconhecimento e/ou renovação de reconhecimento
Reconhecimento do curso: Decreto Nº 75.853, de 11 de junho de 1975; Renovação de reconhecimento: Portaria Nº 1098, de 24 de dezembro de 2015.
Título acadêmico conferido
Licenciado em Matemática
Modalidade de ensino
Presencial – sistema seriado semestral
Regime de matrícula
Semestral por disciplina.
Tempo de duração
(Integralização)
8 semestres
Carga horária mínima
CNE: 3.200
Ufac: 3595 horas
Número de vagas oferecidas
50 (cinquenta)
Número de turmas
1 turma anual
Turno de funcionamento
Vespertino e sábados pela Manhã. No entanto, as atividades de estágio poderão ser desenvolvidas, se necessário, no período matutino ou vespertino ou noturno.
Local de funcionamento
(Endereço)
Rio Branco: Campus Universitário BR 364, km 04 – Distrito Industrial;
Forma de ingresso
Processo seletivo, regulamentado por edital específico.