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Apresentação

por Ufac publicado 16/10/2019 15h43, última modificação 08/07/2021 08h41

O Curso de Licenciatura em Letras Inglês (CLLI) desenvolve a formação inicial de professores de línguas desde 1989 como parte de ações acadêmicas, científicas e formativas da Universidade Federal do Acre, no campus de Cruzeiro do Sul. O CLLI compõe o escopo formativo-profissional de professores de línguas do Centro de Educação e Letras (CEL), ao passo que concilia uma formação acadêmico-profissional de sujeitos sociais conscientes sobre a realidade sociocultural representadas pelo imaginário pertencente às fronteiras do vale do Juruá e da Amazônia Ocidental.

Os movimentos formativo-profissionais dos professores em formação inicial do CLLI seguem as orientações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), das Diretrizes Curriculares para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica, por sua vez implementadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) do Ministério da Educação (MEC) e, ainda, da proposta presente no Projeto Político Pedagógico do Curso (PPC) reformulado no ano de 2019.

O corpo docente do CLLI está comprometido com ações de ensino, pesquisa e extensão que contemplem os seguintes aspectos:

  • Formar profissionais do ensino de línguas para contextos educacionais da escola pública.

  • Conscientizar os professores em formação inicial acerca dos diversos contextos multilíngues e multiculturais que fazem parte da realidade dos aprendizes.

  • Oportunizar a constituição do processo para além da reflexão em torno das dimensões teóricas e práticas do profissional do ensino de línguas.

  • Desenvolver as competências profissionais do professor de línguas face às transformações contemporâneas.

  • Consolidar as ações formativo-profissionais que enfoquem no desenvolvimento contínuo da visão investigativa do futuro professor de línguas para o contexto educacional, considerando as realidades sociais, culturais, políticas e sociais dos aprendizes.

O CLLI é reconhecido pela Portaria SERES/MEC no 796, de 14-12-2016, publicada no Diário Oficial da União, de 15-12- 2016. A modalidade do curso é presencial com duração de 4 (quatro) anos organizados em 8 (oito) semestres. O prazo máximo para a integralização curricular é de 7 (sete) anos distribuídos em 14 (quatorze) semestres.

A carga horária do curso é de 3.566 (três mil quinhentos e sessenta e seis) horas inter-relacionadas com seguintes componentes curriculares: (i) área comum advindas dos estudos da linguagem e de estudos literários; (ii) área específica para a formação de professores de línguas e das literaturas de Língua Inglesa e (iii) área de formação didático-pedagógica. As ações formativo-profissionais ocorrem no período matutino com práticas de Estágio Curricular Supervisionado no contraturno do CLLI. O título ao professor formado é de Licenciado em Letras Inglês.

O CLLI ainda possui projetos de extensão e pesquisa que convergem para a formação profissional e multicultural de professores de línguas conscientes sobre os impactos da globalização no ensino de inglês como uma língua internacional constituída por usuários de diversas fronteiras mundiais. Outras ações formativo-profissionais para os professores em formação inicial do CLLI são contempladas também pelo projeto pertencente ao Programa de Residência Pedagógica (RP).