Você está aqui: Página Inicial > Letras/Inglês > Linhas de Pesquisa
conteúdo

Linhas de Pesquisa

por Ufac publicado 01/06/2017 09h57, última modificação 08/07/2021 08h56

Denominação: Grupo de Estudos em Linguagem nas Amazônias – GELA

Líder: Prof. Dr. José Mauro de Souza Uchôa

Vice-líder: Prof. Dr. Rodrigo Nascimento Queiroz

 

Linhas de pesquisa:

Ensino e aprendizagem de línguas: reflexões e complexidades contextuais:

Esta linha de pesquisa converge o debate reflexivo-crítico acerca das atitudes didático-pedagógicas para o processo ensino-aprendizagem de línguas; das abordagens contextualizadas de ensino de línguas; das tecnologias associadas ao ensino-aprendizagem de línguas; dos documentos curriculares e da atuação do professor de línguas face à conjuntura contemporânea.

 

Práticas de formação inicial e continuada do professor de línguas

A presente linha de pesquisa visa investigar fenômenos contextuais pertencentes ao processo formativo-profissional do professor de línguas; as experiências presentes na formação inicial e continuada de professores; os discursos de professores-formadores; as narrativas de professores-aprendizes e o processo de desenvolvimento profissional e contínuo do professor de línguas face aos conflitos do contexto global e regional.

 

Avaliação no ensino de línguas: perspectivas teórico-práticas e atitudes inclusivas:

Este linha de pesquisa tem a finalidade de constituir comunidades de práticas para compartilhar experiências profissionais acerca das atitudes didático-pedagógicas do professor de línguas com a avaliação; o efeito retroativo de exames de proficiência; aspectos da avaliação como a validade de face e recursos tecnológicos para a implementação da prática avaliativa na sala de aula de línguas.

 

Material didático e ensino de línguas:

A linha de pesquisa tem a finalidade de analisar e identificar aspectos presentes no material didático direcionado para o ensino de línguas. Complexidades que constituem a tessitura do material didático são relevantes para o debate reflexivo-crítico sobre adequação das tarefas para a sala de aula, a transposição didática realizada pelo professor de línguas, a seleção de temas abordados como por exemplo, a diversidade cultural, gênero, etnia dentre outros.