Disciplinas
QUADRO DE DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
CÓDIGO |
DISCIPLINA |
EMENTA |
CELA415 |
Noções de história da língua espanhola. Sistema fonético e gráfico e estudo das estruturas elementares da língua. Prática de leitura e compreensão de textos de nível médio. Ênfase nas habilidades. |
|
CELA476 |
Leitura, compreensão e produção de textos, destacando as especificidades das modalidades oral e escrita da língua. |
|
CELA291 |
Introdução aos estudos lingüísticos: a linguagem humana e outras linguagens no processo de comunicação. Método de investigação ciêntifica da linguagem e as diferentes perspectivas de abordagem. |
|
CELA306 |
Arte, estética e literatura. História, crítica e teoria literária. A história e a crítica literária no Brasil. Análise de textos e aplicação teórica. |
|
CELA413 |
Estudo das literaturas portuguesa e brasileira - das origens ao modernismo. Estudo de textos. |
|
CELA186 |
A institucionalização da educação escolar e a evolução da escola na sociedade moderna. A relação educação e sociedade e as diferentes formas de interpretação das funções e finalidades formativas da escola. |
|
CELA224 |
Atividade de cunho investigativo realizada através da observação e reflexão com ênfase no estudo do cotidiano escolar em sua estrutura, funcionamento e organização (gestão, currículo, projeto político-pedagógico, regimento interno, conselho escolar, reuniões pedagógicas) estabelecendo articulações entre os conhecimentos apropriados no curso e reflexões acerca das questões observadas no contexto escolar das série finais do Ensino Fundamental. |
|
CELA416 |
Estudo dos tipos de textos. Prática de leitura, compreensão e produção de textos de nível elementar. Compreensão auditiva e expressão oral. |
|
CELA277 |
Análise sintática: período simples e período composto. Figuras de linguagem. Conotação e denotação. Estrutura básica da composição e prática de produção de textos. |
|
CELA351 |
Os gêneros de períodos ou estilos literários. Análise de textos. |
|
CELA007 |
A educação básica - educação infantil. Ensino fundamental e Médio - no contexto das políticas educacionais e da legislação de ensino; LDBEN 9394/96. PNE. Lei 9224/96-FUNDEF e legislação estadual do ensino. |
|
CELA423 |
Conversação em nível básico. Uso de estruturas simples. Produção de diálogos de nível elementar com uso de vocabulário básico. |
|
CELA226 |
Concepções de Linguagem e aprendizagem que fundamentam os PCNs de Língua Estrangeira e orientam a prática de ensino desse componente curricular nas séries finais do ensino fundamental; investigação e reflexão teoricamente fundamentada de práticas pedagógicas observadas na escola. |
|
CELA292 |
Variação linguística da língua. Abordagem Sociolinguística. variação linguística e ensino de língua portuguesa. |
|
CELA417 |
Sistema fonético e gráfico e estrutura de nível médio da língua. Prática de leitura e compreensão de textos de nível médio. Expressão na língua oral e escrita. Ênfase nas habilidades áudio-orais. |
|
CELA293 |
Texto e a interação verbal. Ênfase em Lingüística Textual a Análise da Conversação. |
|
CELA426 |
Estudo das produções literárias de língua espanhola - das origens ao modernismo. Estudo de textos. |
|
CELA427 |
Estudo da fonética da língua espanhola. |
|
CELA208 |
Estudo do processo de desenvolvimento psicológico a partir das tendências associacionistas e mediacionais. A promoção do desenvolvimento do processo cognitivo e da aprendizagem. As práticas educacionais escolares, familiares e sociais, como promotoras dos processos de desenvolvimento psicológico e aprendizagem. |
|
CELA227 |
Atividade de cunho investigativo realizada através da observação e reflexão com ênfase no estudo do cotidiano escolar em sua estrutura, funcionamento e organização (gestão, currículo, projeto político-pedagógico, regimento interno, conselho escolar, reuniões pedagógicas) estabelecendo articulações entre os conhecimentos apropriados no curso e reflexões acerca das questões observadas no contexto escolar do Ensino Médio. |
|
CELA418 |
Estruturas de nível médio. Desenvolvimento do vocabulário. Prática de leitura e compreensão de textos de nível médio. Expressão na língua oral e escrita. Ênfase nas habilidades áudio-orais. |
|
CELA428 |
A ciência linguística: O ensino e o aprendizado de línguas. A influência da linguística no ensino de língua estrangeira. Métodos de ensino. |
|
CELA367 |
Características sintáticas do Latim. Declinação de substantivos, adjetivos e pronomes. Conjugações verbais. Voz ativa e voz passiva. Sintaxe dos casos latinos. Tradução de textos latinos. |
|
CELA228 |
Concepções de linguagem e aprendizagem que fundamentam as Orientações Curriculares de Língua Estrangeira e orientam a prática desse componente curricular no ensino médio, investigação e reflexão teoricamente fundamentada de práticas pedagógicas observadas na escola. |
|
CELA651 |
Objetivos e finalidades do ensino da área específica de formação. Estudo e planejamento de situações didáticas: conteúdos curriculares, metodologias, recursos didáticos e avaliação. |
|
CELA352 |
As correntes literárias tradicionais, modernas e contemporâneas: fundamentos, proposições, características, evolução. Análise de texto. |
|
CELA419 |
Prática de leitura e compreensão de textos intermediários. Expressão na língua oral e escrita. Estudo e interpretação de textos. Noções de fonética. |
|
CELA430 |
Manifestações literárias da Idade Média ao Romantismo |
|
CELA368 |
Concordância nominal e verbal. Adjuntos adverbiais. As orações coordenadas e subordinadas. Os estilos direto e indireto. Tradução de textos latinos. |
|
CELA115 |
Desenvolvimento de atividades de docência - planejamento: organização de situações de ensino e aprendizagem, seleção e organização de materiais curriculares e avaliação para o desenvolvimento da docência no ensino fundamental (8ª série). |
|
CELA437 |
Estudo do sistema fonológico da língua espanhola. |
|
CELA213 |
A produção teórica sobre o currículo no Brasil. As politicas educacionais e os processos de organização e gestão da escola. O currículo como organização geral da escola. Os níveis formal e real de realização curricular. As orientações currículares de Ensino Fundamental e Médio. A gestão democrática da escola e o projeto político pedagógico. |
|
CELA085 |
Exercício de transfomração de estruturas. Da composição dirigida à composição livre. Estilística da língua espanhola. |
|
CELA420 |
Estudo das estruturas complexas da língua. Estudo de textos literários. Atividades de leitura, escrita, compreensão auditiva y expressão oral. |
|
CELA431 |
Manifestações literárias do Realismo à Contemporaneidade. |
|
CELA424 |
Conversação em nível intermediário. Produção de diálogos mais complexos. Ampliação do vocabulário. |
|
CELA442 |
Noções sobre cultura e civilização da língua espanhola. Evolução da língua. Formação da cultura. Fatores sócio-culturais, econômicos, políticos e ideológicos. |
|
CELA440 |
Estudo de obras literárias dentro do período no qual elas se inserem. |
|
CELA086 |
Produção de textos escritos, observando os diferentes níveis de linguagem, a caracterização de textos narrativo, descritivo, dissertativo e argumentativo. |
|
CELA116 |
Desenvolvimento de atividades de docência - planejamento, avaliação, organização de situações de ensino e aprendizagem, seleção e organização de materiais curriculares e avaliação para o desenvolvimento da docência no ensino médio (1ª ano). |
|
CELA421 |
Estruturas complexas da língua. Noções de versão e tradução. |
|
CELA443 |
Estudo de obras literárias representativas do contexto Hispano-americano. |
|
CELA059 |
Caracterização, conceito e objetivos da Educação Especial. Aspectos filosóficos, princípios norteadores, modalidades de atendimento. Abordagens Didáticas para portadores de necessidades especiais. |
|
CELA178 |
Profissão Docente: Identidade, Carreira e Desenvolvimento Profissional |
A construção da identidade profissional: relações de gênero, classe e as representações socioculturais da profissão. Profissionalização, choque de realidade e socialização profissional. O magistério como carreira: acesso, progressão e organização sindical. Absenteísmo e mal estar docente. |
CELA117 |
Desenvolvimento de atividades de docência - planejamento, avaliação, organização de situações de ensino e aprendizagem, seção e organização de materiais curriculares e avaliação para o desenvolvimento da docência no Ensino Médio (2º ano e nas diferentes modalidades de ensino). |
|
CELA444 |
O surgimento do realismo na América. A literatura do século XX. Período Contemporâneo. Obras e autores representativos. |
|
CELA425 |
Conversação em nível avançado. Produção de diálogos complexos. Uso de extenso vocabulário. |
|
CELA441 |
Estudo de obras literárias dentro do período ao qual elas se inserem. |
|
CELA118 |
Desenvolvimento de atividades de docência - planejamento, avaliação, organização de situações de ensino e aprendizagem, seção e organização de materiais curriculares e regência, e avaliação para o desenvolvimento da docência ensino médio (3º ano). |