Você está aqui: Página Inicial > Psicologia > Notícias e Comunicados > Modelos psicoterápicos mais utilizados em intervenções ao TEA
conteúdo

Notícias

Modelos psicoterápicos mais utilizados em intervenções ao TEA

Segundo texto da série sobre o Transtorno de Espectro Autista.
publicado: 24/09/2021 09h20, última modificação: 24/09/2021 09h20

ABA - A análise do comportamento aplicada é um modelo de intervenção que tem como observação e atuação sobre os comportamentos da criança, lembrando que esse modelo é aplicado para outras disfunções do desenvolvimento, mas que é bastante conhecido como ferramenta metodológica para ajudar no desenvolvimento de crianças com TEA.
Com uma abordagem hierárquica onde há um professor (Analista do comportamento) que em atendimento individual com cada paciente o instrui a fazer escolhas que irão condizer com sua idade, respostas nas quais seriam naturais e esperadas para crianças neurotípicas. O objetivo é garantir que a criança alcance a autonomia e consiga ter respostas adequadas condizentes a sua etapa de desenvolvimento.


ABA NATURALISTA - Utilizando-se das técnicas e métodos da ABA ciência, e atrelando a esses conhecimentos posturas naturais e uso de estímulos que irão focar também no nível de conexão que a criança tem com os objetos, as emoções e essa conexão são pontos cruciais no trabalho com o Modelo ABA Naturalista.
O foco nos comportamentos oriundos da ciência ABA estrutura e possibilita o desenvolvimento da criança de forma muito eficaz. A ABA junto com técnicas naturalistas e Neurociência, produz o que chamaremos de ABA naturalista, observando oque a criança realmente precisa modificar, prezando pelo conforto e motivação, buscando também emoções positivas.


O modelo DENVER - Também derivado da ciência ABA, precisa então de um analista do comportamento, logo a ABA vai ser a Base de desenvolvimento do DENVER, que irá em seu método apresentar algumas técnicas diferentes.No processo terapêutico deste modelo preza pela sensibilidade que o ABA naturalista trás consigo, buscando a motivação da criança e estimulando/buscando de formas sensíveis e agradáveis estímulos que visam auxiliar a criança em seu processo. Logo não há uma distinção significativa entre essas metodologia, A ciência ABA ou Análise do Comportamento Aplicado vai ser a base científica que irá dar todo suporte de conhecimento.

 


REFERÊNCIAS


MONOGRAFIAS BRASIL ESCOLA. AUTISMO E A EDUCAÇÃO: MÉTODO ABA COMO PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Brasil Escola. Disponível em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/autismo-e-a-educacao-metodo-aba-como-proposta-de-intervencao-na-educacao-infantil.htm#indice_13. Acesso em: 1 ago. 2021.

YOUTUBE. O que é ABA Naturalista?. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=CwtOcz3tXpk. Acesso em: 1 ago. 2021.

YOUTUBE. Dúvidas - ABA ou DENVER?. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YmWe-g1vFfM. Acesso em: 2 ago. 2021.

INSTITUTO NEURO SABER. Método ABA para tratamento de autismo. Disponível em: https://institutoneurosaber.com.br/metodo-aba-para-tratamento-de-autismo/gclid=CjwKCAjwjdOIBhA_EiwAHz8xm903LdjoQcjVsouYwp1uhsgmdbF4_mLcVQvQs2SkahLmugYclbjSYRoCn_kQAvD_BwE. Acesso em: 3 ago. 2021.


INSTITUTO NEURO SABER. O que é ABA e quais suas características?. Disponível em: https://institutoneurosaber.com.br/o-que-e-aba-e-quais-suas-caracteristicas/. Acesso em: 3 ago. 2021.