Você está aqui: Página Inicial > Direito > Apresentação
conteúdo

Apresentação

por Ufac publicado 16/10/2019 15h43, última modificação 24/09/2020 15h52

1. OBJETIVOS DO CURSO

1.1  Objetivo geral

Formar Bacharéis em Direito com amplo conhecimento jurídico nas variadas áreas, de modo a permitir o exercício da atividade profissional com competência e habilidades superiores, visão humanista e inclinação à ética e compromisso com a melhoria das condições de vida da população e o ideal de justiça.  

1.2 Objetivos específicos

  • Capacitar os Bacharéis em Direito para o exercício das diversas carreiras jurídicas, tais como: Advocacia, Magistratura, Ministério Público, Diplomacia, Assessoria e Consultoria Empresarial, Notariado e Serviços Públicos em geral;
  • Proporcionar ao Bacharel em Direito a incorporação de conhecimentos, habilidades, atitudes, posturas e comportamentos próprios do profissional dessa área;
  • Enfatizar o aspecto social da atividade do profissional do Direito conscientizando-o da sua importância e responsabilidade, também como cidadão, na construção de uma sociedade mais justa e solidária. 

 

2. JUSTIFICATIVA PARA O FUNCIONAMENTO DO CURSO

A mesorrregião do Vale do Juruá, localizada no extremo noroeste do Estado do Acre e no estremo oeste do Brasil, é integrada por 8 (oito) municípios (Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rodrigues Alves, Feijó, Jordão e Tarauacá), totalizando uma população aproximada de 206.084 (IBGE/2010).

O Município com maior densidade populacional é justamente Cruzeiro do Sul, com 78.507 habitantes (IBGE/2010), distando aproximadamente 590 km da capital Rio Branco, cujo acesso pela via terrestre se dá pela Rodovia BR-364, que durante o inverno amazônico apresenta condições difíceis de trafegabilidade.

Com efeito, a implementação do curso de Direito naquela região, particularmente no Campus de Cruzeiro do Sul, atenderá uma carência crescente de profissionais do Direito, contemplando diversos estudantes de 8 (oito) cidades que poderão concorrer e frequentar o curso de Direito próximo ao seu domicílio de origem, ao invés de serem compelidos a se mudar para a capital, tal como ocorre atualmente.

Desta sorte, a formação de 40 (quarenta) profissionais anualmente propiciará o atendimento a diversas demandas interdisciplinares afetas ao conhecimento jurídico, capacitando pessoas a se inserir no mercado de trabalho no amplo leque de oportunidades inerente ao Bacharel em Direito, passando pela advocacia e consultoria jurídica, até a participação em concursos públicos da Magistratura, Ministério Público, Advocacia Pública, Defensoria Pública, Polícia Federal, Polícia Civil, entre outros.

Acrescenta-se que no último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) divulgado em março de 2017 o curso de Direito da UFAC ofertado no campus Rio Branco obteve a nota 5,0, auferindo, em 2016, o selo “OAB Recomenda”, o que demonstra a qualidade técnica do curso oferecido pela UFAC na difusão do conhecimento jurídico, o que justifica a implementação e funcionamento do curso em apreço.

 

3. PERFIL DO EGRESSO

No contexto dos objetivos gerais, a Universidade Federal do Acre, pretende formar Bacharel em Direito que não apenas tenha condições de se integrar às carreiras jurídicas clássicas, mas ao mesmo tempo tenha condições de contribuir, mediante o exercício profissional no processo de garantia e proteção dos direitos fundamentais e sociais e, nas circunstâncias necessárias, à sua própria ampliação.  Genericamente, não se pretende formar um Bacharel que não responda às demandas do Estado como advogados, juízes, membro do Ministério Público, Delegado de Polícia e outras atividades similares, porém, que ele tenha condições especiais de contribuir para a garantia judicial e extrajudicial dos direitos de cidadania, em especial com a formação de Defensores Públicos e militantes Jurídicos das organizações sociais comprometidas com as novas demandas da sociedade contemporânea. 

 

4. CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL 

O diploma de Bacharel em Direito habilita o portador a atuar nos mais variados campos das carreiras jurídicas. Nesse contexto, merecem destaque:

a) Atuação no Poder Judiciário, com destaque a carreira de Magistrado, que tem início em concurso para Juiz de Direito. No processo de modernização do Judiciário, tem-se observado inúmeros concursos para técnico de nível superior, com exigência de formação no Curso de Direito.  

b) Atuação no Ministério Público, que tem como cargo inicial, o Procurador da República (MPF) e o Promotor de Justiça (MPE).

c) Atuação como Procuradores da União, Estados, Municípios, de Autarquias e Fundações, com atribuições definidas em lei, para representar judicial e extrajudicialmente os respectivos órgãos.

d) Atuação como Defensores Públicos da União e dos Estados, com atribuição de representar as pessoas hipossuficientes, promovendo-lhes a defesa judicial e extrajudicial. 

e) Atuação como advogado, após aprovação no exame promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), patrocinando causas nas áreas cível, criminal, trabalhista e administrativa. Por outro lado, observa-se cada vez mais o número de profissionais que optam por seguir uma carreira na iniciativa privada, atuando na advocacia judicial, extrajudicial e, também, em consultorias de empresas.

Portanto, o leque de opções é grande, o que aumenta a responsabilidade da instituição na formação do profissional. Vale dizer que é um tipo de profissional indispensável à sociedade. E esta é a preocupação que norteia este Projeto Pedagógico de curso. 

 

5. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

Curso

Graduação em Direito

Modalidade 

Bacharelado

Atos legais de autorização ou criação

Criado pela Resolução Consu nº 033, de 21/06/2010

Autorizado pela Portaria Normativa SERES/MEC nº24 de 25/11/2013 e publicado no D.O.U em 26/11/2013.

Atos legais de reconhecimento e/ou renovação de reconhecimento 

 

Título acadêmico conferido

Bacharel

Modalidade de ensino

Presencial

Regime de matrícula

Semestral por disciplina/sistema de créditos

Tempo               de                 duração 

(integralização)

Tempo mínimo: 5 anos

Tempo máximo: 8 anos

Carga horária mínima

Créditos mínimos

CNE: 3.700h

Ufac: 3.875

Número de vagas oferecidas

40 vagas por ano

Número de turmas

01 turma

Turno de funcionamento

Noturno

Local de funcionamento

(Endereço)

Campus Universitário de Cruzeiro do Sul, Campus Floresta, Gleba Formoso, Lote 245, Canela Fina, Colônia São Francisco.

Forma de ingresso

Processo seletivo (ENEM, Transferência ex-offício, Vagas residuais (Transferência Interna, Externa ou Portador de Diploma Superior).