Ementário
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
CÓDIGO |
DISCIPLINA |
EMENTA |
C/H |
CRÉDITO |
MPECIM001 |
1. Teorias da Aprendizagem (45h) |
A aprendizagem sob diferentes perspectivas teóricas. As inter-relações entre aprendizagem e desenvolvimento. A epistemologia genética e a abordagem histórico-cultural do desenvolvimento humano e suas implicações para a compreensão dos processos de construção do conhecimento e de mediação pedagógica. |
45h |
3 |
MPECIM002 |
2. Fundamentos Teórico-Metodológicos da Pesquisa em Educação (45h) |
O processo de produção do conhecimento em educação; pesquisa em educação: conceitos; referencial teórico; metodologia de investigação. Abordagens qualitativa e quantitativa de pesquisa em educação e ensino. Elaboração do Projeto de Pesquisa em Ensino. Estado da Arte da Pesquisa em Ensino. |
45h |
3 |
MPECIM003 |
3. Epistemologia e Práticas Pedagógicas (45h) |
Análise das condições sócio-histórico-culturais envolvidas no surgimento, desenvolvimento e divulgação da Ciência e suas implicações para o processo de produção do conhecimento científico, no que se refere à proposição de novas bases epistemológicas para a Ciência e para o Ensino de Ciências e Matemática. Abordagem da epistemologia da Ciência na formação de professores, no desenvolvimento de práticas pedagógicas e de estratégias de ensino-aprendizagem. Investigação das crenças e/ou concepções de alunos e de professores sobre a natureza do conhecimento científico e de conceitos científicos específicos. |
45h |
3 |
MPECIM004 |
4. Prática de ensino supervisionada (45h) |
Acompanhamento semanal, pelo orientador, das atividades realizadas na escola que objetivam o desenvolvimento da pesquisa e a implantação do produto educacional proposto pelo orientando. |
45h |
3 |
MPECIM005 |
5. Dissertação |
Acompanhamento, pelo orientador, da escrita da Dissertação. |
|
0 |
MPECIM006 |
6. Seminários (15h) |
Participação do discente em seminários oferecidos pela coordenação do curso de mestrado e em reuniões de grupos de pesquisa. A coordenação do mestrado oferecerá regularmente seminários que discutirão temáticas relacionadas aos ensinos de ciências e de matemática e os grupos de pesquisa (GEPECAC e FORPROMAT) realizarão reuniões periódicas (quinzenais ou semanais conforme característica do grupo). Para a obtenção do crédito o mestrando deverá comprovar participação em, no mínimo, 75% de frequência nas atividades ofertadas durante o seu primeiro ano de curso programa. |
15h |
1 |
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS POR ÁREA DE CONHECIMENTO: ENSINO DE MATEMÁTICA
MPECIM007 |
1. Ensino de Matemática e suas Metodologias (45h) |
Metodologias de Ensino de Matemática: jogos; resolução de problemas; Modelagem Matemática; Etnomatemática; História da Matemática; Recursos Didáticos; Investigação em Sala de Aula e, as Tecnologias da Comunicação e da Informação; Desenvolvimento Curricular; Ensino-Aprendizagem e Avaliação dos Conteúdos Específicos em Matemática. |
45h |
3 |
MPECIM008 |
2. Tecnologias e Materiais Curriculares para o Ensino de Matemática (45h) |
Estudo de tecnologias disponíveis para o desenvolvimento de processos de ensino-aprendizagem da matemática. Estudo e análise de softwares utilizados no ensino e na produção de significados dos principais conteúdos e/ou conceitos matemáticos. Estudo e análise dos demais materiais curriculares utilizados no ensino de matemática, especialmente Livros Didáticos; Revistas e Orientações Curriculares. |
45h |
3 |
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS POR ÁREA DE CONHECIMENTO ENSINO DE CIÊNCIAS
MPECIM009 |
1. Ensino de Ciências e suas Metodologias (45h) |
Aspectos teórico-metodológicos da prática pedagógica no ensino de ciências. Desenvolvimento curricular e a abordagem CTS. As relações existentes entre a ciência, a tecnologia e a sociedade e a construção do conhecimento científico/tecnológico em salas de aula de ciências. O funcionamento da linguagem e as contribuições dessa perspectiva na educação. Os processos de ensino, aprendizagem e avaliação no ensino de Ciências. |
45h |
3 |
MPECIM010 |
2. Tecnologias e Materiais Didáticos para o Ensino de Ciências (45h) |
Estudo de recursos e materiais didáticos utilizados para o desenvolvimento de processos de ensino-aprendizagem das Ciências. O ensino de Ciências e as tecnologias da informação e comunicação. Atividades práticas no ensino de Ciências. |
45h |
3 |
|
|
|
|
|
DISCIPLINAS OPTATIVAS
CÓDIGO |
DISCIPLINAS OPTATIVAS |
EMENTA |
C/H |
CRÉDITO |
MPECIM011 |
1. Tópicos Especiais em Ensino de Química (30h) |
Definições e conceitos de Química do ensino médio, normalmente debatidos em sala de aula. O processo de ensino-aprendizagem em Química do ensino médio. O livro didático de Química do ensino médio. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e Orientações Curriculares para o ensino de Química no ensino médio. O uso de abordagens alternativas e do laboratório experimental. Uso de material alternativo. |
30h |
2 |
MPECIM012 |
2. Tópicos Especiais em Ensino de Física (30h) |
Definições e conceitos de Física do ensino médio, normalmente debatidos em sala de aula. O processo de ensino-aprendizagem em Física do ensino médio. O livro didático de Física do ensino médio. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e Orientações Curriculares para o ensino de Física no ensino médio. O uso de abordagens alternativas e do laboratório experimental. Uso de material alternativo. |
30h |
2 |
MPECIM013 |
3. Tópicos Especiais em Ensino de Matemática (30h) |
Definições e Construção Conceitual em Matemática do Ensino Fundamental e Médio. O Projeto Pedagógico- Curricular (PPC) da escola e, o processo de planejamento e/ou replanejamento do ensino-aprendizagem em matemática nos níveis fundamental e médio. Os Parâmetros Curriculares Nacionais do ensino de matemática no fundamental e médio. Processo de escolha do livro didático e implicações para o ensino de matemática no fundamental e médio. Avaliação escolar versus Avaliações Externas em matemática nos dois níveis de ensino. |
30h |
2 |
MPECIM014 |
4.Tópicos Especiais em Ensino de Ciências e Biologia (30h) |
Definições e Construção Conceitual em Ciências (Ensino Fundamental) e Biologia (Ensino Médio). O Projeto Pedagógico Curricular (PPC) da escola e o processo de planejamento e/ou replanejamento dos processos de ensino e aprendizagem em ciências e biologia. Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental (Ciências Naturais – Primeiro ao Quarto Ciclo). Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino de Médio (Biologia). Processo de escolha do livro didático e implicações para o ensino de ciências e biologia. A avaliação escolar versus a Política de avaliação educacional nacional do ensino de Ciências e Biologia. |
30h |
2 |
MPECIM015 |
5. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias (30h) |
Interdisciplinaridade. Tecnologias da educação em Biologia, Geografia, Física, Química e Matemática no Ensino Médio. Gestão educacional. Coletivos científico-pedagógicos. |
30h |
2 |
MPECIM016 |
6. Linguagem e Cognição nas Salas de Aula de Ciências (30h) |
O funcionamento da linguagem. Formas de falar e modos de pensar os conceitos científicos em salas de aula. Os textos que circulam nas salas de aula de Ciências. As explicações, as descrições, a narrativa e a argumentação nas salas de aula de ciências. A construção de sentidos em salas de aula de ciências. A linguagem científica, a leitura e a escrita nas salas de aula de Ciências. |
30h |
2 |
MPECIM017 |
7. Tópicos em Culturas e Ensino de Ciências (30h) |
Abordagem de aspectos sociais, econômicos e culturais das populações tradicionais para ancorar o debate sobre esses aspectos e as questões de ensino de Ciências junto a essas populações e/ ou junto a populações da sociedade urbana com promoção do resgate cultural. |
30h |
2 |
MPECIM018 |
8. Tratamento da Informação para a Educação Básica (30h) |
Análise e interpretação de informações de natureza científica e social, obtidas da leitura de gráficos e tabelas; confecção e utilização de gráficos ou tabelas através de planilhas eletrônicas ou softwares livres; Compreensão do caráter aleatório e não determinístico dos fenômenos naturais e sociais; A utilização das probabilidades na interpretação de informações de variáveis apresentadas em uma distribuição estatística; Cálculo e interpretação de medidas de tendência central ou de dispersão em um conjunto de dados; Resolução de problemas que envolvam conhecimentos de estatística e probabilidade como recurso para a construção e argumentação; Avaliação de propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimento estatístico; Confecção de materiais didáticos lúdicos para o ensino de estatística na Educação Básica. |
30h |
2 |
MPECIM019 |
9. Experimentação no Ensino de Ciências (30h) |
Estudo das propostas metodológicas para as atividades experimentais no ensino de Ciências da natureza. Reflexões epistemológicas acerca da experimentação nas Ciências da Natureza. A experimentação na formação de professores de Ciências da Natureza. As atividades experimentais na perspectiva da educação inclusiva. |
30h |
2 |
MPECIM020 |
10. Prática Pedagógica, Saberes Docentes e Desenvolvimento Profissional em Matemática (30h) |
Aspectos teórico-metodológicos da prática pedagógica no contexto do trabalho do professor de matemática. O processo de produção de saberes docentes e discentes na sala de aula de matemática e, nos diversos espaços de formação profissional. Formação docente: inicial e continuada e/ou Desenvolvimento Profissional na e/ou fora da escola de professores de matemática. Formas e Espaços de Formação: Trabalho colaborativo, Grupo de Estudo e outros. |
30h |
2 |
MPECIM021 |
11. Estudo Avançado sobre Metabólitos de Origem Vegetal e Animal com Aplicações no Ensino (30h) |
Estudo de diferentes metabólitos e suas classes de compostos obtidos de vegetais, animais ou de medicamentos através de manejo sistemático de técnicas de extração, caracterização e identificação de substâncias constituintes e sua relação com o estudo das funções químicas no ensino médio. |
30h |
2 |
MPECIM023 |
12. Relações entre o Conhecimento Matemático e a Educação Matemática (30h) |
Estudo e análise crítica dos conteúdos da Matemática ensinada na Educação Básica. Evolução dos conhecimentos matemáticos presentes no currículo escolar a partir da perspectiva da Educação Matemática: os números e suas representações; os números e a resolução de equações; evolução dos conceitos de espaço e de função; o pensamento aritmético, o pensamento algébrico, o pensamento geométrico e suas inter-relações; os métodos da matemática: o método genético e o método axiomático; diferença entre geometria euclidiana e não euclidiana; teoria dos conjuntos e as bases da matemática; concepções de matemática nos diversos níveis de ensino. Abordagem de algumas questões sobre: enumerabilidade, indução, comensurabilidade, construção dos racionais e dos irracionais, continuidade e limites. |
30h |
2 |
MPECIM024 |
13. Recursos Didáticos para o Ensino de Morfologia Animal (30h) |
Aspectos teóricos e discussão sobre o uso de recursos didáticos no ensino. Modelos didáticos aplicados ao ensino de Ciências: Microscopia - Confecção de modelos celulares e histológicos; Macroscopia - Confecção de modelos anatômicos; Taxidermia – Confecção de modelos e seu emprego na educação ambiental. |
30h |
2 |
MPECIM026 |
14. Fundamentos de Didática da Matemática (30h) |
Introdução aos principais conceitos das teorias que investigam os processos de ensino e aprendizagem da matemática à luz da Didática da Matemática como a Teoria Antropológica do Didático - TAD (transposição didática, praxeologias, transacionalidade, articulações entre objetos matemáticos de ensino e dimensões do saber), Socioepistemologia (a matemática como uma produção humana), Dialética Ferramenta - Objeto, Registro de Representação Semiótica, Teoria das Situações Didáticas (situação didática, situação adidática, situação-problema); Engenharia Didática. Com estas teorias explorar o processo de formação do professor que ensina matemática. |
30h |
2 |
MPECIM027 |
15. Ensino de Óptica no Ensino Médio (30h) |
Estudo do conteúdo de óptica geométrica e óptica ondulatória. Aprofundar o conhecimento sobre sistemas ou instrumentos utilizados para ver, melhorar e ampliar a visão: olhos, microscópios, telescópios, etc. Abordagem do ensino da óptica no ensino médio. |
30h |
2 |
MPECIM028 |
16. Tecnologias Avançadas para o Desenvolvimento de Pesquisas. (30h) |
Estudo de recursos e materiais didáticos utilizados para o desenvolvimento de processos de pesquisa. Tecnologias de ajuda de busca e referência na escrita de artigos, monografias e recurso administrativos. Tecnologias de apresentação didática (Powerpoint, Cantasia, Screen Toaster, etc) e softwares para análise de dados estatísticos. |
30h |
2 |