Linhas de Pesquisas
Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática
Os trabalhos desenvolvidos nesta linha tomam como foco, a pesquisa de práticas educativas e o papel da mediação pedagógica do professor. Dentre os possíveis objetos de estudo, destacam-se (i) as estratégias didático-metodológicas que valorizem a construção da relação ensino-aprendizagem, que estimulem o caráter investigativo e promovam a autonomia do aluno durante o processo de construção do conhecimento e (ii) as perspectivas teórico-metodológicas e epistemológicas para a compreensão dos processos de ensino e aprendizagem das disciplinas de física, química, ciências biológicas e matemática nas escolas acrianas, inseridas no contexto amazônico.
1) Aline Andreia Nicolli
2) Adriana Ramos dos Santos
3) AntonioIgo Barreto Pereira
4) Pierre André Garcia Pires
5) Bianca Martins dos Santos
6) Itamar Miranda da Silva
7) Gilberto Francisco Alves de Melo
8) José Ronaldo Melo
9) Salete Maria Chalub Bandeira
10) Simone Chalub Bandeira Bezerra
Recursos e Tecnologias no Ensino de Ciências e Matemática
No âmbito desta linha de pesquisa objetiva-se o estudo e/ou o desenvolvimento de recursos didáticos (livros, atividades práticas, experimentos e jogos, dentre outros) e/ ou de metodologias didáticas que utilizem tecnologias (digitais ou não) no ensino de ciências e matemática. Os recursos e as tecnologias estudados e/ ou desenvolvidos serão analisados e avaliados em situações de ensino e aprendizagem na sala de aula, para se estabelecer a utilização destes como instrumentos voltados para o auxílio na mediação do docente e na construção do conhecimento em ciências e matemática pelo aluno.
1) Alejandro Fonseca Duarte
2) Ilmar Bernardo Graebner
3) Yuri Karaccas de Carvalho
4) Marcelo Castanheira
5) André Ricardo Ghidini
6) Miguel Augusto Xavier
7) Bianca Martins dos Santos
8) Itamar Miranda da Silva
9) Gilberto Francisco Alves de Melo
10) José Ronaldo Melo
11) Salete Maria Chalub Bandeira
12) Simone Chalub Bandeira Bezerra