Linhas de Pesquisas
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Saúde Coletiva
A Saúde Coletiva é um campo científico onde se produzem saberes e conhecimentos acerca do objeto “saúde” e onde operam distintas disciplinas (epidemiologia; ciências sociais e humanas em saúde; políticas, planejamento e gestão de sistemas e serviços de saúde) que o contemplam sob vários ângulos; e um âmbito de práticas, onde se realizam ações em diferentes organizações e instituições por diversos agentes (especializados ou não) dentro e fora do espaço convencionalmente reconhecido como "setor saúde".
Como campo de conhecimento, a Saúde Coletiva estuda o fenômeno saúde-doença enquanto processo social em populações; investiga a produção e distribuição das doenças na sociedade como resultado de processos de produção e reprodução social; analisa as práticas de saúde na sua articulação com as demais práticas sociais; procura compreender as formas pelas quais a sociedade identifica suas necessidades e problemas de saúde, busca sua explicação e se organiza para enfrentá-los (Documento de área, 2017).
LINHA 01: PROCESSO DE SAÚDE-DOENÇA NAS POPULAÇÕES, SEUS DETERMINANTES E A PRODUÇÃO DE CUIDADO EM SAÚDE.
Esta linha analisa a situação de saúde e estuda os determinantes do processo de saúde-doença (transmissíveis e não transmissíveis), assim como dos agravos na população. Inclui estudos voltados às neoplasias humanas. Engloba estudo dos determinantes, tendências e desigualdades em saúde. Abrange a perspectiva das ciências humanas e sociais aplicadas à saúde. Desenvolve estudos que analisam a produção do cuidado em saúde e as práticas desenvolvidas pelos profissionais nos diversos níveis de atenção.
Projeto Estruturante 1 - EPIDEMIOLOGIA DAS DOENÇAS CRÔNICAS.
Esse projeto reúne estudos das doenças crônicas não transmissíveis e transmissíveis, buscando quantificar sua frequência e sua carga de morbimortalidade, bem como seus determinantes psicossociais, biológicos e comportamentais, assim como seus fatores de risco e de prognóstico. Pesquisas relacionadas à produção de cuidado e de práticas em saúde voltadas à melhoria da assistência, nos diversos níveis de atenção, considerado as peculiaridades do contexto amazônico e suas populações tradicionais.
Coordenadora: Thatiana Lameira Maciel Amaral Docentes
Participantes: Mônica da Silva Nunes
Gina Torres Rego Monteiro
Andréa Ramos da Silva Bessa
Polyana Caroline de Lima Bezerra
Maria Fernanda de Sousa Oliveira Borges
Mauro José de Deus Morais
Kleyton Goés Passos
Projeto Estruturante 2 - EPIDEMIOLOGIA DAS NEOPLASIAS MALIGNAS E FATORES SOCIOECONÔMICOS E AMBIENTAIS ASSOCIADOS À CARCINOGÊNESE E À SOBREVIDA.
Esse projeto tem por objetivo conhecer a epidemiologia, distribuição, magnitude e tendência do câncer e seus fatores de risco associados, com ênfase na população do Estado do Acre e região Norte do Brasil. Identificar os condicionantes sociais, econômicos e ambientais, subsidiando o planejamento, execução e avaliação da prevenção e controle do câncer. Por serem doenças em geral de longa duração, as neoplasias malignas estão entre as doenças que mais demandam ações, procedimentos e serviços de saúde. A prevenção e controle de seus fatores de risco são fundamentais para evitar maiores consequências para a qualidade de vida e para o sistema de saúde no país.
Coordenadora: Maria Fernanda de Sousa Oliveira Borges
Participantes: Jeniffer Dantas Ferreira
Thainá Souza Ribeiro
Ilce Ferreira da Silva
Sabrina da Silva Santos
Mauro José de Deus Morais
LINHA 02: PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DE SAÚDE NOS CICLOS DE VIDA E POLÍTICAS DE GESTÃO E SAÚDE.
Esta linha articula a promoção da saúde e a prevenção de doenças e agravos. Investiga problemas de saúde que envolvem as populações nos diversos ciclos de vida (saúde da criança, do adolescente, da mulher, do idoso) e outros grupos vulneráveis, abarcando também questões relacionadas à saúde e o trabalho. Também desenvolve estudos voltados à compreensão de distúrbios nutricionais e da segurança alimentar, nos diferentes ciclos da vida, bem como à avaliação de políticas de promoção e prevenção de agravos em saúde relacionados à nutrição. Também são analisadas questões relativas à educação em saúde, gestão e políticas de saúde, bem como a avaliação de sistemas, programas e serviços de saúde.
Projeto Estruturante 1 – EPIDEMIOLOGIA NUTRICIONAL E REPERCUSSÕES NOS DIVERSOS GRUPOS POPULACIONAIS.
Este projeto se dedica a analisar problemas de saúde que envolvem as populações nos diversos ciclos de vida (saúde da criança, do adolescente, da mulher, do idoso) e outros grupos vulneráveis, bem como desenvolve estudos voltados à compreensão da alimentação e estado nutricional, seus determinantes ambientais, intermediários e proximais e repercussões sobre a saúde bem-estar e estado nutricional de grupos, comunidades e populações. Abarca ainda o estudo da efetividade de intervenções ou ações dirigidas à promoção da alimentação saudável, saúde nutricional e segurança alimentar na atenção primária à saúde e estudos sobre o processo de cuidado em alimentação e nutrição na APS.
Coordenador: Alanderson Alves Ramalho
Participantes: Ilce Ferreira da Silva
Gina Torres Rego Monteiro
Andréia Moreira de Andrade
Andréa Ramos da Silva Bessa
Polyana Caroline de Lima Bezerra
Mauro José de Deus Morais
Projeto Estruturante 2 – SAÚDE, AMBIENTE E O TRABALHO.
Descrição: Este projeto tem por objetivos investigar o trabalho enquanto determinante e condicionante social de agravos à saúde do trabalhador. Analisar o processo saúde e doença e sua relação com o trabalho e com o ambiente. Analisar temáticas relacionadas às jornadas e ritmos de trabalho; relações de trabalho e processos de trabalho; gestão e participação de trabalhadores no processo de trabalho; precarização do trabalho; fatores psicossociais do trabalho; vigilância e prevenção de acidentes; doenças e agravos relacionados ao trabalho.
Coordenadora: Suleima Pedroza Vasconcelos
Participantes: Sabrina da Silva Santos;
Polyana Caroline de Lima Bezerra
Projeto Estruturante 3 – PRODUÇÃO DO CUIDADO E PLANEJAMENTO, GESTÃO E AVALIAÇÃO EM SAÚDE NOS DISTINTOS NÍVEIS DE ATENÇÃO.
Este projeto contempla estudos que analisam a produção do cuidado em saúde e as práticas desenvolvidas por profissionais em distintos níveis de atenção. Envolve o planejamento, a execução e a avaliação em saúde em todos os níveis da atenção. Articula diferentes enfoques teórico–metodológicos e técnicas de investigação numa perspectiva interdisciplinar do conhecimento para compreensão da integralidade do cuidado. Trabalha temáticas relativas à gestão do cuidado, avaliação em saúde, modelos de atenção de saúde, organização e planejamento, financiamento em saúde, coordenação e regulação do cuidado e formação de profissionais em saúde.
Coordenadora: Andréia Moreira de Andrade
Participantes: Alanderson Alves Ramalho
Ilce Ferreira da Silva
Sabrina da Silva Santos
Thatiana Lameira Maciel Amaral
Danúzia da Silva Rocha
Rozilaine Redi Lago
Maria Fernanda de Sousa Oliveira Borges
Kleyton Goés Passos