Você está aqui: Página Inicial
conteúdo

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PGSC) tem um caráter interdisciplinar, multiprofissional e interinstitucional, oferecido aos profissionais das diferentes áreas do conhecimento, envolvidos com a  temática de saúde e em consonância com as Políticas Públicas, as Estratégias de Saúde da Família, os Princípios e Diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) em nível Federal, Estadual e Municipal, visando à promoção da saúde, prevenção das doenças, assistência e restabelecimento da saúde da comunidade da Amazônia Ocidental. Objetiva promover o conhecimento técnico-científico e acadêmico, possibilitando o desenvolvimento de habilidades para executar pesquisas, desenvolver processos, produtos e metodologias em áreas voltadas à saúde coletiva.

O PPGSC foi criado mediante a Associação Temporária com Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ) e a da Universidade Federal do Acre (UFAC). Em 2008 foi aprovado pela CAPES com Conceito 3 (três) o primeiro curso de Mestrado Acadêmico em Saúde Coletiva da região Norte, com início em maio/2008. Em 2013, o conceito do Programa foi elevado para 4 (quatro). No ano de 2016, foi recomendado pela CAPES o Curso de Doutorado em Saúde Coletiva.

 

Missão

Contribuir para a consolidação e desenvolvimento do campo de conhecimento da Saúde Coletiva, formando docentes, pesquisadores e profissionais de saúde altamente qualificados, para atuarem de forma multidisciplinar na produção de conhecimento científico/acadêmico e tecnológico, afirmando o seu compromisso com as transformações sociais e as melhorias das condições de saúde da população.

 

Visão

Ser um Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva de excelência em produção científica, formação acadêmica/profissional e com conceito Capes elevado.

 

Valores

          ✓ Responsabilidade com a formação acadêmica/profissional

          Excelência em produção científica

          Respeito às populações

          Respeito aos princípios éticos e metodológicos em pesquisa

          Responsabilidade social

          Compromisso com a melhoria das condições de saúde da população

📚 Curso Brasil–Chile sobre Qualidade do Ar
🗓 Data: 28/07/2025 a 01/08/2025
📍 Local: Bloco dos Doutorados – PPGSC/UFAC
ℹ Informações: Procure a secretaria do Doutorado em Saúde Coletiva

👩‍🏫 Palestrantes:

Profa. Dra. Estela Blanco – Universidade Católica do Chile

Profa. Dra. Maria Elisa Quintero – Universidade de Talca, Chile

📢 EVENTO INTERNACIONAL do PPGSC/UFAC

CHRONOBIOLOGY IN ACTION: How light and food influence health

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC/UFAC), em parceria com a University of Surrey (Reino Unido), convida toda a comunidade acadêmica e profissionais da saúde para a palestra “Chronobiology in Action: How light and food influence health” com a participação das renomadas pesquisadoras:

🔬 Profa. Dra. Debra J. Skene – University of Surrey
🔬 Profa. Dra. Cheryl Isherwood – University of Surrey

🗓 Data: 26 de junho
🕗 Horário: 08h
📍 Local: Anfiteatro Garibaldi Brasil – UFAC, Rio Branco – Acre

Nesta palestra, vamos entender como a luz e a alimentação afetam o bem-estar e a saúde no cotidiano, sob a perspectiva da cronobiologia.

 

 

 

DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - LIZ RODRIGUES DE SOUZA

EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO - TATIANY MARQUES BANDEIRA

DEFESA DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DE MARIA APARECIDA MACAMBIRA DA SILVA.

II CONGRESSO EM DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO EM SAÚDE NA AMAZÔNIA.

O Congresso contará com palestrantes nacionais e uma programação abrangente, envolvendo todas as áreas de pesquisa no que se refere a saúde e tecnologias. Será uma experiência ímpar

Inscrições abertas. Para submissão de trabalhos será até o dia 26/04/2024.

Link: https://www.even3.com.br/ii-congresso-em-desenvolvimento-cientifico-e-tecnologico-em-saude-na-amazonia-471608/ 

Defesa de Tese de Doutorado - Gilcilene Oliveira Gadelha

 

Homenagem dos docentes e alunos a Secretária do PPGSC Sara Bonfim.

 

 

Professores e alunos do Programa de Pós - Graduação em Saúde Coletiva participaram do seminário para discussão das linhas de pesquisa do PPSUS.

Pesquisador da Fiocruz Amazônia ministra Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva na Universidade Federal do Acre

 

O epidemiologista Jesem Orellana, chefe do Laboratório de Modelagem em Estatística, Geoprocessamento e Epidemiologia (LEGEPI), da Fiocruz Amazônia, ministrou a Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Universidade Federal do Acre (UFAC), o qual abriga o primeiro mestrado acadêmico em Saúde Coletiva da Região Norte, aprovado em 2008 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação.

Atualmente, o PPGSC da UFAC é o único programa com mestrado e doutorado na modalidade acadêmico da região Norte. Na manhã do dia 18 de abril, a Aula Magna abordou o tema “Feminicídio no Brasil: a construção de um projeto multicêntrico”. A programação de abertura do ano letivo se estendeu para o turno vespertino, com a palestra “Desafios das arboviroses na Amazônia: o papel da Saúde Coletiva”, também ministrada por Orellana. As atividades vespertinas foram finalizadas com uma descontraída roda de conversa, abordando o tema “Produção do conhecimento na Amazônia: lacunas e oportunidades na Pós-Graduação em Saúde Coletiva”, moderada pelo professor doutor Alanderson Alves Ramalho, docente permanente do PPGSC da UFAC, e pelo epidemiologista Jesem Orellana.

De acordo com a coordenadora do PPGSC, Andréia Moreira de Andrade, a intuito de realizar uma aula inaugural com um convidado de outro Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva foi simbólico. “A intenção é sempre motivar e oferecer aos ingressantes uma visão externa do processo formativo, e a atividade cumpriu com esse propósito de uma forma agradável e exitosa. Foi um momento rico de troca, motivação, de despertar crítico com responsabilidade social. Esperamos manter uma relação de fortalecimento do Norte com o Norte”, avalia Andreia.

Para Jesem Orellana, a participação foi oportuna e bastante produtiva pela possibilidade de intercâmbio de conhecimentos e de dar início às tratativas para levar ao Estado do Acre a proposta de implantação de um observatório do feminicídio em Rio Branco, tal como já existe em Manaus (AM) e Porto Velho (RO), ampliando assim a intenção de formação de uma rede de monitoramento da violência contra as mulheres na Região Norte.

“Fortalecer essa iniciativa de criação de observatórios do feminicídio é uma das atividades do Programa Institucional de Articulação Intersetorial Violência e Saúde (PI-AIVS) da Fiocruz, que apoia a realização de oficinas e seminários para discussão acerca do tema, reunindo os diversos atores da sociedade envolvidos com a questão da violência e saúde”, destaca Orellana.

O pesquisador entende que iniciativas como esta precisam ser valorizadas, cultivadas e multiplicadas, uma vez que o fortalecimento da Saúde Coletiva na Amazônia brasileira é estratégico não apenas de um ponto de vista técnico-científico, mas também para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), constantemente desafiado por doenças endêmico-epidêmicas, por doenças emergentes e, mais recentemente, pelos impactos negativos da crise climática, especialmente sobre os mais vulneráveis.

Orellana está confiante com o estreitamento de laços entre o LEGEPI e o PPGSC da UFAC, pois entende que o protagonismo de atores da região amazônica é crucial para o efetivo gerenciamento dos desafiadores problemas sanitários do Norte do país, o que inclui sua vasta franja fronteiriça internacional.

SOBRE O PROGRAMA

O Programa Institucional de Articulação Intersetorial Violência e Saúde (PI) foi constituído por meio da Portaria 260/2017 da presidência da Fundação Oswaldo Cruz, em fevereiro de 2017. É coordenado pelo Departamento de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (CLAVES) e vem atuando através de um grupo de trabalho (GT) que reúne participantes de diversas unidades da Fundação, a partir de um plano de trabalho debatido e aprovado anualmente.

O objetivo geral do PI é ampliar e articular a reflexão e as ações sobre violência e saúde entre as diversas unidades da Fiocruz. São seus objetivos específicos: debater o tema internamente à Fiocruz; ampliar a compreensão da relação entre a violência e a saúde através de sua análise pela lógica da determinação social da saúde, dos processos de desenvolvimento econômico e dos conflitos territoriais e ambientais; mapear as demandas, ações e pautas das diferentes unidades, a fim de formar uma rede de atuação, agregando experiências de pesquisa, ensino, ação, assistência e advocacy; e dar subsidio à definição de posicionamentos institucionais acerca de temas chave aos quais a Fiocruz é chamada a se pronunciar.

 

link da matéria: https://amazonia.fiocruz.br/?p=43910 

Eleições para Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva

Das 08h ás 17h do dia 25\04\2024.

Aula Inaugural Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - UFAC

18\04\2024

Pesquisador convidado Jesem Douglas Orellana

Vice - Coordenadora do PPGSC participa do fórum de Coordenadores de programa de Pós - Graduação em Saúde Coletiva nos dias 18 e 19 de Abril em Belém/PA.

1º Congresso em Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde na Amazônia

 

Setembro Amarelo - Valorização da Vida de Pessoas Idosas - Dia 01 de Setembro

Confira a programação do Evento

 

Curso de Introdução ao Jamovi

 

Curso de Formação Ciêntífica

 

 

14º Fórum Internacional em Saúde

http://www.ufac.br/site/noticias/2017/ufac-sedia-4-eventos-na-area-de-saude-em-setembro


 

Ufac realiza 12º Fórum Internacional em Saúde

 
 

Contaminantes ambientais são debatidos durante 12º Fórum Internacional em Saúde

 
 

Ufac abre inscrições para Fórum Internacional em Saúde

  

  

Ufac entrega doações arrecadadas durante evento

 

  

I Simpósio em Saúde Coletiva

 

  

XVI Fórum Internacional em Saúde-02.jpg

XVI Fórum Internacional em Saúde: As Penas Alternativas com Enfoque nos Acidentes de Trânsito

https://sistemas.ufac.br/seven/xvi-forum-internacional-saude/index_plataforma/