Ir para o conteúdo
1
Ir para o menu
2
Ir para a busca
3
Ir para o rodapé
4
Español
English
Acessibilidade
Alto Contraste
Mapa do Site
Portal do Governo Brasileiro
Atualize sua Barra de Governo
Programa de Pós-Graduação em
Letras
Mestrado Profissional
Buscar no portal
Buscar no portal
Você está aqui:
Página Inicial
menu
Menu
conteúdo
Info
Mapa do Site
Uma visão geral do conteúdo disponível no site. Mantenha o ponteiro do mouse sobre o item por alguns segundos para visualizar sua descrição.
Menu
Apresentação
O Programa
Linhas de Pesquisa
Corpo Docente
Banco de Dissertações
A referenciação como elemento de coesão e construção de sentidos do texto
Projeto de Letramento: um caminho para a produção do texto escrito no 9º ano do Ensino Fundamental
Da Poesia Concreta aos Jogos Virtuais: uma estratégia lúdica para o Ensino Fundamental II e EJA
Prática da oralidade na sala de aula: uma proposta de uso da fala planejada a partir do gênero oral entrevista de emprego
Pluralidade de sentidos do texto artístico: uma proposta de leitura literária para o Ensino Fundamental
copy_of_04_IVANIAMARIACOSTADEMATOS.pdf
A leitura mediada pelo cordel no 8º ano do Ensino Fundamental: expressividade, entonação, pontuação e articulação gestual
Diálogos entre literatura e cinema: a produção de curta-metragem como estratégia metodológica no ensino literário
Letramento digital e ensino da língua portuguesa: práticas de escrita com o gênero textual diário
Leitura literária e poesia: entre a imagem e o sentido
A Literatura na escola e as estratégias de leitura: caminhos para a formação do leitor proficiente no 9º ano
Leitura, escrita e referenciação lexical em textos de alunos surdos do Ensino Fundamental
Toponímia e interdisciplinaridade: uma proposta de estudo do léxico para turmas do 6º ano do Ensino Fundamental
12_VERALCIAPIRES.pdf
A expressividade em textos poéticos: a interpretação em imagens por alunos surdos
A expressividade em textos poéticos: a interpretação em imagens por alunos surdos
Proposta de intervenção para o ensino da regra “M e N antes do P e B” a partir de gêneros textuais a alunos do Ensino Fundamental II
Do conto ao hiperconto: uma estratégia de ensino e aprendizagem em língua materna
A vírgula em contexto de vocativo: uma experiência com a internet em sala de aula
O Beijo da Palavrinha e Divertida Mente: a leitura literária em foco
A literatura nas ondas do rádio: uma experiência de letramento literário para as turmas do Ensino Fundamental II
O tratamento da variação linguística em letras de músicas
A coesão em artigo de opinião: o ensino do gênero textual através de sequência didática
Formação do leitor crítico a partir do gênero artigo de opinião: uma proposta para o 9º ano do Ensino Fundamental II
Proposta didática para o tratamento do neologismo semântico popular 9º ano do Ensino Fundamental
Literatura no ensino fundamental: uma proposta a partir de Edgar Alan Poe
Cada conto cria um vídeo: Proposta de trabalho com literatura para o 8º ano do ensino fundamental
O ensino de literatura no 5º ano, com Fanfics: um olhar sobre Menina Bonita do Laço de Fita
Leitura e letramento: uma proposta para o desenvolvimento da competência leitora em alunos do 9º ano do ensino fundamental
O uso da tecnologia digital como recurso metodológico para o ensino e a aprendizagem da leitura: uma proposta pedagógica com o produto “Lendo na tela”
A multimodalidade literária e o fortalecimento da identidade em turmas de EJA
28_ALANHENRIQUEOLIVEIRADEALMEIDA.pdf
A formação das memória discursiva pelo viés da intertextualidade na prática de produção de textos dissertativo-argumentativos
A construção alegórica e a crônica: uma proposta para o trabalho com a literatura no ensino fundamental
A vida na escola: letramento e construção do conhecimento dos alunos da EJA
Análise linguística nos anos finais do Ensino Fundamental: uma proposta de ensino das conjunções como elementos de coesão sequencial
Práticas de ensino da leitura no contexto do s multiletramentos
Práticas da oralidade: uma proposta para o ensino da leitura expressiva
Relações entre a consciência fonológica e o ensino da leitura e da escrita: uma proposta didática
Variação linguística e ensino: uma proposta para o tratamento da variação nas aulas de língua portuguesa
Variação linguística e ensino: uma proposta para o tratamento da variação nas aulas de língua portuguesa
A consciência fonológica e o desenvolvimento da leitura: os jogos digitais como estratégia pedagógica
Leitura, análise e prática de escrita literária
A jornada de Robinson Crusoé: um caminho para o ensino de literatura entre o texto e a imagem
Estratégias de compreensão leitora: uma proposta de letramento
Alfabetização e letramento de alunos com deficiência intelectual: práticas de leitura e escrita
Produção e avaliação de textos nas séries finais do ensino fundamental. O artigo de opinião como gênero discursivo
Leitura interativa e cidadania na EJA: andaimagem como estratégia de mediação leitora
A produção textual escrita na EJA: um caminho íngreme a trilhar
Leitura, escola e interdisciplinaridade no desenvolvimento da compreensão leitora
A referenciação como elemento de coesão e construção de sentidos do texto
Práticas de análise linguística: tratamento do grau diminutivo no Ensino Fundamental
Leitura literária: novas possibilidades de pensar a leitura na escola
Leitura literária: novas possibilidades de pensar a leitura na escola
Leitura da Literatura: os limites e os novos horizontes em livros didáticos de língua portuguesa do 6º e 7º anos
Leitura literária na escola: a poesia no Ensino Fundamental
Leitura literária na escola: a poesia no Ensino Fundamental
Leitura tutorial: uma possibilidade no Ensino Fundamental II
Língua e cultura: o vocabulário do seringueiro em sala de aula
O (d)efeito das marcas da oralidade na produção de crônica
FRANCIVETELOPESBARROSO.pdf
MARCIELISOUZADEOLIVEIRA.pdf
copy_of_MARCIELISOUZADEOLIVEIRA.pdf
copy2_of_MARCIELISOUZADEOLIVEIRA.pdf
ANNEHELENVIEIRADEFARIAS.pdf
ANTONIAMIKELCESOUZADASILVA.pdf
APOESIAEOLETRAMENTOLITERRIOACONTRIBUIODAPOESIADEFERNANDOPESSOAPARAAFORMAODOLEITORNOENSINOFUNDAMENTAL.pdf
LEITURALITERRIAOMICROCONTOCOMOESTRATGIADEAPROXIMAOTEXTOLEITOREMSALADEAULA.pdf
MYCHELLIDEOLIVEIRACOSTADANTAS.pdf
MediaoeLeituradotextomultissemiticoemumaturmadesextoano.pdf
copy_of_MediaoeLeituradotextomultissemiticoemumaturmadesextoano.pdf
JOELGONALVESDASILVA.pdf
CHRISTIAMONTEIRODAROCHA.pdf
LETCIALOPESDEALMEIDA.pdf
DissertaoCamiladaSilvaMartins.pdf
FABOLATARCILABAQUERDEBARROS.pdf
copy_of_FABOLATARCILABAQUERDEBARROS.pdf
MIRIANTELESDACOSTA.pdf
LUCASFERNANDOGONALVESSOUZADissertacao.pdf
KEYLAMARCELLEGATINHOSILVA.pdf
JARNERACOSTAOLIVEIRA_.pdf
MARLIGADELHAMENDES.pdf
NAYANNEBRAGADONASCIMENTOOLIVEIRA.pdf
SUIANEDEFREITASLIMADEARAJO.pdf
ANDERSONBARBOZADASILVA.pdf
ELISSNGELAMOURADASILVA.pdf
CLEITONDALBEMDESOUZA.pdf
NeeroldaBicharra_Dissertao.pdf
YARASUELENDANTASDASILVA.pdf
copy_of_YARASUELENDANTASDASILVA.pdf
RaikaFerreiraMoreira.pdf
ERASMOMARINHOLESSA.pdf
PRISCILAHOLANDA.pdf
Produções Didáticas
ACARTOMANTEMachadodeAssis2018.mp4
Michellysequenciadeatividades.pdf
sequencia.JPG
sequencia2.jpg
copy_of_Michellysequenciadeatividades.pdf
cartomante.JPG
copy_of_sequencia2.jpg
NeivaLopesGUIAMETODOLGICONEIVALOPESJUNHO2019.pdf
neiva.JPG
EmanuelyMonteiroCelestinocurupirasurdolegendado.mp4
Curupira.JPG
CADERNODEATIVIDADES_AIRTONDEMESQUITASILVA.pdf
airton.JPG
copy_of_airton.JPG
CADERNODEORIENTAESDIDTICAS.pdf
Capturar.JPG
copy_of_Capturar.JPG
Capturar2.jpg
Capturar3.jpg
copy2_of_Michellysequenciadeatividades.pdf
copy2_of_Capturar.JPG
caderno.JPG
PRODUTOLETICIA.pdf
copy3_of_Capturar.JPG
CadernodeatividadesProf.Christia.pdf
copy4_of_Capturar.JPG
copy5_of_Capturar.JPG
CadernodeAtividades.pdf
capa.JPG
copy_of_capa.JPG
CadernodeAtividades_FABOLATARCILABAQUERDEBARROS.pdf
CadernodeAtividadesFabolaTarcilaBaquerdeBarros.pdf
CadernodeAtividadesFabiolaTarcilaBaquerdeBarros.pdf
CadernodeAtividadesMIRIANTELESDACOSTA.pdf
MirianCapa.JPG
MaterialDidatico_ChristiaMonteirodaRocha.pdf
Omemenaauladelnguaportuguesa.jpg
Omemenaauladelnguaportuguesa.pdf
copy_of_Omemenaauladelnguaportuguesa.pdf
capa.jpg
UMAPROPOSTADELEITURALITERRIA1.pdf
OESTUDODOGNEROTEXTUALANNCIOumapropostadeensinopormeiodaferramentadigitalCanvano6anodoensinofundamental.pdf
copy_of_capa.jpg
MarliCapa.jpg
MARLIGADELHAMENDESCadernodeatividades.pdf
CapaNayanne.jpg
CadernoPedaggicoNayanneBraga.pdf
Cadernodeatividades_SuianedeFreitasLimadeArajo.pdf
Caderno_Suiane.jpg
AndersonBarbozadaSilva.png
Cadernodeatividades_ANDERSONBARBOZADASILVA.pdf
AndersonBarboza.pdf
CADERNODEATIVIDADES.pdf
Elissangelacapa.png
CadernoCleiton.png
CleitonDalbemdeSouzaCadernodeAtividades.pdf
cadernodeAtividade_NeeroldaBicharra.pdf
capaNeerolda.jpg
YaraCaderno.jpg
ProjetodeletramentoVivnciasdeumacomunidaderibeirinha_Yara.pdf
PropostaDidaticaRaika.pdf
Raika_caderno.jpg
PROPOSTADIDTICOMETODOLGICAERASMOMARINHOLESSA.pdf
ERASMO.jpg
copy_of_ERASMO.jpg
PRISCILAHOLANDACADERNODEATIVIDADES.pdf
Caderno.jpg
Editais
A referenciação como elemento de coesão e construção de sentidos do texto
Projeto de Letramento: um caminho para a produção do texto escrito no 9º ano do Ensino Fundamental
Da Poesia Concreta aos Jogos Virtuais: uma estratégia lúdica para o Ensino Fundamental II e EJA
Prática da oralidade na sala de aula: uma proposta de uso da fala planejada a partir do gênero oral entrevista de emprego
Pluralidade de sentidos do texto artístico: uma proposta de leitura literária para o Ensino Fundamental
copy_of_04_IVANIAMARIACOSTADEMATOS.pdf
A leitura mediada pelo cordel no 8º ano do Ensino Fundamental: expressividade, entonação, pontuação e articulação gestual
Diálogos entre literatura e cinema: a produção de curta-metragem como estratégia metodológica no ensino literário
Letramento digital e ensino da língua portuguesa: práticas de escrita com o gênero textual diário
Leitura literária e poesia: entre a imagem e o sentido
A Literatura na escola e as estratégias de leitura: caminhos para a formação do leitor proficiente no 9º ano
Leitura, escrita e referenciação lexical em textos de alunos surdos do Ensino Fundamental
Toponímia e interdisciplinaridade: uma proposta de estudo do léxico para turmas do 6º ano do Ensino Fundamental
12_VERALCIAPIRES.pdf
A expressividade em textos poéticos: a interpretação em imagens por alunos surdos
A expressividade em textos poéticos: a interpretação em imagens por alunos surdos
Proposta de intervenção para o ensino da regra “M e N antes do P e B” a partir de gêneros textuais a alunos do Ensino Fundamental II
Do conto ao hiperconto: uma estratégia de ensino e aprendizagem em língua materna
A vírgula em contexto de vocativo: uma experiência com a internet em sala de aula
O Beijo da Palavrinha e Divertida Mente: a leitura literária em foco
A literatura nas ondas do rádio: uma experiência de letramento literário para as turmas do Ensino Fundamental II
O tratamento da variação linguística em letras de músicas
A coesão em artigo de opinião: o ensino do gênero textual através de sequência didática
Formação do leitor crítico a partir do gênero artigo de opinião: uma proposta para o 9º ano do Ensino Fundamental II
Proposta didática para o tratamento do neologismo semântico popular 9º ano do Ensino Fundamental
Literatura no ensino fundamental: uma proposta a partir de Edgar Alan Poe
Cada conto cria um vídeo: Proposta de trabalho com literatura para o 8º ano do ensino fundamental
O ensino de literatura no 5º ano, com Fanfics: um olhar sobre Menina Bonita do Laço de Fita
Leitura e letramento: uma proposta para o desenvolvimento da competência leitora em alunos do 9º ano do ensino fundamental
O uso da tecnologia digital como recurso metodológico para o ensino e a aprendizagem da leitura: uma proposta pedagógica com o produto “Lendo na tela”
A multimodalidade literária e o fortalecimento da identidade em turmas de EJA
28_ALANHENRIQUEOLIVEIRADEALMEIDA.pdf
A formação das memória discursiva pelo viés da intertextualidade na prática de produção de textos dissertativo-argumentativos
A construção alegórica e a crônica: uma proposta para o trabalho com a literatura no ensino fundamental
A vida na escola: letramento e construção do conhecimento dos alunos da EJA
Análise linguística nos anos finais do Ensino Fundamental: uma proposta de ensino das conjunções como elementos de coesão sequencial
Práticas de ensino da leitura no contexto do s multiletramentos
Práticas da oralidade: uma proposta para o ensino da leitura expressiva
Relações entre a consciência fonológica e o ensino da leitura e da escrita: uma proposta didática
Variação linguística e ensino: uma proposta para o tratamento da variação nas aulas de língua portuguesa
Variação linguística e ensino: uma proposta para o tratamento da variação nas aulas de língua portuguesa
A consciência fonológica e o desenvolvimento da leitura: os jogos digitais como estratégia pedagógica
Leitura, análise e prática de escrita literária
A jornada de Robinson Crusoé: um caminho para o ensino de literatura entre o texto e a imagem
Estratégias de compreensão leitora: uma proposta de letramento
Alfabetização e letramento de alunos com deficiência intelectual: práticas de leitura e escrita
Produção e avaliação de textos nas séries finais do ensino fundamental. O artigo de opinião como gênero discursivo
Leitura interativa e cidadania na EJA: andaimagem como estratégia de mediação leitora
A produção textual escrita na EJA: um caminho íngreme a trilhar
Leitura, escola e interdisciplinaridade no desenvolvimento da compreensão leitora
A referenciação como elemento de coesão e construção de sentidos do texto
Práticas de análise linguística: tratamento do grau diminutivo no Ensino Fundamental
Leitura literária: novas possibilidades de pensar a leitura na escola
Leitura literária: novas possibilidades de pensar a leitura na escola
Leitura da Literatura: os limites e os novos horizontes em livros didáticos de língua portuguesa do 6º e 7º anos
Leitura literária na escola: a poesia no Ensino Fundamental
Leitura literária na escola: a poesia no Ensino Fundamental
Leitura tutorial: uma possibilidade no Ensino Fundamental II
Língua e cultura: o vocabulário do seringueiro em sala de aula
O (d)efeito das marcas da oralidade na produção de crônica
EDITALPROFLETRASN0012020.pdf
edital_20200521.pdf
edital_20181017.pdf
edital_20170828.pdf
copy_of_edital_20170828.pdf
edital_retificado_20160908.pdf
copy_of_EDITALPROFLETRASN0012020.pdf
ResultadoFinalProfletras.pdf
129.pdf
resultado_final_profletras2017.pdf
2016.pdf
2015.pdf
edital_retificado_2015.pdf
2014.pdf
edital2014.pdf
PROFLETRAS2013.pdf
edital_2013.pdf
Edital Interno 001_2021 PROFLETRAS.pdf
Edital Interno nº 001/2021
Edital Interno nº 002/2021
Edital Interno nº 001/2021 - Resultado Preliminar
Edital Interno nº 001/2021 - Resultado Final
RESULTADOFINALEDITAL022021PROFLETRAS.pdf
convocao_matriculaalunoespecial.pdf
edital_20210922.pdf
edital_20211221.pdf
resultado_memoriais_20211227.pdf
copy_of_resultado_memoriais_20211227.pdf
resultado_memoriais_20210107.pdf
lista_entrevistas_20210111_8.pdf
lista_entrevistas_20210116_17_2.pdf
resultado_final_20220131.pdf
edital_cadastramento.pdf
EditalInterno001_2022PROFLETRAS.pdf
editalbolsistasprofletras_PRELIMINAR.pdf
editalbolsistasprofletras_FINAL.pdf
copy_of_editalbolsistasprofletras_FINAL.pdf
editalbolsistasprofletras_PRELIMINARCorrigido.pdf
Editaln02_2022PROFLETRAS.pdf
Editaln02_2022PROFLETRAS_ADENDON01.pdf
Editaln02_2022PROFLETRAS_homologaochapas.pdf
Editaln02_2022PROFLETRAS_ADENDON02.pdf
Editaln02_2022PROFLETRAS_RESULTADO.pdf
EditaldeCredenciamento0032022_Completo.pdf
EditaldeCredenciamento_ANEXOI.docx
EditaldeCredenciamento_ANEXOII.docx
EditaldeCredenciamento_ANEXOIII.docx
EditaldeCredenciamento_ANEXOIV.docx
copy_of_EditaldeCredenciamento0032022_Completo.pdf
copy_of_EditaldeCredenciamento_ANEXOI.docx
copy2_of_EditaldeCredenciamento_ANEXOI.docx
copy3_of_EditaldeCredenciamento_ANEXOI.docx
copy4_of_EditaldeCredenciamento_ANEXOI.docx
copy_of_EditaldeCredenciamento_ANEXOII.docx
Anexo III
Anexo IV
Anexo I
Anexo II
EditaldeCredenciamentoRESULTADOPRELIMINAR.pdf
EditaldeCredenciamentoRESULTADOFINAL.pdf
edital_20221103.pdf
resultado_objetivas_profletras_202302172.pdf
resultado_redacao_20230223.pdf
edital_cadastramento_20230306.pdf
edital_preenchimento_vagas_ociosas_20230327.pdf
edital_2_preenchimento_vagas_ociosas_20230410.pdf
resultado_2_chamada_vagas_ociosas_20230420.pdf
copy_of_resultado_2_chamada_vagas_ociosas_20230420.pdf
copy_of_edital_preenchimento_vagas_ociosas_20230327.pdf
copy_of_edital_2_preenchimento_vagas_ociosas_20230410.pdf
copy2_of_edital_2_preenchimento_vagas_ociosas_20230410.pdf
EditalInterno001_2023PROFLETRAS.pdf
ANEXOIEDITALINTERNO0012023.docx
copy_of_editalbolsistasprofletras_PRELIMINAR.pdf
Editais Internos
RESULTADOFINALEDITAL022021PROFLETRAS2.pdf
copy_of_RESULTADOFINALEDITAL022021PROFLETRAS.pdf
copy_of_convocao_matriculaalunoespecial.pdf
copy_of_EditalInterno001_2022PROFLETRAS.pdf
copy_of_editalbolsistasprofletras_PRELIMINARCorrigido.pdf
copy2_of_editalbolsistasprofletras_FINAL.pdf
copy3_of_editalbolsistasprofletras_FINAL.pdf
edital_20230830Profletras.pdf
resultado_geral_20240117.pdf
edital_cadastramento_20240117.pdf
EDITALINTERNO0012024.pdf
copy_of_EDITALINTERNO0012024.pdf
copy2_of_editalbolsistasprofletras_PRELIMINAR.pdf
edital2024bolsistasprofletras_PRELIMINAR.pdf
copy4_of_editalbolsistasprofletras_FINAL.pdf
EditalPROFLETRASn0012024ESCOLHAPARACOORDENADOREVICECOORDENADOR.pdf
EDITALPROFLETRASN0012024ResultadoPreliminardaInscrio.pdf
EDITALPROFLETRASN0012024ResultadoFinaldasInscries.pdf
EDITALPROFLETRASN0012024RESULTADODAVOTAO20242026.pdf
RESULTADOFINALDAESCOLHADANOVACOORDENAOPROFLETRASEDITAL012024.pdf
copy_of_RESULTADOFINALDAESCOLHADANOVACOORDENAOPROFLETRASEDITAL012024.pdf
Edital_02_2024_Divulgado_em_19_de_agosto_de_2024.pdf
copy_of_Edital_02_2024_Divulgado_em_19_de_agosto_de_2024.pdf
Documentos
A referenciação como elemento de coesão e construção de sentidos do texto
Projeto de Letramento: um caminho para a produção do texto escrito no 9º ano do Ensino Fundamental
Da Poesia Concreta aos Jogos Virtuais: uma estratégia lúdica para o Ensino Fundamental II e EJA
Prática da oralidade na sala de aula: uma proposta de uso da fala planejada a partir do gênero oral entrevista de emprego
Pluralidade de sentidos do texto artístico: uma proposta de leitura literária para o Ensino Fundamental
copy_of_04_IVANIAMARIACOSTADEMATOS.pdf
A leitura mediada pelo cordel no 8º ano do Ensino Fundamental: expressividade, entonação, pontuação e articulação gestual
Diálogos entre literatura e cinema: a produção de curta-metragem como estratégia metodológica no ensino literário
Letramento digital e ensino da língua portuguesa: práticas de escrita com o gênero textual diário
Leitura literária e poesia: entre a imagem e o sentido
A Literatura na escola e as estratégias de leitura: caminhos para a formação do leitor proficiente no 9º ano
Leitura, escrita e referenciação lexical em textos de alunos surdos do Ensino Fundamental
Toponímia e interdisciplinaridade: uma proposta de estudo do léxico para turmas do 6º ano do Ensino Fundamental
12_VERALCIAPIRES.pdf
A expressividade em textos poéticos: a interpretação em imagens por alunos surdos
A expressividade em textos poéticos: a interpretação em imagens por alunos surdos
Proposta de intervenção para o ensino da regra “M e N antes do P e B” a partir de gêneros textuais a alunos do Ensino Fundamental II
Do conto ao hiperconto: uma estratégia de ensino e aprendizagem em língua materna
A vírgula em contexto de vocativo: uma experiência com a internet em sala de aula
O Beijo da Palavrinha e Divertida Mente: a leitura literária em foco
A literatura nas ondas do rádio: uma experiência de letramento literário para as turmas do Ensino Fundamental II
O tratamento da variação linguística em letras de músicas
A coesão em artigo de opinião: o ensino do gênero textual através de sequência didática
Formação do leitor crítico a partir do gênero artigo de opinião: uma proposta para o 9º ano do Ensino Fundamental II
Proposta didática para o tratamento do neologismo semântico popular 9º ano do Ensino Fundamental
Literatura no ensino fundamental: uma proposta a partir de Edgar Alan Poe
Cada conto cria um vídeo: Proposta de trabalho com literatura para o 8º ano do ensino fundamental
O ensino de literatura no 5º ano, com Fanfics: um olhar sobre Menina Bonita do Laço de Fita
Leitura e letramento: uma proposta para o desenvolvimento da competência leitora em alunos do 9º ano do ensino fundamental
O uso da tecnologia digital como recurso metodológico para o ensino e a aprendizagem da leitura: uma proposta pedagógica com o produto “Lendo na tela”
A multimodalidade literária e o fortalecimento da identidade em turmas de EJA
28_ALANHENRIQUEOLIVEIRADEALMEIDA.pdf
A formação das memória discursiva pelo viés da intertextualidade na prática de produção de textos dissertativo-argumentativos
A construção alegórica e a crônica: uma proposta para o trabalho com a literatura no ensino fundamental
A vida na escola: letramento e construção do conhecimento dos alunos da EJA
Análise linguística nos anos finais do Ensino Fundamental: uma proposta de ensino das conjunções como elementos de coesão sequencial
Práticas de ensino da leitura no contexto do s multiletramentos
Práticas da oralidade: uma proposta para o ensino da leitura expressiva
Relações entre a consciência fonológica e o ensino da leitura e da escrita: uma proposta didática
Variação linguística e ensino: uma proposta para o tratamento da variação nas aulas de língua portuguesa
Variação linguística e ensino: uma proposta para o tratamento da variação nas aulas de língua portuguesa
A consciência fonológica e o desenvolvimento da leitura: os jogos digitais como estratégia pedagógica
Leitura, análise e prática de escrita literária
A jornada de Robinson Crusoé: um caminho para o ensino de literatura entre o texto e a imagem
Estratégias de compreensão leitora: uma proposta de letramento
Alfabetização e letramento de alunos com deficiência intelectual: práticas de leitura e escrita
Produção e avaliação de textos nas séries finais do ensino fundamental. O artigo de opinião como gênero discursivo
Leitura interativa e cidadania na EJA: andaimagem como estratégia de mediação leitora
A produção textual escrita na EJA: um caminho íngreme a trilhar
Leitura, escola e interdisciplinaridade no desenvolvimento da compreensão leitora
A referenciação como elemento de coesão e construção de sentidos do texto
Práticas de análise linguística: tratamento do grau diminutivo no Ensino Fundamental
Leitura literária: novas possibilidades de pensar a leitura na escola
Leitura literária: novas possibilidades de pensar a leitura na escola
Leitura da Literatura: os limites e os novos horizontes em livros didáticos de língua portuguesa do 6º e 7º anos
Leitura literária na escola: a poesia no Ensino Fundamental
Leitura literária na escola: a poesia no Ensino Fundamental
Leitura tutorial: uma possibilidade no Ensino Fundamental II
Língua e cultura: o vocabulário do seringueiro em sala de aula
O (d)efeito das marcas da oralidade na produção de crônica
EDITALPROFLETRASN0012020.pdf
edital_20200521.pdf
edital_20181017.pdf
edital_20170828.pdf
copy_of_edital_20170828.pdf
edital_retificado_20160908.pdf
copy_of_EDITALPROFLETRASN0012020.pdf
portaria10092013aprovacaodoprofletras.pdf
RES._001.2013CGCREDENCIAMENTO_DE_DOCENTES_COLABORADORES.pdf
Diretrizes_para_a_pesquisa_do_trabalho_final.pdf
RESOLUO_Permanncia_do_aluno_em_sala_de_aula.pdf
Resolucao_BOLSA1.pdf
Resoluo_004.17__Normas_para_concesso_de_bolsas.pdf
RES._001.2018__CG__Diretrizes_para_a_natureza_do_trabalho_final_do_Mestrado_Pr1.pdf
copy_of_Resoluo_004.17__Normas_para_concesso_de_bolsas.pdf
RES._002.2018__CG__Altera_Res_001.20181.pdf
copy_of_RES._001.2018__CG__Diretrizes_para_a_natureza_do_trabalho_final_do_Mestrado_Pr1.pdf
RESOLUO_003.2018__Alterao_da_estrutura_curricular_do_PROFLETRAS.pdf
Resoluo_001.2019__Aluno_Especial.pdf
RESOLUO_001_2020__CG__Pandemia_Novo_Coronavrus.pdf
RESOLUO_002_2020__CG__Estrutura_Curricular.pdf
RESOLUO_003_2020__CG__Elaborao_do_Trabalho_de_Concluso__6_Turma.pdf
copy_of_RESOLUO_003.2018__Alterao_da_estrutura_curricular_do_PROFLETRAS.pdf
copy_of_RESOLUO_002_2020__CG__Estrutura_Curricular.pdf
copy_of_RESOLUO_003_2020__CG__Elaborao_do_Trabalho_de_Concluso__6_Turma.pdf
copy2_of_RESOLUO_002_2020__CG__Estrutura_Curricular.pdf
copy_of_RESOLUO_001_2020__CG__Pandemia_Novo_Coronavrus.pdf
RESOLUÇÃO N0. 001/2020
RESOLUO_N_003_2021__Conselho_Gestor_Elaborao_do_Trabalho_de_Concluso_do_Cu.pdf
RESOLUO_N_001_2021__CONSELHO_GESTOR_de_09_de_maro_de_2021..pdf
RESOLUO_N_002_2021__CONSELHO_GESTOR_de_09_de_maro_de_2021..pdf
REGIMENTOINTERNOPROFLETRAS.pdf
DIRETRIZES_PARA_A_MOBILIDADE_DE_DISCENTES_NO_MESTRADO_PROFISSIONAL_EM_LETRAS__P.pdf
Catalogo_Obrigatorias.pdf
CATALOGO_DE_DISCIPLINAS.pdf
Resoluo001.2022Aulasprofletras2022.pdf
Resoluo002_2022_ElaboraodoTrabalhodeConclusodoCurso.pdf
PortariaCoordenacao2022.pdf
SEI_UFAC0675049PortariaColegiaProfletras.pdf
SEI_UFAC0563461PortariaComissoEleitora.pdf
RESOLUO_N_001_2023__CONSELHO_GESTOR_.pdf
SEI_UFAC1405644PortariaCoordenaoProfletras.pdf
PortariaColegiado2024PROFLETRAS.pdf
Formulários
A referenciação como elemento de coesão e construção de sentidos do texto
Projeto de Letramento: um caminho para a produção do texto escrito no 9º ano do Ensino Fundamental
Da Poesia Concreta aos Jogos Virtuais: uma estratégia lúdica para o Ensino Fundamental II e EJA
Prática da oralidade na sala de aula: uma proposta de uso da fala planejada a partir do gênero oral entrevista de emprego
Pluralidade de sentidos do texto artístico: uma proposta de leitura literária para o Ensino Fundamental
copy_of_04_IVANIAMARIACOSTADEMATOS.pdf
A leitura mediada pelo cordel no 8º ano do Ensino Fundamental: expressividade, entonação, pontuação e articulação gestual
Diálogos entre literatura e cinema: a produção de curta-metragem como estratégia metodológica no ensino literário
Letramento digital e ensino da língua portuguesa: práticas de escrita com o gênero textual diário
Leitura literária e poesia: entre a imagem e o sentido
A Literatura na escola e as estratégias de leitura: caminhos para a formação do leitor proficiente no 9º ano
Leitura, escrita e referenciação lexical em textos de alunos surdos do Ensino Fundamental
Toponímia e interdisciplinaridade: uma proposta de estudo do léxico para turmas do 6º ano do Ensino Fundamental
12_VERALCIAPIRES.pdf
A expressividade em textos poéticos: a interpretação em imagens por alunos surdos
A expressividade em textos poéticos: a interpretação em imagens por alunos surdos
Proposta de intervenção para o ensino da regra “M e N antes do P e B” a partir de gêneros textuais a alunos do Ensino Fundamental II
Do conto ao hiperconto: uma estratégia de ensino e aprendizagem em língua materna
A vírgula em contexto de vocativo: uma experiência com a internet em sala de aula
O Beijo da Palavrinha e Divertida Mente: a leitura literária em foco
A literatura nas ondas do rádio: uma experiência de letramento literário para as turmas do Ensino Fundamental II
O tratamento da variação linguística em letras de músicas
A coesão em artigo de opinião: o ensino do gênero textual através de sequência didática
Formação do leitor crítico a partir do gênero artigo de opinião: uma proposta para o 9º ano do Ensino Fundamental II
Proposta didática para o tratamento do neologismo semântico popular 9º ano do Ensino Fundamental
Literatura no ensino fundamental: uma proposta a partir de Edgar Alan Poe
Cada conto cria um vídeo: Proposta de trabalho com literatura para o 8º ano do ensino fundamental
O ensino de literatura no 5º ano, com Fanfics: um olhar sobre Menina Bonita do Laço de Fita
Leitura e letramento: uma proposta para o desenvolvimento da competência leitora em alunos do 9º ano do ensino fundamental
O uso da tecnologia digital como recurso metodológico para o ensino e a aprendizagem da leitura: uma proposta pedagógica com o produto “Lendo na tela”
A multimodalidade literária e o fortalecimento da identidade em turmas de EJA
28_ALANHENRIQUEOLIVEIRADEALMEIDA.pdf
A formação das memória discursiva pelo viés da intertextualidade na prática de produção de textos dissertativo-argumentativos
A construção alegórica e a crônica: uma proposta para o trabalho com a literatura no ensino fundamental
A vida na escola: letramento e construção do conhecimento dos alunos da EJA
Análise linguística nos anos finais do Ensino Fundamental: uma proposta de ensino das conjunções como elementos de coesão sequencial
Práticas de ensino da leitura no contexto do s multiletramentos
Práticas da oralidade: uma proposta para o ensino da leitura expressiva
Relações entre a consciência fonológica e o ensino da leitura e da escrita: uma proposta didática
Variação linguística e ensino: uma proposta para o tratamento da variação nas aulas de língua portuguesa
Variação linguística e ensino: uma proposta para o tratamento da variação nas aulas de língua portuguesa
A consciência fonológica e o desenvolvimento da leitura: os jogos digitais como estratégia pedagógica
Leitura, análise e prática de escrita literária
A jornada de Robinson Crusoé: um caminho para o ensino de literatura entre o texto e a imagem
Estratégias de compreensão leitora: uma proposta de letramento
Alfabetização e letramento de alunos com deficiência intelectual: práticas de leitura e escrita
Produção e avaliação de textos nas séries finais do ensino fundamental. O artigo de opinião como gênero discursivo
Leitura interativa e cidadania na EJA: andaimagem como estratégia de mediação leitora
A produção textual escrita na EJA: um caminho íngreme a trilhar
Leitura, escola e interdisciplinaridade no desenvolvimento da compreensão leitora
A referenciação como elemento de coesão e construção de sentidos do texto
Práticas de análise linguística: tratamento do grau diminutivo no Ensino Fundamental
Leitura literária: novas possibilidades de pensar a leitura na escola
Leitura literária: novas possibilidades de pensar a leitura na escola
Leitura da Literatura: os limites e os novos horizontes em livros didáticos de língua portuguesa do 6º e 7º anos
Leitura literária na escola: a poesia no Ensino Fundamental
Leitura literária na escola: a poesia no Ensino Fundamental
Leitura tutorial: uma possibilidade no Ensino Fundamental II
Língua e cultura: o vocabulário do seringueiro em sala de aula
O (d)efeito das marcas da oralidade na produção de crônica
EDITALPROFLETRASN0012020.pdf
edital_20200521.pdf
edital_20181017.pdf
edital_20170828.pdf
copy_of_edital_20170828.pdf
edital_retificado_20160908.pdf
copy_of_EDITALPROFLETRASN0012020.pdf
ResultadoFinalProfletras.pdf
129.pdf
resultado_final_profletras2017.pdf
2016.pdf
2015.pdf
edital_retificado_2015.pdf
2014.pdf
edital2014.pdf
PROFLETRAS2013.pdf
edital_2013.pdf
Edital Interno 001_2021 PROFLETRAS.pdf
Edital Interno nº 001/2021
Edital Interno nº 002/2021
Edital Interno nº 001/2021 - Resultado Preliminar
Edital Interno nº 001/2021 - Resultado Final
RESULTADOFINALEDITAL022021PROFLETRAS.pdf
convocao_matriculaalunoespecial.pdf
edital_20210922.pdf
edital_20211221.pdf
resultado_memoriais_20211227.pdf
copy_of_resultado_memoriais_20211227.pdf
resultado_memoriais_20210107.pdf
lista_entrevistas_20210111_8.pdf
lista_entrevistas_20210116_17_2.pdf
Termodeautorizao.docx
solicitacao_de_ficha_catalografica_e_nada_consta.pdf
copy_of_solicitacao_de_ficha_catalografica_e_nada_consta.pdf
solicitacaodefichacatalografica2.pdf
solicitacaoNADACONSTA.pdf
Voltar para o topo