Você está aqui: Página Inicial > Menu > Banco de Dissertações
conteúdo

Banco de Dissertações

por Rosane última modificação 04/02/2024 13h47
Data da Defesa
Aluno(a)
Título da dissertação
Orientador(a)

14/12/2023

Anderson Barboza da Silva

Profa. Dra. Rosane Garcia Silva

31/03/2023

Suiane de Freitas Lima de Araújo

Profa. Dra. Gabriela Maria de Oliveira Codinhoto

27/03/2023

Nayanne Braga do Nascimento Oliveira

Profa. Dra. Tatiane Castro dos Santos

23/03/2023

Keyla Marcelle Gatinho Silva

Prof. Dr. João Carlos de Souza Ribeiro

17/03/2023

Marli Gadelha Mendes 

Prof. Dr. João Carlos de Souza Ribeiro

07/02/2023

Jarner Acosta Oliveira

Profa. Dra. Márcia Verônica Ramos de Macêdo

1º/02/2023

Lucas Fernando Gonçalves Souza

Profa. Dra. Rosane Garcia Silva
26/08/2021

Mirian Teles da Costa

Profa. Dra. Lindinalva Messias do Nascimento Chaves
06/08/2021

Fabíola Tarcila Baquer de Barros

Da realeza velada ao autodescobrimento:

uma proposta de leitura proficiente a partir da obra O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry

Prof. Dr. João Carlos de Souza Ribeiro
09/04/2021

Christia Monteiro da Rocha

O ensino de Língua Portuguesa na perspectiva do Projeto de Letramento: leitura e escrita de texto multimodal/multissemiótico no nono ano do Ensino Fundamental

Profa. Dra. Tatiane Castro dos Santos
23/04/2021

Camila da Silva Martins

Do documentário à resenha crítica: 

proposta de leitura e produção de textos para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental

Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa
17/12/2020 Letícia Lopes de Almeida

Cordelizar o Bem-amado:

jogo e humor - uma proposta literária a distância, sem distância

Profa. Dra. Gisela Maria de Lima Braga Penha 
26/11/2020
Joel Gonçalves da Silva

Entre rimas e versos:

o cordel como estratégia de leitura na Educação de Jovens e Adultos

Profa. Dra. Márcia Verônica Ramos de Macêdo
05/11/2020
Karina da Silva Souza

Mediação e leitura do texto multissemiótico em uma turma de sexto ano

Profa. Dra. Tatiane Castro dos Santos
25/09/2020
Mychelli de Oliveira Costa Dantas

Palavras escritas no 6º ano do Ensino Fundamental:

o uso de games como ferramenta de ensino-aprendizagem na aula de Língua Portuguesa

Profa. Dra. Gabriela Maria de Oliveira Codinhoto
07/07/2020
Carmem Cesarina Braga de Oliveira

Leitura Literária:

o microconto como estratégia de aproximação texto-leitor em sala de aula

Profa. Dra. Gisela Maria de Lima Braga Penha
06/07/2020
Maria José Oliveira Maia

A Poesia e o Letramento Literário:

a contribuição da poesia de Fernando Pessoa para a formação do leitor no Ensino Fundamental

Prof. Dr. João Carlos de Souza Ribeiro
1º/07/2020
Anne Helen Vieira de Farias

Retextualização do conto popular: os resultados de uma experiência no 9º ano do Ensino Fundamental

Prof. Dr. Selmo Azevedo Apontes
26/06/2020 Antonia Mikelce Souza da Silva

A seleção lexical como recurso da manutenção temática na produção de contos de assombração

Profa. Dra. Rosane Garcia Silva
05/06/2020

Marcieli Souza de Oliveira

A inserção de texto multimodal para formação de leitores e escritores no Ensino Fundamental II: gênero cartum

Prof. Dr. Selmo Azevedo Apontes
08/05/2020

Francivete Lopes Barroso

Estudo de alguns aspectos da variação linguística em narrativas orais:

uma aplicação de atividades no Ensino Fundamental II

Profa. Dra. Lindinalva Messias do Nascimento Chaves
06/03/2020 Airton de Mesquita Silva

Língua e cultura: o vocabulário do seringueiro em sala de aula

Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa
28/02/2020 Ivonete Nink Soares

O (d)efeito das marcas da oralidade na produção de crônica

Profa. Dra. Rosane Garcia Silva
27/09/2019 Precília Achermann Vieira

Projeto de Letramento:

um caminho para a produção do texto escrito no 9º ano do Ensino Fundamental

Profa. Dra. Tatiane Castro dos Santos
27/09/2019 Raquel Matos Maciel

Da Poesia Concreta aos Jogos Virtuais: uma estratégia lúdica para o Ensino Fundamental II e EJA

Profa. Dra. Rosane Garcia Silva
10/09/2019 Andréia Frez de Jesus

Leitura tutorial: uma possibilidade no Ensino Fundamental II

Profa. Dra. Márcia Verônica Ramos  de Macêdo
29/07/2019 Mauricélia de Melo Souza

Prática da oralidade na sala de aula: uma proposta de uso da fala planejada a partir do gênero oral entrevista de emprego

Profa. Dra. Lindinalva Messias do Nascimento Chaves
24/07/2019 Ivânia Maria Costa de Matos

Pluralidade de sentidos do texto artístico: uma proposta de leitura literária para o Ensino Fundamental

Prof. Dr. João Carlos de Souza Ribeiro
24/05/2019 Ana Emília Pereira Vasconcelos

A leitura mediada pelo cordel no 8º ano do Ensino Fundamental: expressividade, entonação, pontuação e articulação gestual

Profa. Dra. Lindinalva Messias do Nascimento Chaves
17/05/2019 Valdineia da Luz Meira Machado

Diálogos entre literatura e cinema: a produção de curta-metragem como estratégia metodológica no ensino literário

Profa. Dra. Gisela Maria de Lima Braga Penha
26/04/2019 Cíntia Almeida da Silva e Silva

Letramento digital e ensino da língua portuguesa: práticas de escrita com o gênero textual diário

Profa. Dra. Tatiane Castro dos Santos
25/04/2019 Neiva Lopes da Silva

Leitura literária e poesia: entre a imagem e o sentido

Profa. Dra. Gisela Maria de Lima Braga Penha
11/04/2019 Jocilene D’ávila da Silva

A Literatura na escola e as estratégias de leitura: caminhos para a formação do leitor proficiente no 9º ano

Profa. Dra. Rosane Garcia Silva
29/03/2019 Emanuely Monteiro Celestino

Leitura, escrita e referenciação lexical em textos de alunos surdos do Ensino Fundamental

Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa
29/03/2019 Michelly Moura dos Santos

Toponímia e interdisciplinaridade: uma proposta de estudo do léxico para turmas do 6º ano do Ensino Fundamental

Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa
24/08/2018 Vera Lúcia Pires

Proposta de intervenção para o ensino da regra “M e N antes do P e B” a partir de gêneros textuais a alunos do Ensino Fundamental II

Profa. Dra. Lindinalva Messias do Nascimento Chaves
25/06/2018 Cássio  Almeida da Silva                                             

A expressividade em textos poéticos: a interpretação em imagens por alunos surdos

Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa
29/05/2018 Verônica Diniz da Silva

Do conto ao hiperconto: uma estratégia de ensino e aprendizagem em língua materna

Prof. Dr. João Carlos de Souza Ribeiro
21/05/2018 Denize Nogueira Magalhães

A vírgula em contexto de vocativo: uma experiência com a internet em sala de aula

Profa. Dra. Rosane Garcia Silva
10/05/2018 Michelle Braz Nogueira

O Beijo da Palavrinha e Divertida Mente: a leitura literária em foco

Profa. Dra. Gisela Maria de Lima Braga Penha
16/03/2018 Michele Assunção Lima

A literatura nas ondas do rádio: uma experiência de letramento literário para as turmas do Ensino Fundamental II

Profa. Dra. Margarete Edul Prado de Souza Lopes
13/03/2018 José Adailton Pinto de Souza

O tratamento da variação linguística em letras de músicas

Profa. Dra. Márcia Verônica Ramos de Macêdo
13/03/2018 Pedrinho Nascimento da Silva

A coesão em artigo de opinião: o ensino do gênero textual através de sequência didática

Profa. Dra. Márcia Verônica Ramos de Macêdo
16/02/2018 Célia Maria Barbosa de Moraes

Formação do leitor crítico a partir do gênero artigo de opinião: uma proposta para o 9º ano do Ensino Fundamental II

Profa. Dra. Tatiane Castro dos Santos
09/02/2018 Maria das Dores Melo de Souza

Proposta didática para o tratamento do neologismo semântico popular 9º ano do Ensino Fundamental

Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa
08/11/2017 Maria Cilene Gonçalves Gaspar

Literatura no ensino fundamental: uma proposta a partir de Edgar Alan Poe

Profa. Dra. Margarete Edul Prado de Souza Lopes
30/08/2017 Feliciano Cândido Parente

Cada conto cria um vídeo: Proposta de trabalho com literatura para o 8º ano do Ensino Fundamental

Profa. Dra. Gisela Maria de Lima Braga Penha
31/05/2017 Marilene Pereira Salazar

O ensino de literatura no 5º ano, com Fanfics: um olhar sobre Menina Bonita do Laço de Fita

Profa. Dra. Margarete Edul Prado de Souza Lopes
30/05/2017 Andréia Cosme de Oliveira                               

Leitura e letramento: uma proposta para o desenvolvimento da competência leitora em alunos do 9º ano do ensino fundamental

Profa. Dra. Tatiane Castro dos Santos
30/05/2017 Felipe Lopes de Lima

O uso da tecnologia digital como recurso metodológico para o ensino e a aprendizagem da leitura: uma proposta pedagógica com o produto “Lendo na tela”

Profa. Dra. Lindinalva Messias do Nascimento Chaves
30/05/2017 Marcos Neves Fonseca

A multimodalidade literária e o fortalecimento da identidade em turmas de EJA

Prof. Dr. João Carlos de Souza Ribeiro
24/05/2017 Alan Henrique Oliveira de Almeida              

Produção de contos em ambientes de escrita colaborativa na web: uma proposta didática para o ensino digital de língua portuguesa

Prof. Dr. João Carlos de Souza Ribeiro
16/03/2017 Marcelo Nascimento Feitosa

A formação das memória discursiva pelo viés da intertextualidade na prática de produção de textos dissertativo-argumentativos

Profa. Dra. Márcia Verônica Ramos de Macêdo
21/12/2016 Maria Luana de Araújo Cunha

A construção alegórica e a crônica: uma proposta para o trabalho com a literatura no Ensino Fundamental

Profa. Dra. Gisela Maria de Lima Braga Penha
19/12/2016 Rosa Maria Lima Guimarães

A vida na escola: letramento e construção do conhecimento dos alunos da EJA

Profa. Dra. Tatiane Castro dos Santos
07/11/2016 Tiago Tavares de Sá

Análise linguística nos anos finais do Ensino Fundamental: uma proposta de ensino das conjunções como elementos de coesão sequencial

Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa
28/08/2015 Izabel Goulart Simonete

Práticas de ensino da leitura no contexto dos multiletramentos

Profa. Dra. Tatiane Castro dos Santos
28/08/2015 Márcia Aparecida Alberto Magalhães

Práticas da oralidade: uma proposta para o ensino da leitura expressiva

Profa. Dra. Lindinalva Messias do Nascimento Chaves
27/08/2015 Hermínia Silva de Souza 

Relações entre a consciência fonológica e o ensino da leitura e da escrita: uma proposta didática

Profa. Dra. Lindinalva Messias do Nascimento Chaves
27/08/2015 Maria Expedita Fontenele Alves

Variação linguística e ensino: uma proposta para o tratamento da variação nas aulas de língua portuguesa

Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa
26/08/2015 Auxiliadora Carvalho da Rocha

A consciência fonológica e o desenvolvimento da leitura: os jogos digitais como estratégia pedagógica

Profa. Dra. Lindinalva Messias do Nascimento Chaves
26/08/2015 Gleiciane Nunes de Souza 

Leitura, análise e prática de escrita literária

Prof. Dr. João Carlos de Souza Ribeiro
26/08/2015 José Randson Silva Santos

A jornada de Robinson Crusoé: um caminho para o ensino de literatura entre o texto e a imagem

Profa. Dra. Gisela Maria de Lima Braga Penha
24/08/2015 Mariete de Souza Amorim

Estratégias de compreensão leitora: uma proposta de letramento

Profa. Dra. Tatiane Castro dos Santos
21/08/2015 Hadhianne Peres de Lima

Alfabetização e letramento de alunos com deficiência intelectual: práticas de leitura e escrita

Profa. Dra. Tatiane Castro dos Santos
20/08/2015 Marta Ricardo dos Santos

Produção e avaliação de textos nas séries finais do ensino fundamental. O artigo de opinião como gênero discursivo

Profa. Dra. Tatiane Castro dos Santos
20/08/2015 Raimunda Rosineide de Moura e Silva

Leitura interativa e cidadania na EJA: andaimagem como estratégia de mediação leitora

Profa. Dra. Márcia Verônica Ramos de Macêdo
19/08/2015 Maria Veroza Batista Vieira

A produção textual escrita na EJA: um caminho íngreme a trilhar

Profa. Dra. Márcia Verônica Ramos de Macêdo
19/08/2015 Renilza da Silva Gonçalves

Leitura, escola e interdisciplinaridade no desenvolvimento da compreensão leitora

Profa. Dra. Márcia Verônica Ramos de Macêdo
14/08/2015 Alessandra Mustafa da Silva Correia

A referenciação como elemento de coesão e construção de sentidos do texto

Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa
14/08/2015 Evanilza Ferreira da Silva

Práticas de análise linguística: tratamento do grau diminutivo no Ensino Fundamental

Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa
14/08/2015 Marta Maria Wanderley da Silva

Leitura literária: novas possibilidades de pensar a leitura na escola

Profa. Dra. Margarete Edul Prado de Souza Lopes
13/08/2015 Karen Fernanda Pinto de Lima

Leitura da Literatura: os limites e os novos horizontes em livros didáticos de língua portuguesa do 6º e 7º anos

Profa. Dra. Margarete Edul Prado de Souza Lopes
15/07/2015 Djalma Barboza Enes Filho

Leitura literária na escola: a poesia no Ensino Fundamental

Profa. Dra. Gisela Maria de Lima Braga Penha