Histórico
O curso de Ciências Biológicas da UFAC tem sua origem no curso de Licenciatura de Curta Duração em Ciências, criado na Universidade Federal do Acre (UFAC) pela Resolução nº 02 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, em 13 de janeiro de 1976 e reconhecido pelo Decreto 83.333, do Conselho Federal de Educação. O Curso foi estruturado com base na Resolução nº 30/74, do Conselho Federal de Educação, na modalidade de curta duração que habilitava o professor para lecionar Ciências no Primeiro Grau e, eventualmente, no ensino de Segundo Grau. A partir de 1979, em razão de um movimento nacional em defesa da ampliação da formação dos professores em licenciatura plena e das necessidades locais para a formação de professores de biologia para o Segundo Grau, foi criada a Habilitação em Biologia, complementar à Licenciatura de Curta Duração em Ciências, realizada em três semestres letivos.
Em decorrência das discussões em nível nacional e no Acre, no Departamento de Ciências da Natureza (DCN) da Universidade Federal do Acre, esta concepção de Habilitação em Biologia foi reformulada com modificações no formato do curso, na carga horária e nos conteúdo das disciplinas, culminando na criação do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, autorizado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFAC, através da Resolução nº 12, de 9 de novembro de 1990, e homologado pelo Conselho Universitário em 20 de dezembro de 1990. Através da Portaria nº 1.041 de 25 de setembro de 1997 do Ministério de Educação e do Desporto, o curso foi reconhecido pelo prazo de três anos.
A trajetória do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas é alterada novamente em 2005, com modificações na estrutura curricular, visando adequá-la à legislação vigente. Desde então o curso vem passando por um processo de discussão nos diversos segmentos acadêmicos, motivado pelas contribuições do movimento nacional de discussão sobre a formação de professores, e pela publicação da Resolução CNE/CES No 01/2002 que institui as Diretrizes Curriculares para a Formação de Professores para a Educação Básica e da Resolução CNE/CES No 07/2002 que estabelece as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Ciências Biológicas.
Dentre os elementos que podem ser agregados às discussões que culminaram na necessidade de uma nova reelaboração do projeto pedagógico do curso, destacam-se: a percepção mais apurada dos professores do Centro de Ciências Biológicas da Natureza (em exercício e em processo de qualificação em nível de doutorado) sobre a compreensão da formação do professor de Ciências para o Ensino Fundamental e de Biologia para o Ensino Médio, e a interlocução com professores da área de educação que atuam no curso de Ciências Biológicas.
Em função da publicação de uma nova legislação que disciplina a formação de professores – Resolução CP/CNE nº 02/2015, faz-se necessário os ajustes no Projeto pedagógico Curricular aprovado pela resolução Nº 027/2011.
O novo projeto, aqui apresentado, contempla não somente as novas diretrizes curriculares para a formação inicial de professores, mas também contempla a participação das atividades de extensão e das práticas de ensino na formação dos professores.
Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - Versão 2017
PPCRegimento Geral da Ufac
RegimentoObjetivos
Objetivo Geral
Assegurar a formação científico-cultural do professor de Ciências e Biologia que irá atuar nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
Objetivos Específicos
- Propiciar ao licenciado em Ciências Biológicas uma formação teórico-prática que estimule a elaboração do pensamento e a intervenção no processo ensino-aprendizagem, de forma crítica e criativa;
- Desenvolver competências para o exercício da docência nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, numa perspectiva interdisciplinar, considerando as diferentes fases de desenvolvimento dos alunos.
- Dominar conhecimentos pedagógicos e específicos para responder às diferentes exigências das situações de organização do trabalho pedagógico desenvolvendo capacidades para participar na formulação e execução do Projeto Pedagógico da Escola.
- Desenvolver habilidades para a utilização de novas tecnologias e formas de comunicação;
- Utilizar estratégias diversificadas de avaliação de aprendizagem e, a partir de seus resultados, formular propostas de intervenção pedagógica, considerando o desenvolvimento de diferentes capacidades dos alunos;
- Incentivar a atuação interdisciplinar na perspectiva do desenvolvimento de projetos que busquem a integração de diferentes disciplinas;
- Utilizar os conhecimentos adquiridos nas Ciências Biológicas para transmitir aos alunos a percepção acerca da conservação do meio ambiente e da vida;
- Orientar suas escolhas profissionais pela ética, respeito à pluralidade cultural do país, considerando as diferenças étnicas, raciais, sociais e econômicas da população;
- Integralizar os conteúdos específicos de ciências e biologia como ferramentas do saber para a ciência, tecnologia e sociedade.
Laboratórios
O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas utiliza a seguinte estrutura:
- Laboratório de Microscopia Óptica
- Laboratório de Química
- Laboratório de Física
- Laboratório de Anatomia e Fisiologia
- Laboratório de Ensino de Biologia
- Parque Zoobotânico da Universidade Federal do Acre
- Laboratório de Pesquisa em Biologia Celular e Molecular
- Limnolab - Laboratório de Pesquisa em Limnologia
- Herpetolab – Laboratório de Pesquisa em Herpetologia
- Laboratório de Pesquisa em Mastozoologia
- LABEV – Laboratório de Pesquisa em Botânica e Evolução
- Laboratório de Pesquisa em Ictiologia
- Laboratório de Pesquisa em Ornitologia
- Laboratório de Pesquisa em Ecologia Florestal
- Laboratório de Pesquisa em Ecologia de Formigas
- Laboratório de Pesquisa em Ecologia de Abelhas
Campos de atuação
O Licenciado em Ciências Biológicas será formado para desempenhar as seguintes atividades:
a) atuar, profissionalmente, no exercício do magistério do ensino fundamental e médio; podendo lecionar Ciências, Biologia, Programa de Saúde, Biologia Educacional e Disciplinas Biológicas Profissionalizantes na rede de ensino;
b) trabalhar em Instituições de pesquisas puras e aplicadas, vinculadas ou não às Universidades;
c) desenvolver pesquisa científica no âmbito de cursos de pós-graduação e projetos de pesquisa em instituições públicas e privadas;
d) trabalhar na Indústria (alimentar e farmacêutica); laboratórios (de centro de qualidades e análises);
e) atuar junto à área de Ciências Ambientais associados às organizações não governamentais (ONGs).
Linhas de Pesquisa
- Ecologia de Populações, Comunidades e Ecossistemas
- Ecologia Humana e Ciências do Ambiente
- Limnologia e Biologia de Comunidades Aquáticas
- Biologia Celular e Molecular
- Biologia das Criptógamas e Fanerógamas
- Genética Molecular e Evolução
- Paleontologia
- Zoologia dos Vertebrados e Invertebrados
- Microbiologia, Parasitologia e Imunologia
- Ensino de Ciências e Biologia
- Educação para a Sexualidade